Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Gleiciara Magalhães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Nair Aparecida Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.
id UFOP_aba1210b00694cc3ee714fb9088f0849
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15205
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.Group work in child education : the roles performed by the teachers.Prática docenteFunção dos professoresMediaçãoTeaching practiceRole of teachersEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.This article presents part of the results of a professional master's research, entitled Group work as a pedagogical strategy for teaching practice in early childhood education. The purpose of this article is to identify the roles played by teachers in the development of group work, with children aged 4 to 6 years. The research is inserted in the field of qualitative research and used as an instrument of data collection analysis of documents, quiz, focus group and semi-structured observation. As for the results, this study contributed to understand that all the identified actions go through the function of mediating. Through mediation, the teacher establishes forms of communication with the child and the group, with the intention of building together the understanding of the proposed task, and thus generating new learning.2022-09-12T20:08:26Z2022-09-12T20:08:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Gleiciara MagalhãesPires, Nair Aparecida Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-12T20:08:34Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-12T20:08:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
Group work in child education : the roles performed by the teachers.
title Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
spellingShingle Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
Freitas, Gleiciara Magalhães
Prática docente
Função dos professores
Mediação
Teaching practice
Role of teachers
title_short Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
title_full Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
title_fullStr Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
title_full_unstemmed Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
title_sort Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
author Freitas, Gleiciara Magalhães
author_facet Freitas, Gleiciara Magalhães
Pires, Nair Aparecida Rodrigues
author_role author
author2 Pires, Nair Aparecida Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Gleiciara Magalhães
Pires, Nair Aparecida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Função dos professores
Mediação
Teaching practice
Role of teachers
topic Prática docente
Função dos professores
Mediação
Teaching practice
Role of teachers
description Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-09-12T20:08:26Z
2022-09-12T20:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022.
2525-8761
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205
identifier_str_mv FREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022.
2525-8761
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002850890940416