Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_f31a5126054e99a705a76690e19d29f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14261
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.MúsicaTeatroBertolt BrechtPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.This dissertation focuses on research about the sound-musical work, developed in the show O Pão ea Pedra (2016) by Companhia do Latão. This is a piece in which it is possible to notice a very present aesthetic-political work, whose central theme is the universe of work, related to Greve do ABC Paulista, in São Bernardo do Campo -SP IN 1979, also about coordinate changes politics of the time, and as questions of class struggle. Just as Bertolt Brecht applied the aesthetics of Epic Theater / dialect in his shows in the 20th century, such as narrative resources, choirs, music, estrangement, among others, I make a parallel of how these powerful resources are reflected in the work of the CIA of Brass. Thinking mainly about how sound design and music, important matrices of the epic scene, appear with an aesthetic, reflective bias, and for a principle of criticism of the contradictions in this show. And also, in this sense, I present some of the differences in sound-musical application in O Pão ea Pedra (2016), not only worked as a pure aesthetic.Cavalcante, Alex Beigui de PaivaCavalcante, Alex Beigui de PaivaSantos, Sérgio Ricardo de CarvalhoMaciel, Paulo Marcos CardosoSampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira2021-12-21T16:32:17Z2021-12-21T16:32:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Gustavo Ferreira de Oliveira. Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-12-21T16:32:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14261Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-12-21T16:32:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
title Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
spellingShingle Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
Música
Teatro
Bertolt Brecht
title_short Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
title_full Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
title_fullStr Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
title_full_unstemmed Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
title_sort Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
author Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
author_facet Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Teatro
Bertolt Brecht
topic Música
Teatro
Bertolt Brecht
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T16:32:17Z
2021-12-21T16:32:17Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Gustavo Ferreira de Oliveira. Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
identifier_str_mv SAMPAIO, Gustavo Ferreira de Oliveira. Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002809970262016