Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237 https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134 |
Resumo: | Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor. |
id |
UFOP_b0502cc4a2dd4c0e8b59572f21d2abe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/18237 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.Developing a methodology for teaching entrepreneurship in the early grades.Desarrolo de una metodología para la enseñanza del espíritu empresarial en los primeros cursos de primaria.EmpreendedorismoMetodologia de ensinoEmpreendedor infantilBasicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor.Basically there are two modes of appearance of the phenomenon of entrepreneur: one who makes man a builder of his world, and other than through instrumental reason, guides the development of enterprising man (the technique). Given these assumptions, we build a methodology for teaching entrepreneurship to children. It is proposed in this paper presents the preliminary results of applying this methodology of teaching of entrepreneurship in three classes in the early grades of elementary school, in a municipal school in the State of Minas Gerais. This methodology is called Time Entrepreneur School, being developed in the second half of 2009. Will be employed as a source of data for assessing outcomes of the methodology put into practice interviews conducted with teachers and educators attached the classes involved. These data will be analyzed from the phenomenological method. The elaboration of the methodological proposal presented is the result of investigations conducted by researchers in search of constituent theories of entrepreneurial activity. That is, implementation, testing and validation of theories. Thus, seeking to teach students that anyone can undertake and innovate in any field, simply be aware of their actions, this is, the methodology works mode to be the entrepreneurial.2024-08-08T21:14:25Z2024-08-08T21:14:25Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024.2447-0961https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134All articles of Revista Contemporânea are distributed under the terms of the Creative Commons Attribution -NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Contemporânea <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/about> . Acesso em: 01 ago. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessBoava, Fernanda Maria Felício MacêdoBoava, Diego Luiz TeixeiraSilva, Amanda FontesMagalhães, Iaísa Helenaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-09-02T17:08:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18237Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-09-02T17:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Developing a methodology for teaching entrepreneurship in the early grades. Desarrolo de una metodología para la enseñanza del espíritu empresarial en los primeros cursos de primaria. |
title |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo Empreendedorismo Metodologia de ensino Empreendedor infantil |
title_short |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
title_full |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
title_sort |
Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. |
author |
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo |
author_facet |
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo Boava, Diego Luiz Teixeira Silva, Amanda Fontes Magalhães, Iaísa Helena |
author_role |
author |
author2 |
Boava, Diego Luiz Teixeira Silva, Amanda Fontes Magalhães, Iaísa Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo Boava, Diego Luiz Teixeira Silva, Amanda Fontes Magalhães, Iaísa Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Metodologia de ensino Empreendedor infantil |
topic |
Empreendedorismo Metodologia de ensino Empreendedor infantil |
description |
Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-08T21:14:25Z 2024-08-08T21:14:25Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024. 2447-0961 https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237 https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134 |
identifier_str_mv |
BOAVA, F. M. F. M. et al. Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, n. 2, artigo e3446, 2024. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3446>. Acesso em: 01 ago. 2024. 2447-0961 |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237 https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002831137865728 |