Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5576 http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.15.2.127-146 |
Resumo: | Modelos tradicionais, tais como a Fonologia Natural, explicam o desenvolvimento do sistema fonológico da criança em termos de processos e regras, assumindo que a representação mental do componente fonológico é única e abstrata. Por outro lado, a Fonologia de Uso e o Modelo de Exemplares (também chamados modelos multirrepresentacionais) argumentam que a representação mental, a qual inclui o detalhe fonético e a variação fonológica, é baseada no uso e composta por múltiplos exemplares. Uma contribuição dos modelos multirrepresentacionais diz respeito à gradiência fonética. Estudos mostram que a criança utiliza pistas acústicas finas para alcançar o alvo adulto. O objetivo deste artigo é apontar as contribuições dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Para tanto, analisamos a aquisição de padrões sonoros variáveis no português brasileiro. Os resultados mostram evidências de gradiência fonética e lexical. Argumentamos que os modelos multirrepresentacionais podem captar a natureza dinâmica da aquisição fonológica. |
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Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica.The contribution of Multiple-Representational Models to phonological acquisition.Fonologia de usoModelo de exemplaresAquisição fonológicaModelos tradicionais, tais como a Fonologia Natural, explicam o desenvolvimento do sistema fonológico da criança em termos de processos e regras, assumindo que a representação mental do componente fonológico é única e abstrata. Por outro lado, a Fonologia de Uso e o Modelo de Exemplares (também chamados modelos multirrepresentacionais) argumentam que a representação mental, a qual inclui o detalhe fonético e a variação fonológica, é baseada no uso e composta por múltiplos exemplares. Uma contribuição dos modelos multirrepresentacionais diz respeito à gradiência fonética. Estudos mostram que a criança utiliza pistas acústicas finas para alcançar o alvo adulto. O objetivo deste artigo é apontar as contribuições dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Para tanto, analisamos a aquisição de padrões sonoros variáveis no português brasileiro. Os resultados mostram evidências de gradiência fonética e lexical. Argumentamos que os modelos multirrepresentacionais podem captar a natureza dinâmica da aquisição fonológica.Generative models explain the development of a child’s phonological system in terms of processes and rules, assuming that the mental representation of phonological knowledge is abstract. On the other hand, Usage Based Phonology and Exemplar Models argue that mental representation is composed of multiple exemplars which include the phonetic detail and phonological variation. One contribution of Exemplar Model is to show that child uses fine acoustic detail to reach the adult target. The aim of this paper is to point out the contributions of Multi-representational Models to phonological acquisition comprehension. We analyze the acquisition of variable patterns in Brazilian Portuguese. Results show evidence of phonetic and lexical gradience. We argue that multi-representational models can capture the gradual and dynamic nature of phonological acquisition.2015-05-28T17:08:49Z2015-05-28T17:08:49Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, I. C. C.; GUIMARÃES, D. M. L. Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, n. 2, p. 224-227, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2452/2406>. Acesso em: 12 maio 2015.2237-2083http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5576http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.15.2.127-146Os trabalhos publicados na Revista de Estudos da Linguagem estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Estudos da Linguagem <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/index>. Acesso em: 24 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Izabel Cristina CampolinaGuimarães, Daniela Mara Lima Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-30T16:40:09Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5576Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-30T16:40:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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Modelos tradicionais, tais como a Fonologia Natural, explicam o desenvolvimento do sistema fonológico da criança em termos de processos e regras, assumindo que a representação mental do componente fonológico é única e abstrata. Por outro lado, a Fonologia de Uso e o Modelo de Exemplares (também chamados modelos multirrepresentacionais) argumentam que a representação mental, a qual inclui o detalhe fonético e a variação fonológica, é baseada no uso e composta por múltiplos exemplares. Uma contribuição dos modelos multirrepresentacionais diz respeito à gradiência fonética. Estudos mostram que a criança utiliza pistas acústicas finas para alcançar o alvo adulto. O objetivo deste artigo é apontar as contribuições dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Para tanto, analisamos a aquisição de padrões sonoros variáveis no português brasileiro. Os resultados mostram evidências de gradiência fonética e lexical. Argumentamos que os modelos multirrepresentacionais podem captar a natureza dinâmica da aquisição fonológica. |
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MIRANDA, I. C. C.; GUIMARÃES, D. M. L. Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, n. 2, p. 224-227, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2452/2406>. Acesso em: 12 maio 2015. 2237-2083 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5576 http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.15.2.127-146 |
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