O caso Datapovo : aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18266 https://doi.org/10.1590/1982-2553202361918 |
Resumo: | Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação. |
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O caso Datapovo : aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação.The “Datapovo” case : semiotic and pragmatic aspects of image manipulation in the context of disinformation.DatapovoDesinformaçãoImagem técnicaSemióticaPragmatismoInvestigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação.We investigated posts on Twitter using the word “datapovo”, which became popular in the context of the 2022 presidential elections in Brazil. The term refers to content that sought to discredit electoral polls, in contrast to the imagery record of crowds of supporters of candidates. We use concepts of pragmatism and semiotics in order to understand how these signs can stimulate the fixation of beliefs around a possible fragility in the electoral process. We also highlight the manipulation of contemporary technical images, fostering debates on the sign effects of this type of strategy in disinformation processes.2024-08-16T19:53:25Z2024-08-16T19:53:25Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, D. M. et al. O caso Datapovo: aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação. Galáxia, São Paulo, v. 48, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/gal/a/szvz6bhHJ8LCWMDNwdHwqdx/>. Acesso em: 01 ago. 2024.1982-2553https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18266https://doi.org/10.1590/1982-2553202361918Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Daniel MeloAlzamora, Geane CarvalhoCortez, Natália Moura PachecoPaes, Fábio Amaral de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-16T19:53:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18266Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-16T19:53:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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