Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_e8309e244a73d48cfd96c3df89ead173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/7009 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Silva, Nieve Matos daMoreira, Carina Maria GuimarãesValença, Ernesto GomesNosella, Berilo Luigi Deiró2016-10-03T17:55:50Z2016-10-03T17:55:50Z2016SILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.This study traces the paths of staging taken by Teatro de Arena of São Paulo, seeking out esthetic traces that influenced the creation of the Coringa System, formulated by Augusto Boal and that was basis for the subsequent proposition of the Theatre of the Oppressed. In this sense, was held an analysis of the musicals Arena conta Zumbi (1965) and Arena conta Tiradentes (1967), written in dual authorship by Augusto Boal and Gianfrancesco Guarnieri – the core of the Arena Theatre – right after the implementation of the military regime in Brazil. The development of this study was conducted from the perspective of the aesthetic codes of the texts and the scenic devices used in said musicals and in the dramaturgies Arena conta Bolívar (1969) and Torquemada (1971), both written by Augusto Boal.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro de arenaAugusto BoalTeatro político brasileiroArena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALDISSERTAÇÃO_ArenaContaZumbi.pdfDISSERTAÇÃO_ArenaContaZumbi.pdfapplication/pdf1052424http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ArenaContaZumbi.pdfd7ade5aba2721643a7d1e6dfb7ddaefcMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54123456789/70092019-10-14 11:43:24.179oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-14T15:43:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
title |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
spellingShingle |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. Silva, Nieve Matos da Teatro de arena Augusto Boal Teatro político brasileiro |
title_short |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
title_full |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
title_fullStr |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
title_full_unstemmed |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
title_sort |
Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação. |
author |
Silva, Nieve Matos da |
author_facet |
Silva, Nieve Matos da |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv |
Moreira, Carina Maria Guimarães Valença, Ernesto Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nieve Matos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nosella, Berilo Luigi Deiró |
contributor_str_mv |
Nosella, Berilo Luigi Deiró |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de arena Augusto Boal Teatro político brasileiro |
topic |
Teatro de arena Augusto Boal Teatro político brasileiro |
description |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-03T17:55:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-10-03T17:55:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ArenaContaZumbi.pdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/5/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/2/license_url http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/3/license_text http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7009/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7ade5aba2721643a7d1e6dfb7ddaefc 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685781579825152 |