O canto de Clara : possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11498 https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.311 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo a reflexão sobre possibilidades de utilização da obra musical da intérprete Clara Nunes como recurso didático para o ensino- -aprendizagem de alguns aspectos da história afro-brasileira. Tal reflexão parte de pressupostos relacionados, de um lado, ao ensino de história e, de outro, à apropriação da música como linguagem para o ensino-aprendizagem em contexto escolar, assim como recurso substantivo para a compreensão do mundo social. Considerando-se os elementos musicais e extramusicais presentes na produção cultural de Clara Nunes, buscaremos discutir como a referida produção pode contribuir para a problematização de questões postas na efetivação da Lei 10.639/2003. |
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O canto de Clara : possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira.The singing of Clara : teaching and learning possibilities of African-Brazilian history.Clara NunesO artigo tem como objetivo a reflexão sobre possibilidades de utilização da obra musical da intérprete Clara Nunes como recurso didático para o ensino- -aprendizagem de alguns aspectos da história afro-brasileira. Tal reflexão parte de pressupostos relacionados, de um lado, ao ensino de história e, de outro, à apropriação da música como linguagem para o ensino-aprendizagem em contexto escolar, assim como recurso substantivo para a compreensão do mundo social. Considerando-se os elementos musicais e extramusicais presentes na produção cultural de Clara Nunes, buscaremos discutir como a referida produção pode contribuir para a problematização de questões postas na efetivação da Lei 10.639/2003.This article aims to reflect on possibilities of use of the musical work of the interpreter Clara Nunes as a teaching resource for teaching and learning some aspects of African-Brazilian history. This reflection is based on assumptions related to the teaching of history and on the appropriation of music as a language for teaching and learning in schools, as well as substantive resource for understanding the social world. Considering the musical and extra-musical elements present in the cultural production of Clara Nunes, we discuss how such production can contribute to problematic issues put into effect in the Law 10.639/2003.2019-06-07T17:54:33Z2019-06-07T17:54:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROZA, L. M. O canto de Clara : possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira. Revista História Hoje, v. 6, n. 11, p. 100-117, 2017. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311/225>. Acesso em: 21 mar. 2019.1806-3993http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11498https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.311Os trabalhos publicados pela Revista História Hoje estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista História Hoje <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessRoza, Luciano Magelaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-07T17:54:33Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11498Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-07T17:54:33Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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