A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165 http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63 |
Resumo: | Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos. |
id |
UFOP_db6bb18ef940984cfadfddd5ea07e96f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/7165 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics.Pedagogia culturalmente relevanteCulturally relevant pedagogyEste trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.The objective of this work is to discuss how mathematics teachers can work in classrooms and multicultural environments in a way that reaffirms the students’ cultural background. We discuss about theoreticians who present Culturally Relevant Pedagogy and we briefly present a work that bridges this theory and the History of Mathematics to highlight students’ cultural and ethnic characteristics.2017-02-01T12:41:11Z2017-02-01T12:41:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017.22384979http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63Oliveira, Davidson Paulo AzevedoRosa, MiltonViana, Marger da Conceição Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2017-02-01T12:41:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7165Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332017-02-01T12:41:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics. |
title |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
spellingShingle |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Pedagogia culturalmente relevante Culturally relevant pedagogy |
title_short |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
title_full |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
title_fullStr |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
title_full_unstemmed |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
title_sort |
A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. |
author |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo |
author_facet |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia culturalmente relevante Culturally relevant pedagogy |
topic |
Pedagogia culturalmente relevante Culturally relevant pedagogy |
description |
Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-02-01T12:41:11Z 2017-02-01T12:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017. 22384979 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165 http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017. 22384979 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165 http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002803958775808 |