A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rosa, Milton, Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165
http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63
Resumo: Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.
id UFOP_db6bb18ef940984cfadfddd5ea07e96f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7165
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics.Pedagogia culturalmente relevanteCulturally relevant pedagogyEste trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.The objective of this work is to discuss how mathematics teachers can work in classrooms and multicultural environments in a way that reaffirms the students’ cultural background. We discuss about theoreticians who present Culturally Relevant Pedagogy and we briefly present a work that bridges this theory and the History of Mathematics to highlight students’ cultural and ethnic characteristics.2017-02-01T12:41:11Z2017-02-01T12:41:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017.22384979http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63Oliveira, Davidson Paulo AzevedoRosa, MiltonViana, Marger da Conceição Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2017-02-01T12:41:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7165Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332017-02-01T12:41:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics.
title A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
spellingShingle A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Pedagogia culturalmente relevante
Culturally relevant pedagogy
title_short A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
title_full A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
title_fullStr A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
title_full_unstemmed A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
title_sort A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.
author Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
author_facet Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Rosa, Milton
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Rosa, Milton
Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Rosa, Milton
Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia culturalmente relevante
Culturally relevant pedagogy
topic Pedagogia culturalmente relevante
Culturally relevant pedagogy
description Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-02-01T12:41:11Z
2017-02-01T12:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017.
22384979
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165
http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63
identifier_str_mv OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017.
22384979
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165
http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803958775808