Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Toneli, Bárbara Rodrigues, Santos, Álisson Oliveira dos, Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
Resumo: O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.
id UFOP_e77d0aaa5933b473863167ef14f0691c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11101
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.Facebook as a complementary learning tool in a Family and Community Medicine discipline : experience report.Rede socialEducaçãoSocial networkingEducationO uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.The use of Social Networks in learning process has expanded in recent years due to its popularity among students, the flexibility of time spend there and its potential for teachers and students interaction and among students themselves. We present the Federal University of Ouro Preto School of Medicine “Family and Community Medicine” discipline experience, where Facebook Social Network is used as a complementary tool in the academic learning process. In a controlled and secret group of this network, the students enrolled in the discipline convert daily clinical doubts into learning objectives under supervision of the responsible teachers. The academics participation is neither mandatory nor evaluative. It is a complementary strategy in which there was active participation arising from patient care doubts, making the students’ interactions qualified, and the process of learning contextual and meaningful.2019-04-22T15:57:24Z2019-04-22T15:57:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSavassi, Leonardo Cançado MonteiroToneli, Bárbara RodriguesSantos, Álisson Oliveira dosPereira, Rodrigo Pastor Alvesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-22T15:57:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11101Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-22T15:57:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
Facebook as a complementary learning tool in a Family and Community Medicine discipline : experience report.
title Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
spellingShingle Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Rede social
Educação
Social networking
Education
title_short Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
title_full Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
title_fullStr Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
title_full_unstemmed Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
title_sort Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
author Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
author_facet Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Toneli, Bárbara Rodrigues
Santos, Álisson Oliveira dos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
author_role author
author2 Toneli, Bárbara Rodrigues
Santos, Álisson Oliveira dos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Toneli, Bárbara Rodrigues
Santos, Álisson Oliveira dos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social
Educação
Social networking
Education
topic Rede social
Educação
Social networking
Education
description O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-22T15:57:24Z
2019-04-22T15:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.
2237-5864
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
identifier_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.
2237-5864
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002817481211904