Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Orey, Daniel Clark, Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11383
Resumo: Essa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.
id UFOP_ab2825417ce45487a5eda57cab309fd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11383
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.Consolidating the sociocultural perspective of mathematical modelling through ethnomodelling.Abordagem éticaAbordagem êmicaAbordagem dialógicaRe-significação de funçõesEtic approachEssa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.This research on ethnomodeling was conducted in a state public school and a local farmers market located in the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais. The main objective of this study was to identify how the dialogic approach of ethnomodeling could contribute to the process of re-signification of function concepts learned by 38 students in the second year of high school during their interaction with a local farmer and his labor practices. The specific objective was to understand the importance of cultural conceptions and elaboration of ethnomodels extracted from the mathematical practices developed by the farmer for use in classrooms. For the data collection, three blocks of activities were used: two questionnaires (initial and final), a semistructured interview with the farmer, a seminar with students and the farmer, and the fieldnotes of the teacher-researcher. The collected data, both of a quantitative and qualitative nature, were analyzed simultaneously with the use of the Mixed Method Study through a QUAN + QUAL design. After this analysis, the qualitative data were quantified, which enabled the interpretation of the results through the elaboration of three categories and 11 subcategories that allowed the researcher question to be answered. The main result of this study shows that ethnomodeling can provide an integrative approach to school mathematics curriculum and instruction by considering both the emic and etic forms of student mathematical knowledge. As well the data conforms that it is possible to create a holistic (dialogic) understanding of mathematical practices developed by members of distinct cultural groups that compose the student school population and community.2019-06-03T15:15:16Z2019-06-03T15:15:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 13-35, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/493>. Acesso em: 19 mar. 2019.2011-5474http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11383Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessCortes, Diego Pereira de OliveiraOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T15:15:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11383Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T15:15:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
Consolidating the sociocultural perspective of mathematical modelling through ethnomodelling.
title Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
spellingShingle Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Abordagem ética
Abordagem êmica
Abordagem dialógica
Re-significação de funções
Etic approach
title_short Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
title_full Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
title_fullStr Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
title_full_unstemmed Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
title_sort Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.
author Cortes, Diego Pereira de Oliveira
author_facet Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem ética
Abordagem êmica
Abordagem dialógica
Re-significação de funções
Etic approach
topic Abordagem ética
Abordagem êmica
Abordagem dialógica
Re-significação de funções
Etic approach
description Essa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T15:15:16Z
2019-06-03T15:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 13-35, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/493>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2011-5474
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11383
identifier_str_mv CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 13-35, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/493>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2011-5474
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002865936957440