Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, José Rubens Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sampaio, Ana Maria Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567
Resumo: Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.
id UFOP_d3caa397514f790a48e65d17ed34697a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11556
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.Demands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic educationPolíticas públicas educacionaisValorização docentePublic educational policiesTeacher appreciationEsse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.This article discusses the demands of Teacher Appreciation of Basic Education teachers (early childhood education and elementary education) of the Public School Network in the Municipality of Mariana, Minas Gerais, Brazil. The paper presents the results of a research developed in the Postgraduate Program of the Federal University of Ouro Preto.It is an exploratory study of a qualitative approach, using the focal group technique, questionnaires to characterize the subjects of the research, and documentary analysis on education policies for training and appreciation in the value of teachers, based on the PNE – (National Education Plan - Law 13.005 / 2014) and PME (Municipal Education Plan - Law no. 3.042 / 2015).The research pointed out that the demands of teachers' appreciation are related to the gaps inherent to the Professional Career Plan, performance evaluation, working conditions, remunerations and professional valuation of the PME.2019-06-17T15:39:52Z2019-06-17T15:39:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.1981-1969http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567Os trabalhos publicados no Jornal de Políticas Educacionais são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Jornal de Políticas Educacionais <https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019info:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens LimaSampaio, Ana Maria Mendesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T21:18:10Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11556Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T21:18:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
Demands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic education
title Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
spellingShingle Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
Jardilino, José Rubens Lima
Políticas públicas educacionais
Valorização docente
Public educational policies
Teacher appreciation
title_short Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
title_full Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
title_fullStr Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
title_full_unstemmed Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
title_sort Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
author Jardilino, José Rubens Lima
author_facet Jardilino, José Rubens Lima
Sampaio, Ana Maria Mendes
author_role author
author2 Sampaio, Ana Maria Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, José Rubens Lima
Sampaio, Ana Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais
Valorização docente
Public educational policies
Teacher appreciation
topic Políticas públicas educacionais
Valorização docente
Public educational policies
Teacher appreciation
description Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T15:39:52Z
2019-06-17T15:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1981-1969
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567
identifier_str_mv JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1981-1969
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329420919701504