Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens. |
id |
UFOP_aba1210b00694cc3ee714fb9088f0849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/15205 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.Group work in child education : the roles performed by the teachers.Prática docenteFunção dos professoresMediaçãoTeaching practiceRole of teachersEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.This article presents part of the results of a professional master's research, entitled Group work as a pedagogical strategy for teaching practice in early childhood education. The purpose of this article is to identify the roles played by teachers in the development of group work, with children aged 4 to 6 years. The research is inserted in the field of qualitative research and used as an instrument of data collection analysis of documents, quiz, focus group and semi-structured observation. As for the results, this study contributed to understand that all the identified actions go through the function of mediating. Through mediation, the teacher establishes forms of communication with the child and the group, with the intention of building together the understanding of the proposed task, and thus generating new learning.2022-09-12T20:08:26Z2022-09-12T20:08:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Gleiciara MagalhãesPires, Nair Aparecida Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-12T20:08:34Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-12T20:08:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. Group work in child education : the roles performed by the teachers. |
title |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
spellingShingle |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. Freitas, Gleiciara Magalhães Prática docente Função dos professores Mediação Teaching practice Role of teachers |
title_short |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
title_full |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
title_fullStr |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
title_full_unstemmed |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
title_sort |
Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras. |
author |
Freitas, Gleiciara Magalhães |
author_facet |
Freitas, Gleiciara Magalhães Pires, Nair Aparecida Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Nair Aparecida Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Gleiciara Magalhães Pires, Nair Aparecida Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Função dos professores Mediação Teaching practice Role of teachers |
topic |
Prática docente Função dos professores Mediação Teaching practice Role of teachers |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-09-12T20:08:26Z 2022-09-12T20:08:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022. 2525-8761 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205 |
identifier_str_mv |
FREITAS, G. M.; PIRES, N. A. R. Trabalhos em grupos na educação infantil: as funções desempenhadas pelas professoras. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 107538-107554, nov. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40033#:~:text=Por%20meio%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20o,e%20assim%20gerar%20novas%20aprendizagens.>. Acesso em: 24 maio 2022. 2525-8761 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002850890940416 |