Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Boava, Diego Luiz Teixeira, Silva, Amanda Fontes, Magalhães, Iaísa Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237
https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134
Resumo: Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor.
id UFOP_b0502cc4a2dd4c0e8b59572f21d2abe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18237
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.Developing a methodology for teaching entrepreneurship in the early grades.Desarrolo de una metodología para la enseñanza del espíritu empresarial en los primeros cursos de primaria.EmpreendedorismoMetodologia de ensinoEmpreendedor infantilBasicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor.Basically there are two modes of appearance of the phenomenon of entrepreneur: one who makes man a builder of his world, and other than through instrumental reason, guides the development of enterprising man (the technique). Given these assumptions, we build a methodology for teaching entrepreneurship to children. It is proposed in this paper presents the preliminary results of applying this methodology of teaching of entrepreneurship in three classes in the early grades of elementary school, in a municipal school in the State of Minas Gerais. This methodology is called Time Entrepreneur School, being developed in the second half of 2009. Will be employed as a source of data for assessing outcomes of the methodology put into practice interviews conducted with teachers and educators attached the classes involved. These data will be analyzed from the phenomenological method. The elaboration of the methodological proposal presented is the result of investigations conducted by researchers in search of constituent theories of entrepreneurial activity. That is, implementation, testing and validation of theories. Thus, seeking to teach students that anyone can undertake and innovate in any field, simply be aware of their actions, this is, the methodology works mode to be the entrepreneurial.2024-08-08T21:14:25Z2024-08-08T21:14:25Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024.2447-0961https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134All articles of Revista Contemporânea are distributed under the terms of the Creative Commons Attribution -NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Contemporânea <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/about> . Acesso em: 01 ago. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessBoava, Fernanda Maria Felício MacêdoBoava, Diego Luiz TeixeiraSilva, Amanda FontesMagalhães, Iaísa Helenaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-09-02T17:08:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18237Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-09-02T17:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
Developing a methodology for teaching entrepreneurship in the early grades.
Desarrolo de una metodología para la enseñanza del espíritu empresarial en los primeros cursos de primaria.
title Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
spellingShingle Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Empreendedorismo
Metodologia de ensino
Empreendedor infantil
title_short Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
title_full Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
title_fullStr Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
title_sort Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
author Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
author_facet Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Boava, Diego Luiz Teixeira
Silva, Amanda Fontes
Magalhães, Iaísa Helena
author_role author
author2 Boava, Diego Luiz Teixeira
Silva, Amanda Fontes
Magalhães, Iaísa Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Boava, Diego Luiz Teixeira
Silva, Amanda Fontes
Magalhães, Iaísa Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Metodologia de ensino
Empreendedor infantil
topic Empreendedorismo
Metodologia de ensino
Empreendedor infantil
description Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-08T21:14:25Z
2024-08-08T21:14:25Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2447-0961
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237
https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134
identifier_str_mv BOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2447-0961
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237
https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002831137865728