Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000717s |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361 https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605 |
Resumo: | No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo. |
id |
UFOP_e173bd1ba965fe2f1a14e7b98666e964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17361 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental.Mapping of Brazilian research that have investigated school transition to the final years of Elementary School.5° para o 6° anoNo Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.Elementary School in Brazil is managerially divided into two stages: early years and final years. The transition process between these two stages has been understood by different educators as a challenging moment; therefore, it demands support from teachers, the school and family. Besides, this process has been supported by different research developed by Post-Graduation programs. Thus, the present study introduces a map of Brazilian studies that have investigated school transition to the final years of Elementary School. CAPES Catalog of dissertations and theses was chosen to compose the analysis corpus, along with descriptors “School transition” and “5th to the 6th”. After data treatment, we identified 18 studies eligible to join the analysis. The selected studies were gathered into six analytical categories, namely: transition process, students’ concepts and social representations, learning, school failure, management/teachers/family relationship, shared teaching and Mathematics discipline. The analysis allowed pointing out some understanding about the School Transition process, as well as highlighting some suggestions for actions to be taken for school and teachers’ continuous training, and evidenced reasoning about the possible impacts/effects on such a transition and on the role played by school and family within this process.2023-08-28T18:39:24Z2023-08-28T18:39:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023.2447-4223http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605ark:/61566/001300000717sO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 17 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Thamirys EvangelistaNunes, Célia Maria FernandesTinti, Douglas da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:15:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17361Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:15:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Mapping of Brazilian research that have investigated school transition to the final years of Elementary School. |
title |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
spellingShingle |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Mendes, Thamirys Evangelista 5° para o 6° ano |
title_short |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
title_full |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
title_fullStr |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
title_sort |
Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. |
author |
Mendes, Thamirys Evangelista |
author_facet |
Mendes, Thamirys Evangelista Nunes, Célia Maria Fernandes Tinti, Douglas da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes Tinti, Douglas da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Thamirys Evangelista Nunes, Célia Maria Fernandes Tinti, Douglas da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
5° para o 6° ano |
topic |
5° para o 6° ano |
description |
No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5o para o 6o”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-28T18:39:24Z 2023-08-28T18:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2447-4223 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361 https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000717s |
identifier_str_mv |
MENDES, T. E.; NUNES, C. M. F.; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/605/534>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2447-4223 ark:/61566/001300000717s |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17361 https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705769323200512 |