A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Denise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro, Lima, Manuele Alexandrina, Oliveira, Lorraine Laurindo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405
https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999
Resumo: Introdução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela.
id UFOP_cce03a7749c5d39d76f83b5562fb90a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17405
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.The life mediated by the screen : impacts on leisure and graduation in Physical Education at UFOP during the COVID-19 pandemic.Atividades de lazerEnsinoEducação física e treinamentoIntrodução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela.Introduction: this research starts from the great changes that social practices have undergone with the Covid-19 pandemic. There was the abandonment of physical presence as a form of coexistence and the increase in mediations from the screens. The objective of the research was to investigate to what extent the increase in the use of ICTs impacted the process of academic formation and the leisure of Physical Education students at UFOP. Methodology: the quali-quanti approach methodology used google forms as a research tool and content analysis for data processing. Results and discussion: As a result, it was found: lack of motivation and some difficulty for students to follow their training within the virtualized academic organization; increased autonomy and pro-activity in the search for knowledge; the absence of face-to-face collective interaction was the most felt transformation in leisure and the need to stay at home provoked changes and adaptations in the forms of enjoyment of leisure. The impact on training and leisure was more intense in the first months of the pandemic, but the consequences on the balance of physical and mental health increased over time. Final considerations: Finally, it is pointed out that there was an exponential increase in daily time in a virtual environment, with life being mediated by the screen.2023-09-01T20:33:15Z2023-09-01T20:33:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023.1983-9030http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, DeniseBarbosa, Gabriel Nunes PinheiroLima, Manuele AlexandrinaOliveira, Lorraine Laurindo deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-09-01T20:33:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17405Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-09-01T20:33:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
The life mediated by the screen : impacts on leisure and graduation in Physical Education at UFOP during the COVID-19 pandemic.
title A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
spellingShingle A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
Falcão, Denise
Atividades de lazer
Ensino
Educação física e treinamento
title_short A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
title_full A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
title_fullStr A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
title_full_unstemmed A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
title_sort A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
author Falcão, Denise
author_facet Falcão, Denise
Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro
Lima, Manuele Alexandrina
Oliveira, Lorraine Laurindo de
author_role author
author2 Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro
Lima, Manuele Alexandrina
Oliveira, Lorraine Laurindo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Denise
Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro
Lima, Manuele Alexandrina
Oliveira, Lorraine Laurindo de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de lazer
Ensino
Educação física e treinamento
topic Atividades de lazer
Ensino
Educação física e treinamento
description Introdução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T20:33:15Z
2023-09-01T20:33:15Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1983-9030
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405
https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999
identifier_str_mv FALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1983-9030
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405
https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002821412323328