O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Gustavo Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856
Resumo: Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indese-jáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implemen-tação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.
id UFOP_aa74f1a54ede2438d4f63c202cb5cb4f
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/6909
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Silva, Tiago AlvesSilva, Gustavo Peixoto2016-08-19T19:20:15Z2016-08-19T19:20:15Z2015SILVA, T. A.; SILVA, G. P. O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. Transportes, Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-116, 2015. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/856>. Acesso em: 07 ago. 2016.2237-1346http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indese-jáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implemen-tação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.In this paper the metaheuristic Guided Local Search (GLS) is applied to solve the Crew Scheduling Problem (CSP) for public mass transport system. The CSP consists on finding a set of duties to be assigned to drivers in order that the daily service requirement be met at minimum cost. The GLS metaheuristic follows the basic principle of penalizing undesired characteristics that are present in the current solution and to append this penalization in the objective function with the aim of guiding the local search away from local minimum. As local search heuristic, it was employed Variable Neighborhood Descent technique, which explores different neighborhood structures to find a local optimum. According to a research con-ducted by the authors, this is a novel approach to solve the CSP. The proposed implementation was tested with data from real problems of a bus company operating in a metropolitan region of Belo Horizonte. The results are comparable with those reported in the literature, being subject to improvement, once the GLS can be exploited in different ways.Os trabalhos publicados no periódico Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessGuided local searchProgramação de tripulações do sistema de transporteMetaheuristicCrew scheduling problem in mass transitO uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6909/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_UsoMetaheurísticaGuided.pdfARTIGO_UsoMetaheurísticaGuided.pdfapplication/pdf424503http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6909/1/ARTIGO_UsoMetaheur%c3%adsticaGuided.pdfcf759b0c848e80c979d7af515c6f79f0MD51123456789/69092019-10-10 07:32:56.229oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-10T11:32:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
title O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
spellingShingle O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
Silva, Tiago Alves
Guided local search
Programação de tripulações do sistema de transporte
Metaheuristic
Crew scheduling problem in mass transit
title_short O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
title_full O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
title_fullStr O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
title_full_unstemmed O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
title_sort O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
author Silva, Tiago Alves
author_facet Silva, Tiago Alves
Silva, Gustavo Peixoto
author_role author
author2 Silva, Gustavo Peixoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Alves
Silva, Gustavo Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Guided local search
Programação de tripulações do sistema de transporte
Metaheuristic
Crew scheduling problem in mass transit
topic Guided local search
Programação de tripulações do sistema de transporte
Metaheuristic
Crew scheduling problem in mass transit
description Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indese-jáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implemen-tação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-19T19:20:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-19T19:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, T. A.; SILVA, G. P. O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. Transportes, Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-116, 2015. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/856>. Acesso em: 07 ago. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2237-1346
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856
identifier_str_mv SILVA, T. A.; SILVA, G. P. O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. Transportes, Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-116, 2015. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/856>. Acesso em: 07 ago. 2016.
2237-1346
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6909/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6909/1/ARTIGO_UsoMetaheur%c3%adsticaGuided.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
cf759b0c848e80c979d7af515c6f79f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685778832556032