Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marco Antônio Melo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Guerra, Leonor Bezerra, Carvalho, Alysson Massote
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920
http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331
Resumo: O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram oito crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no Ensino Fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semiestruturadas, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados, identificou-se que os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas, favorecendo a aprendizagem dos alunos.
id UFOP_cbd237c0ada1cfce877fe4a5e0469bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6920
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.Discourse, interlocutions and pedagogic practice in the teaching of child with cerebral palsy.InterlocuçõesSaúde e educaçãoParalisia cerebralPedagogical practicesHealth and educationO estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram oito crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no Ensino Fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semiestruturadas, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados, identificou-se que os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas, favorecendo a aprendizagem dos alunos.The present study has investigated the way the interlocution among health and education fields may influence the elaboration and over elaboration of pedagogic practices in the teaching of a cerebral palsy child. This is a qualitative study conducted along a school year. Participated eight cerebral palsy children, ages between six and twelve enrolled within primary regular schools and seventeen educators. Were conducted semi-structured interview in the beginning and at the end of school year and school follow up in periods bimonthly or quarterly. As a final result it was observed that the educators: had no knowledge of causes and repercussions of brain palsy in the academic life of the students and that pedagogic practices were intuitive with no specific direction according to each damage. It was also noticed that starting after the interlocutions among the involved knowledge fields, the pedagogic practices were over elaborated favouring students apprenticeship.2016-08-22T15:30:44Z2016-08-22T15:30:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, A. M. Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, p. 77-98, 2015. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/331>. Acesso em: 07 ago. 2016.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331Os trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 ago. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloGuerra, Leonor BezerraCarvalho, Alysson Massoteporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-10T12:09:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6920Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-10T12:09:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
Discourse, interlocutions and pedagogic practice in the teaching of child with cerebral palsy.
title Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
spellingShingle Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
Franco, Marco Antônio Melo
Interlocuções
Saúde e educação
Paralisia cerebral
Pedagogical practices
Health and education
title_short Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
title_full Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
title_fullStr Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
title_full_unstemmed Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
title_sort Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.
author Franco, Marco Antônio Melo
author_facet Franco, Marco Antônio Melo
Guerra, Leonor Bezerra
Carvalho, Alysson Massote
author_role author
author2 Guerra, Leonor Bezerra
Carvalho, Alysson Massote
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Guerra, Leonor Bezerra
Carvalho, Alysson Massote
dc.subject.por.fl_str_mv Interlocuções
Saúde e educação
Paralisia cerebral
Pedagogical practices
Health and education
topic Interlocuções
Saúde e educação
Paralisia cerebral
Pedagogical practices
Health and education
description O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram oito crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no Ensino Fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semiestruturadas, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados, identificou-se que os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas, favorecendo a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-08-22T15:30:44Z
2016-08-22T15:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, A. M. Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, p. 77-98, 2015. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/331>. Acesso em: 07 ago. 2016.
2317-0093
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920
http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331
identifier_str_mv FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, A. M. Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, p. 77-98, 2015. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/331>. Acesso em: 07 ago. 2016.
2317-0093
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920
http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002802713067520