Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ana Flávia Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17495
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_e6797815ba55172df52c116be0c089b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17495
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.Educação não-adultocêntricaProtagonismo infantilSujeito-criançaHistórias em quadrinhosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A criança é invisibilizada como sujeito em diversos contextos; o constante devir adulto perante a criança é conhecido como adultocentrismo e está presente nas escolas (em como ensinamos as crianças) e outros ambientes sociais. A criança recebe, de forma passiva, conteúdos pensados e projetados por adultos. Para alterar este contexto e decolonizar a visão hierárquica adulta, torna-se necessária uma alternativa para conceder autonomia verdadeira às crianças, incluir o estudante ativamente no processo de aprendizagem e, a partir de diferentes abordagens de ensino, valorizar a criança protagonista na escola. Dessa forma, a presente pesquisa buscou descrever e analisar como se dá participação, interação e aprendizagem de crianças em aulas que privilegiam o protagonismo discente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), em um contexto de isolamento social devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, descritiva, aplicada à educação, com recorte temporal transversal e, como método de coleta, a observação não-participante. Envolvemos turmas de 4º e 5º anos do EF de uma escola localizada na Zona da Mata em Minas Gerais. Os resultados obtidos foram transcritos e analisados segundo o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) proposto por Engle e Conant (2002). Ademais, os resultados foram discutidos de acordo com a filosofia deste trabalho, que valoriza a criança e a compreende como sujeito- criança, e, também, à luz da aprendizagem colaborativa e da aprendizagem ativa. Foram observadas interação e colaboração entre pares de estudantes quando as atividades pedagógicas se mostraram engajadoras, mesmo em situação de isolamento social. As crianças foram capazes de discutir sobre o tema (E1), realizar trabalho colaborativo (E2) e discutir, estabelecendo relações explicativas (EDP1). Em alguns momentos foram observadas a presença de características emocionais (E3), também relacionadas às ações para resolver problemas propostos (ED3). Por fim, observou-se a presença de ideias em outros contextos (EDP3). A partir da participação e da interação entre pares observados durante a presente pesquisa, elaborou-se o produto educacional “Neurociências e educação: aprendizagem baseada em interesse”, uma história em quadrinhos que, de forma lúdica, tem a premissa de reunir os principais conceitos que envolvem a aprendizagem baseada em interesses, contextualizada para o ensino de ciências. Este produto educacional foi direcionado aos professores da educação básica que se interessem em construir práticas pedagógicas não-adultocêntricas.The child is made invisible as a subject in different contexts; the constant becoming an adult before the child is known as adultcentrism and is present in schools (in how we teach children) and other social environments. The child passively receives content thought and designed by adults. To change this context and decolonize the adult hierarchical view, an alternative is needed to grant true autonomy to children, actively include the student in the learning process and, based on different teaching approaches, value the protagonist child at school. In this way, the present research sought to describe and analyze how children participate, interact and learn in classes that favor student protagonism in the early years of Elementary School (EF), in a context of social isolation due to the pandemic caused by SARS- CoV-2. As for the methodology, this research was characterized as qualitative, descriptive, applied to education, with a cross-sectional time frame and, as a collection method, non-participant observation. We involved classes in the 4th and 5th years of PE at a school located in the Zona da Mata in Minas Gerais. The results obtained were transcribed and analyzed according to the Productive Disciplinary Engagement (EDP) proposed by Engle and Conant (2002). Furthermore, the results were discussed in accordance with the philosophy of this work, which values children and understands them as child-subjects, and also in the light of collaborative learning and active learning. Interaction and collaboration between pairs of students were observed when the pedagogical activities proved to be engaging, even in a situation of social isolation. The children were able to discuss the topic (E1), carry out collaborative work (E2) and discuss, establishing explanatory relationships (EDP1). At times, the presence of emotional characteristics was observed (E3), also related to actions to solve proposed problems (ED3). Finally, the presence of ideas in other contexts was observed (EDP3). From the participation and interaction between peers observed during the present research, the educational product “Neurosciences and education: interest-based learning” was elaborated, a comic book that, in a playful way, has the premise of bringing together the main concepts that involve interest-based learning, contextualized for science teaching. This educational product was aimed at basic education teachers who are interested in building non-adult-centered pedagogical practices.Cruz, Luciana Hoffert CastroBarros, Marcelo Diniz Monteiro dePatrocínio, Sandra de Oliveira FrancoCruz, Luciana Hoffert Castroluhoffert@ufop.edu.brMesquita, Ana Flávia Silva2023-09-28T18:12:18Z2023-09-28T18:12:18Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMESQUITA, Ana Flávia Silva. Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17495http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 01/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T20:45:09Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17495Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T20:45:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
title Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
spellingShingle Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
Mesquita, Ana Flávia Silva
Educação não-adultocêntrica
Protagonismo infantil
Sujeito-criança
Histórias em quadrinhos
title_short Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
title_full Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
title_fullStr Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
title_full_unstemmed Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
title_sort Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
author Mesquita, Ana Flávia Silva
author_facet Mesquita, Ana Flávia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Luciana Hoffert Castro
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Cruz, Luciana Hoffert Castro
luhoffert@ufop.edu.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Ana Flávia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-adultocêntrica
Protagonismo infantil
Sujeito-criança
Histórias em quadrinhos
topic Educação não-adultocêntrica
Protagonismo infantil
Sujeito-criança
Histórias em quadrinhos
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28T18:12:18Z
2023-09-28T18:12:18Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Ana Flávia Silva. Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17495
identifier_str_mv MESQUITA, Ana Flávia Silva. Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329415563575296