Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6690 http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150017 |
Resumo: | As habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos. |
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Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.ArgumentaçãoQuestões sociocientíficasTaxonomia de BloomAs habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos.2016-07-29T16:55:26Z2016-07-29T16:55:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, D.; MENDONÇA, P. C. C. Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas. Química Nova na Escola, v. 37, p. 35-42, 2015. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/07-EQF-92-14.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.1678-7064http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6690http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150017A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, DamarisMendonça, Paula Cristina Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-23T14:21:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6690Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-23T14:21:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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