“Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18257
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_cdf86781f7f0e46a9c3babb44e031649
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18257
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.Ensino à distânciaPrática docenteRelações pedagógicasRelação professor-alunoTecnologia educacionalPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O ensino remoto emergencial (ERE), em função da pandemia de covid-19, trouxe profundas mudanças sobre a prática docente e o processo de ensino e aprendizagem. Nesta tese de doutorado em Educação, apresentamos os resultados de uma pesquisa em que objetivamos investigar a relação professor-aluno no ERE a partir da percepção das professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual recorremos à aplicação de questionários de perfil socioeconômico, realização de entrevistas narrativas e rodas de conversa com 15 professoras de três escolas do ensino fundamental I (uma municipal, uma estadual e uma particular), localizadas na cidade de Mariana-MG. Como referencial teórico, o estudo baseia-se na pedagogia crítico- dialógica proposta por Paulo Freire ao longo de sua obra. Alicerçamo-nos ainda em pressupostos teóricos que enfatizam a centralidade da dimensão humana no exercício da docência e os desdobramentos do ERE, no contexto da pandemia de covid-19. Entre os resultados da pesquisa, destacamos o processo de reinvenção docente, que abarcou a relação professor-aluno, a relação escola-família e a incorporação pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Motivadas pelo compromisso político com a docência, as professoras criaram estratégias variadas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, para a manutenção dos vínculos com os alunos e o enfrentamento dos muitos desafios que incorreram sobre a prática docente no ERE: as lacunas na formação, a precariedade das condições de trabalho e a exclusão digital. Assim, lançaram-se, individual e coletivamente, à autoformação digital e investiram seus próprios recursos no provimento dos equipamentos digitais e conexão de internet. Estabeleceram outras formas de relação e diálogo com seus alunos. Dessa forma, a pesquisa revela o protagonismo docente e demonstra a necessidade de uma agenda política que considere a vivência do ERE.Due to the COVID-19 pandemic, Emergency Remote Teaching (ERT) brought about profound changes to teaching practice and the teaching and learning process. In this doctoral thesis in Education we present the results of a research aiming to investigate the teacher-student relationship in ERT from the teachers' perception. In the study, of qualitative nature, we conducted socioeconomic profile questionnaires, narrative interviews, and sharing circles with 15 female teachers from three elementary schools (each one municipal, state, and private), located in the city of Mariana, in the State of Minas Gerais, Brazil. In its theoretical framework, the study is rooted in Paulo Freire's critical-dialogical pedagogy. We are also based on theoretical assumptions that highlight the human dimension centrality in both teaching and the ERT effects in the context of the COVID-19 pandemic. Among the research results, we underline the teaching reinvention process, which encompassed the teacher-student relationship, the school-family relationship, and the pedagogical incorporation of Information and Communication Technologies. Motivated by the political commitment to teaching, the participants created varied strategies to proceed with the teaching and learning process, to bond with students, and to face the several challenges that arose in ERT: gaps in professional development, precarious working conditions, and digital exclusion. Thus, they embarked, individually and collectively, on digital self-education and invested their own resources in providing digital equipment and internet connection. They established other forms of relationship and dialog with their students. In conclusion, the research reveals the teachers' leading role and demonstrates the need for a political agenda that takes the ERT experience into consideration.Nunes, Célia Maria FernandesNunes, Célia Maria FernandesJardilino, José Rubens LimaCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoSilva Peña, IlichCunha, Maria Amália de AlmeidaAlvim, Yara CristinaGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho2024-08-15T19:59:11Z2024-08-15T19:59:11Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. “Eu tive de me reinventar”: narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18257Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-15T19:59:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-15T19:59:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
title “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
spellingShingle “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Ensino à distância
Prática docente
Relações pedagógicas
Relação professor-aluno
Tecnologia educacional
title_short “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
title_full “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
title_fullStr “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
title_full_unstemmed “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
title_sort “Eu tive de me reinventar” : narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial.
author Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author_facet Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Célia Maria Fernandes
Nunes, Célia Maria Fernandes
Jardilino, José Rubens Lima
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Silva Peña, Ilich
Cunha, Maria Amália de Almeida
Alvim, Yara Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Prática docente
Relações pedagógicas
Relação professor-aluno
Tecnologia educacional
topic Ensino à distância
Prática docente
Relações pedagógicas
Relação professor-aluno
Tecnologia educacional
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-15T19:59:11Z
2024-08-15T19:59:11Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. “Eu tive de me reinventar”: narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18257
identifier_str_mv GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. “Eu tive de me reinventar”: narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no ensino remoto emergencial. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002796159467520