Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Brenda Campos de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12804
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_f0314b2618d838a38d8cca608cfae659
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/12804
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Freire, Brenda Campos de OliveiraBortolini, Neide das Graças de SouzaMerisio, Paulo RicardoMaciel, Paulo Marcos CardosoBortolini, Neide das Graças de Souza2020-10-07T13:38:27Z2020-10-07T13:38:27Z2020FREIRE, Brenda Campos de Oliveira. Teatro para as infâncias: uma concepção plural e contemporânea. 144 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12804Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A partir de estudos que situam a infância enquanto construção histórico-cultural, respaldando-se nos estudos de Philippe Ariès (1981), bem como de concepções teóricas advindas da psicanálise, da fenomenologia e de noções da esquizoanálise, faz-se a crítica do entendimento corrente acerca da criança e da infância em contextos culturais diversos. Estudos teatrais dos autores Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), entre outros, permitem revisitar este gênero: o teatro infantil no contexto do teatro contemporâneo. Ao rever as concepções de “infância” – seja pelo viés do inconsciente, seja pela constatação da multiplicidade do ser criança no mundo – é possível pensá-la em sua pluralidade, questionando as narrativas didático-moralizantes e refletindo sobre os temas tabus postos no contexto do tradicional teatro infantil. Para esta reflexão, investiga-se o lugar da pesquisa no teatro voltado para o público infantil, pela análise dos processos de transcriação coletiva das obras literárias de Wander Piroli – O matador (2008) e O menino e o pinto do menino (1975) – que servem de leitmotiv para os espetáculos “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) da Insensata Cia. de Teatro. Em contraposição ao chamado “teatro infantil”, delineia-se, como decorrência desta pesquisa, a noção de “teatro para as infâncias”, ao circunscrevê-lo no terreno da experiência estética, da criação artística e da fruição poética como direito das crianças, e também um direito dos adultos, que com elas compartem o mesmo tempo-espaço.Through studies that situate childhood as a historic-cultural construction, supported by the studies of Philippe Ariès (1981), as well as the theoretical conceptions from psychoanalysis, phenomenology and from notions of schizoanalysis, criticism is made of the current understanding of the child and childhood in diverse cultural contexts. Theatrical studies of authors Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), among others, allow us to revisit this genre: children’s theater in the context of the contemporary theater. In reviewing the conceptions of “childhood” – whether it is through the unconscious or the verification of the multiplicity of being a child in the world – it is possible to ponder it in its plurality, questioning didactic-moralizing narratives and reflecting on taboo themes inserted in the context of the traditional children’s theater. For this reflection, the sphere of theater research dedicated to the children’s audience is investigated through the analysis of the collective transcreation of literary works by Wander Piroli – O matador (2008) and O menino e o pinto do menino (1975) – that serve as leitmotif for the plays “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) by Insensata Cia. de Teatro. Opposed to the known “children’s theater”, it is outlined, as a result of this research, the notion of “theater for childhoods”, by circumscribing it in the territory of aesthetic experience, artistic creation and of poetic fruition as a right of the children and also a right of the adults, with whom they share the same timespace.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessInfânciaTeatro e criançasTeatro experimentalTeatro infantojuvenilTeatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.Theater for childhoods : a plural and contemporary conception.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_TeatroInfânciasConcepção.pdfDISSERTAÇÃO_TeatroInfânciasConcepção.pdfapplication/pdf2323975http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TeatroInf%c3%a2nciasConcep%c3%a7%c3%a3o.pdf47092810bf1a54b5d6898d4ce0698239MD51123456789/128042020-10-07 09:38:27.592oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-07T13:38:27Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Theater for childhoods : a plural and contemporary conception.
title Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
spellingShingle Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
Freire, Brenda Campos de Oliveira
Infância
Teatro e crianças
Teatro experimental
Teatro infantojuvenil
title_short Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
title_full Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
title_fullStr Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
title_full_unstemmed Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
title_sort Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
author Freire, Brenda Campos de Oliveira
author_facet Freire, Brenda Campos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
Merisio, Paulo Ricardo
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Brenda Campos de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
contributor_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Teatro e crianças
Teatro experimental
Teatro infantojuvenil
topic Infância
Teatro e crianças
Teatro experimental
Teatro infantojuvenil
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T13:38:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T13:38:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREIRE, Brenda Campos de Oliveira. Teatro para as infâncias: uma concepção plural e contemporânea. 144 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12804
identifier_str_mv FREIRE, Brenda Campos de Oliveira. Teatro para as infâncias: uma concepção plural e contemporânea. 144 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12804/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TeatroInf%c3%a2nciasConcep%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
47092810bf1a54b5d6898d4ce0698239
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685795262693376