A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405 https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999 |
Resumo: | Introdução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela. |
id |
UFOP_cce03a7749c5d39d76f83b5562fb90a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17405 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19.The life mediated by the screen : impacts on leisure and graduation in Physical Education at UFOP during the COVID-19 pandemic.Atividades de lazerEnsinoEducação física e treinamentoIntrodução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela.Introduction: this research starts from the great changes that social practices have undergone with the Covid-19 pandemic. There was the abandonment of physical presence as a form of coexistence and the increase in mediations from the screens. The objective of the research was to investigate to what extent the increase in the use of ICTs impacted the process of academic formation and the leisure of Physical Education students at UFOP. Methodology: the quali-quanti approach methodology used google forms as a research tool and content analysis for data processing. Results and discussion: As a result, it was found: lack of motivation and some difficulty for students to follow their training within the virtualized academic organization; increased autonomy and pro-activity in the search for knowledge; the absence of face-to-face collective interaction was the most felt transformation in leisure and the need to stay at home provoked changes and adaptations in the forms of enjoyment of leisure. The impact on training and leisure was more intense in the first months of the pandemic, but the consequences on the balance of physical and mental health increased over time. Final considerations: Finally, it is pointed out that there was an exponential increase in daily time in a virtual environment, with life being mediated by the screen.2023-09-01T20:33:15Z2023-09-01T20:33:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023.1983-9030http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, DeniseBarbosa, Gabriel Nunes PinheiroLima, Manuele AlexandrinaOliveira, Lorraine Laurindo deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-09-01T20:33:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17405Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-09-01T20:33:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. The life mediated by the screen : impacts on leisure and graduation in Physical Education at UFOP during the COVID-19 pandemic. |
title |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
spellingShingle |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Falcão, Denise Atividades de lazer Ensino Educação física e treinamento |
title_short |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
title_full |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
title_fullStr |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
title_full_unstemmed |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
title_sort |
A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. |
author |
Falcão, Denise |
author_facet |
Falcão, Denise Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro Lima, Manuele Alexandrina Oliveira, Lorraine Laurindo de |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro Lima, Manuele Alexandrina Oliveira, Lorraine Laurindo de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Denise Barbosa, Gabriel Nunes Pinheiro Lima, Manuele Alexandrina Oliveira, Lorraine Laurindo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de lazer Ensino Educação física e treinamento |
topic |
Atividades de lazer Ensino Educação física e treinamento |
description |
Introdução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01T20:33:15Z 2023-09-01T20:33:15Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023. 1983-9030 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405 https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999 |
identifier_str_mv |
FALCÃO, D. et al. A vida mediada pela tela : impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia de COVID-19. Conexões, Campinas, v. 21, artigo e023003, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999>. Acesso em: 01 ago. 2023. 1983-9030 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17405 https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002821412323328 |