Desempenho de dois trechos de solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2335 |
Resumo: | Para a pavimentação de ruas e vias de pequena intensidade de tráfego, como em conjuntos habitacionais, pequenas comunidades, distritos e bairros periféricos, a pavimentação tradicional pode, em muitos casos, ter um custo que a torna inviável. Em contraposição, uma pavimentação alternativa como, por exemplo, com estabilização betuminosa, permite executar pavimento de baixo custo com uma estrutura que admita ser reforçada no futuro e representa uma proposta muito interessante. O avançado estágio atual dos estudos de solos ainda disponíveis para pavimentação só foi possível devido ao apoio institucional e permanente dos Departamentos de Estradas de Rodagens dos Estados brasileiros, de Fundações e Escolas de Engenharia. Foram fundamentais os estudos de muitos colegas e professores das referidas fundações e escolas de engenharia. Neste trabalho, são focados assuntos ligados ao desenvolvimento de aplicações práticas da estabilização betuminosa de solo. O objetivo principal deste estudo é fornecer um balanço da avaliação de desempenho de dois trechos de soloemulsão, realizados pelo autor da presente pesquisa em anos passados, e utilizar esta experiência para validar alguns ensaios mais recentes de dosagem e avaliação em laboratório da mistura de solo-emulsão. Esta dissertação apresenta e agrupa informações e considerações práticas de campo e realiza as análises da estabilização betuminosa do solo de um dos locais da aplicação, utilizando ensaios próprios da Mecânica dos Pavimentos não aplicados à época da implantação dos trechos. As observações de campo e os resultados de laboratório confirmam que a técnica de solo-emulsão aplicada em espessura pequena e revestida de tratamento superficial pode ser muito adequada para ruas e estradas vicinais de baixo volume de tráfego. Um solo NA’ pela classificação MCT, estabilizado com 3% de emulsão, numa espessura de 5cm, mostrouse adequado em termos de deflexão e de avaliação funcional após vários anos da implantação. |
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Desempenho de dois trechos de solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego.Geotecnia - pavimentosPavimentos de asfaltoPavimentos de betumeEstradas - construçãoPara a pavimentação de ruas e vias de pequena intensidade de tráfego, como em conjuntos habitacionais, pequenas comunidades, distritos e bairros periféricos, a pavimentação tradicional pode, em muitos casos, ter um custo que a torna inviável. Em contraposição, uma pavimentação alternativa como, por exemplo, com estabilização betuminosa, permite executar pavimento de baixo custo com uma estrutura que admita ser reforçada no futuro e representa uma proposta muito interessante. O avançado estágio atual dos estudos de solos ainda disponíveis para pavimentação só foi possível devido ao apoio institucional e permanente dos Departamentos de Estradas de Rodagens dos Estados brasileiros, de Fundações e Escolas de Engenharia. Foram fundamentais os estudos de muitos colegas e professores das referidas fundações e escolas de engenharia. Neste trabalho, são focados assuntos ligados ao desenvolvimento de aplicações práticas da estabilização betuminosa de solo. O objetivo principal deste estudo é fornecer um balanço da avaliação de desempenho de dois trechos de soloemulsão, realizados pelo autor da presente pesquisa em anos passados, e utilizar esta experiência para validar alguns ensaios mais recentes de dosagem e avaliação em laboratório da mistura de solo-emulsão. Esta dissertação apresenta e agrupa informações e considerações práticas de campo e realiza as análises da estabilização betuminosa do solo de um dos locais da aplicação, utilizando ensaios próprios da Mecânica dos Pavimentos não aplicados à época da implantação dos trechos. As observações de campo e os resultados de laboratório confirmam que a técnica de solo-emulsão aplicada em espessura pequena e revestida de tratamento superficial pode ser muito adequada para ruas e estradas vicinais de baixo volume de tráfego. Um solo NA’ pela classificação MCT, estabilizado com 3% de emulsão, numa espessura de 5cm, mostrouse adequado em termos de deflexão e de avaliação funcional após vários anos da implantação.For the paving of streets and avenues of small intensity traffic such as in housing sets, small communities, districts and neighborhoods, the traditional flooring can, in many cases, have a cost that makes it unfeasible. In contrast, alternative flooring, such as bituminous stabilized, allows you to perform low-cost deck with a structure that admits to be strengthened in the future and represents a very interesting proposal. The current stage of studies of land still available for paving was only possible due to permanent institutional support from Brazilian states Roads Departments, engineering foundations and schools. Studies of many colleagues and teachers from these engineering schools and foundations were fundamental. In this work, in which issues related to the development of practical applications of bituminous stabilized soil are addressed, the main objective is to provide an assessment of the performance evaluation of two solo-emulsion snippets, performed by the author of this survey in past years, and use this experience to validate some of the most recent tests and laboratory assessment dosage mixing soil-emulsion. This dissertation presents and groups information and practical field considerations, than performs analyses of bituminous stabilization of soil one of one of the locations of the application, using Paving Mechanical's own tests of floors not applied at the time of deployment of snippets. The field observations and lab results confirm that the technique of soil-emulsion applied on small thickness and coated with surface treatment can be very suitable for streets and roads of low traffic volume. An NA' soil, according to MCT, stabilized with 3% emulsion and thickness of 5 cm, was still appropriate in terms of functional evaluation and deflection after several years of construction.Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Motta, Laura Maria Goretti daMoreira, Evandro Dias2013-02-22T15:02:02Z2013-02-22T15:02:02Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, E. D. Desempenho de dois trechos de solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2335porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T15:36:55Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/2335Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-20T15:36:55Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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