Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Thamirys Evangelista
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Tinti, Douglas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000717s
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605
Resumo: No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.
id UFOP_e173bd1ba965fe2f1a14e7b98666e964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17361
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.Mapping of Brazilian research that have investigated school transition to the final years of Elementary School.5° para o 6° anoNo Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.Elementary School in Brazil is managerially divided into two stages: early years and final years. The transition process between these two stages has been understood by different educators as a challenging moment; therefore, it demands support from teachers, the school and family. Besides, this process has been supported by different research developed by Post-Graduation programs. Thus, the present study introduces a map of Brazilian studies that have investigated school transition to the final years of Elementary School. CAPES Catalog of dissertations and theses was chosen to compose the analysis corpus, along with descriptors “School transition” and “5th to the 6th”. After data treatment, we identified 18 studies eligible to join the analysis. The selected studies were gathered into six analytical categories, namely: transition process, students’ concepts and social representations, learning, school failure, management/teachers/family relationship, shared teaching and Mathematics discipline. The analysis allowed pointing out some understanding about the School Transition process, as well as highlighting some suggestions for actions to be taken for school and teachers’ continuous training, and evidenced reasoning about the possible impacts/effects on such a transition and on the role played by school and family within this process.2023-08-28T18:39:24Z2023-08-28T18:39:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.2447-4223http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605ark:/61566/001300000717sO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 17 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Thamirys EvangelistaNunes, Célia Maria FernandesTinti, Douglas da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:15:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17361Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:15:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
Mapping of Brazilian research that have investigated school transition to the final years of Elementary School.
title Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
spellingShingle Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
Mendes, Thamirys Evangelista
5° para o 6° ano
title_short Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
title_full Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
title_fullStr Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
title_sort Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
author Mendes, Thamirys Evangelista
author_facet Mendes, Thamirys Evangelista
Nunes, Célia Maria Fernandes
Tinti, Douglas da Silva
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Tinti, Douglas da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Thamirys Evangelista
Nunes, Célia Maria Fernandes
Tinti, Douglas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 5° para o 6° ano
topic 5° para o 6° ano
description No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-28T18:39:24Z
2023-08-28T18:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2447-4223
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000717s
identifier_str_mv MENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2447-4223
ark:/61566/001300000717s
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705769323200512