Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16437 https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO09 |
Resumo: | A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais. |
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Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura.Self-handicapping strategies in mathematics : a systematic review of literature.Estratégias autoprejudiciaisMatemáticaAutorregulaçãoA adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.The adoption of self-handicapping learning strategies involves creating or declaring obstacles, real or fictitious, before carrying out a task to justify, in advance, a possible failure or to make a success more rewarding for self-image. This practice can affect performance and have disastrous consequences for the student. In the case of Mathematics, a subject feared by many, the importance of researching the influence of these strategies on the students' lives seems to be even greater. Thus, this article aims to present a systematic review of the literature that investigates the adoption of self- handicapping strategies in the field of Mathematics. The search was carried out in the SciELO, PsycINFO and ERIC databases. The final sample included 10 texts, all international, with 3 papers in events and 7 articles in journals. The results revealed that several factors contribute to the adoption, or not, of self-handicapping strategies in Mathematics. The classroom environment and the support that the teacher offers to his students, as well as the importance of considering other constructs, such as self-esteem and self-efficacy as something that affects the choice to use self-handicapping strategies were key variables for greater understanding. adoption of these strategies. The small number of researches found in the field of Mathematics suggests that this is still a fruitful field for new research, both Brazilian and international.2023-03-24T21:05:30Z2023-03-24T21:05:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura. Revista diálogo educaciona, v. 21, p. 1448-1474, 2021. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28255>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-416Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16437https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO09Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson MinoruBoruchovitch, Evelyporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-24T21:05:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16437Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-24T21:05:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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