Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_cd0b586e281c46a5d541c3d21c834cff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/6617 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Silva, MatheusPedron, Denise AraújoOliveira, Aline Mendes deDias, Luciana da Costa2016-07-25T16:17:55Z2016-07-25T16:17:55Z2016SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa dissertação discorre sobre os conceitos de “devir-animal” e “blocos de sensações – perceptos e afectos” – dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, correlacionando-os com as produções artísticas almejadas pelo Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, e do romance “As ondas”, de Virginia Woolf, bem como as ações na arte da performance que realizo no N3Ps e no Obscena agrupamento. Tais conceitos deleuze-guattarianos, através de um método cartográfico, são instrumentos de intensificação de uma prática que liberta o corpo de uma lógica dominante e o leva para lugares não conhecidos, selvagens e impessoais, produzindo um “corpo desembestado”. Através destas transversalidades, é possível pensar a arte da performance e o Teatro da Crueldade enquanto práticas processuais inventivas que não se prendem a limites fronteiriços entre pensamento e corpo. Ao investigar seus blocos de afectos e perceptos, os corpos podem ultrapassar seus contornos, diluindo a fronteira entre arte e vida. Através do movimento migratório entre homem e animal, este corpo é capaz de tornar expresso sensações não-ditas, a ir além dos signos, ao encontro das coisas em seu estado provisório, afirmando a vida em sua potência produtiva.The present dissertation discuss about the concepts of “animal-becoming” and “blocks of sensations – percepts and affects” – from de philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, correlating then with the artistic productions created by the Cruelty Theatre, from Antonin Artaud, and the novel “The waves”, from Virginia Woolf, and also by my actions in performance art at N3Ps and Obscena group. These deleuze-guattari’s concepts, by a cartographic method, are instruments of an intensification practice that liberate the body from a dominate logic and take it to unknowing, salvage and no-personal places, producing a “stubborn body”. Throw those transversally relations, it´s possible to think the performance art and the Cruelty Theatre as an inventive progressives practices that do not makes boundaries limits between mind and body, disorganize their primitive forms as revels animals impulses that makes it contracts and dilates. While that investigation of their affects and percepts, the bodies can cross their own outlines, disbanding the frontiers between art and life. Throw the migrate movement between man and animal, that body its capable to express forces and unsaid sensations, go throw the signs, to meet things at their provisory estates, firming life as its own productive potency.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance - arteDevir - conceito filosóficoTeatro da crueldadeVirginia WoolfCorpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_CorpoDesembestadoRelações.pdfDISSERTAÇÃO_CorpoDesembestadoRelações.pdfapplication/pdf8173546http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_CorpoDesembestadoRela%c3%a7%c3%b5es.pdfc458ee469e5bce49965d2edd1b2cc980MD51123456789/66172019-09-20 10:17:59.379oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-20T14:17:59Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
title |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
spellingShingle |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. Silva, Matheus Performance - arte Devir - conceito filosófico Teatro da crueldade Virginia Woolf |
title_short |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
title_full |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
title_fullStr |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
title_full_unstemmed |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
title_sort |
Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia. |
author |
Silva, Matheus |
author_facet |
Silva, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv |
Pedron, Denise Araújo Oliveira, Aline Mendes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Matheus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Luciana da Costa |
contributor_str_mv |
Dias, Luciana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance - arte Devir - conceito filosófico Teatro da crueldade Virginia Woolf |
topic |
Performance - arte Devir - conceito filosófico Teatro da crueldade Virginia Woolf |
description |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T16:17:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-25T16:17:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617 |
identifier_str_mv |
SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_CorpoDesembestadoRela%c3%a7%c3%b5es.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae c458ee469e5bce49965d2edd1b2cc980 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685716467449856 |