Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18352 https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2023.215686 |
Resumo: | Assimilando a visão dialética de Adorno sobre o tema da perda da aura em Benjamin, pensado como uma “tendência evolutiva” da desartificação da arte, mas também como uma tendência a transformar a arte em indústria cultural, quando manejada a-dialeticamente, este artigo pretende analisar as consequências da dessacralização da arte. O objetivo é indicar a contrapartida positiva ligada à perda de autenticidade e valor de culto na arte, levando em conta a presença dos conceitos de “mimesis” e “jogo” na segunda versão de A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica e examinar algumas possíveis consequências desses efeitos dessacralizantes no campo sociopolítico. |
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Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte.Dialética da artePerda da auraDessacralizaçãoMimesisJogoAssimilando a visão dialética de Adorno sobre o tema da perda da aura em Benjamin, pensado como uma “tendência evolutiva” da desartificação da arte, mas também como uma tendência a transformar a arte em indústria cultural, quando manejada a-dialeticamente, este artigo pretende analisar as consequências da dessacralização da arte. O objetivo é indicar a contrapartida positiva ligada à perda de autenticidade e valor de culto na arte, levando em conta a presença dos conceitos de “mimesis” e “jogo” na segunda versão de A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica e examinar algumas possíveis consequências desses efeitos dessacralizantes no campo sociopolítico.Assimilating Adorno’s dialectical view on Benjamin’s theme of the loss of aura, thought as an “evolutionary tendency” of the de-artification of art, but also as a tendency to turn art into cultural industry, when managed a-dialectically, this paper intends to analyses the consequences of the desacralization of art. The aim is to indicate the positive counterpart linked to the loss of authenticity and cult value in art, taking into account the presence of the concepts of “mimesis” and “game” in the second version of The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction and to examine some possible consequences of these desacralizing effects in the sociopolitical field.2024-08-21T21:23:27Z2024-08-21T21:23:27Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, B. A. Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte. Discurso, São Paulo, v. 53, n. 2, p. 120-30, 2023. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/215686>. Acesso em: 02 ago. 2024.2318-8863https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18352https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2023.215686Os trabalhos publicados no periódico Discurso estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Discurso <http://www.revistas.usp.br/discurso/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Bruno Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-21T21:23:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18352Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-21T21:23:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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