Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_cd0b586e281c46a5d541c3d21c834cff
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/6617
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Silva, MatheusPedron, Denise AraújoOliveira, Aline Mendes deDias, Luciana da Costa2016-07-25T16:17:55Z2016-07-25T16:17:55Z2016SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa dissertação discorre sobre os conceitos de “devir-animal” e “blocos de sensações – perceptos e afectos” – dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, correlacionando-os com as produções artísticas almejadas pelo Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, e do romance “As ondas”, de Virginia Woolf, bem como as ações na arte da performance que realizo no N3Ps e no Obscena agrupamento. Tais conceitos deleuze-guattarianos, através de um método cartográfico, são instrumentos de intensificação de uma prática que liberta o corpo de uma lógica dominante e o leva para lugares não conhecidos, selvagens e impessoais, produzindo um “corpo desembestado”. Através destas transversalidades, é possível pensar a arte da performance e o Teatro da Crueldade enquanto práticas processuais inventivas que não se prendem a limites fronteiriços entre pensamento e corpo. Ao investigar seus blocos de afectos e perceptos, os corpos podem ultrapassar seus contornos, diluindo a fronteira entre arte e vida. Através do movimento migratório entre homem e animal, este corpo é capaz de tornar expresso sensações não-ditas, a ir além dos signos, ao encontro das coisas em seu estado provisório, afirmando a vida em sua potência produtiva.The present dissertation discuss about the concepts of “animal-becoming” and “blocks of sensations – percepts and affects” – from de philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, correlating then with the artistic productions created by the Cruelty Theatre, from Antonin Artaud, and the novel “The waves”, from Virginia Woolf, and also by my actions in performance art at N3Ps and Obscena group. These deleuze-guattari’s concepts, by a cartographic method, are instruments of an intensification practice that liberate the body from a dominate logic and take it to unknowing, salvage and no-personal places, producing a “stubborn body”. Throw those transversally relations, it´s possible to think the performance art and the Cruelty Theatre as an inventive progressives practices that do not makes boundaries limits between mind and body, disorganize their primitive forms as revels animals impulses that makes it contracts and dilates. While that investigation of their affects and percepts, the bodies can cross their own outlines, disbanding the frontiers between art and life. Throw the migrate movement between man and animal, that body its capable to express forces and unsaid sensations, go throw the signs, to meet things at their provisory estates, firming life as its own productive potency.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance - arteDevir - conceito filosóficoTeatro da crueldadeVirginia WoolfCorpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_CorpoDesembestadoRelações.pdfDISSERTAÇÃO_CorpoDesembestadoRelações.pdfapplication/pdf8173546http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_CorpoDesembestadoRela%c3%a7%c3%b5es.pdfc458ee469e5bce49965d2edd1b2cc980MD51123456789/66172019-09-20 10:17:59.379oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-20T14:17:59Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
title Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
spellingShingle Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
Silva, Matheus
Performance - arte
Devir - conceito filosófico
Teatro da crueldade
Virginia Woolf
title_short Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
title_full Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
title_fullStr Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
title_full_unstemmed Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
title_sort Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
author Silva, Matheus
author_facet Silva, Matheus
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Pedron, Denise Araújo
Oliveira, Aline Mendes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Luciana da Costa
contributor_str_mv Dias, Luciana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Performance - arte
Devir - conceito filosófico
Teatro da crueldade
Virginia Woolf
topic Performance - arte
Devir - conceito filosófico
Teatro da crueldade
Virginia Woolf
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T16:17:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-25T16:17:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617
identifier_str_mv SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_CorpoDesembestadoRela%c3%a7%c3%b5es.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
c458ee469e5bce49965d2edd1b2cc980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685716467449856