Avaliação do perigo relacionado à queda de blocos em rodovias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Guilherme José Cunha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3346
Resumo: A malha rodoviária brasileira está inserida num ambiente geológico bastante heterogêneo, onde trechos transpõem maciços rochosos diversos e descontínuos, com características geotécnicas muitas vezes desconhecidas ou incertas. Taludes rochosos são superfícies potencialmente instáveis, que freqüentemente condicionam quedas de blocos, afetando a segurança dos usuários de rodovias, a infra-estrutura dos transportes e o meio ambiente. O comportamento geológico-geotécnico dos maciços rochosos e as condições geométricas e de trafegabilidade das rodovias são aspectos fundamentais na avaliação do perigo de queda de blocos. Esta pesquisa busca aplicar um método de avaliação do perigo de queda de blocos rochosos em taludes de rodovias do Estado do Espírito Santo, objetivando a classificação e hierarquização dos segmentos com base em critérios definidos. O esforço deste trabalho corresponde a um primeiro passo para a correção de problemas em taludes de rodovias causados pelas quedas de blocos. A abrangência deste estudo esteve condicionada a levantamentos de campo, incluindo a aplicação de sistema de classificação geomecânica aos maciços cristalinos que constituem as litologias das encostas rodoviárias capixabas. O comportamento geomecânico dos maciços foi similar, atestando para taludes com boas propriedades geotécnicas, apesar de, na maioria das vezes, as descontinuidades constituírem planos com mergulho adverso à estabilidade dos taludes. Neste contexto, taludes rochosos em doze segmentos rodoviários do Espírito Santo foram investigados, a partir de parâmetros, visando à obtenção de um índice para expressar o grau de perigo aos condutores que trafegam pelos trechos, denominado índice de queda de blocos (IQB). O IQB é obtido da soma de oito parâmetros: altura do talude, área de captação, risco médio ao veículo, porcentagem da distância de visibilidade, largura do pavimento, dimensão do bloco, condição climática e característica geológica. Os taludes foram analisados individualmente, avaliando-se a influência de cada parâmetro na pontuação global. A efetividade dos parâmetros no método adotado também foi avaliada. Os taludes problemáticos foram identificados, definindo-se ainda medidas prioritárias para intervenções em cada trecho, de forma a minimizar os problemas causados em cada segmento.
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O esforço deste trabalho corresponde a um primeiro passo para a correção de problemas em taludes de rodovias causados pelas quedas de blocos. A abrangência deste estudo esteve condicionada a levantamentos de campo, incluindo a aplicação de sistema de classificação geomecânica aos maciços cristalinos que constituem as litologias das encostas rodoviárias capixabas. O comportamento geomecânico dos maciços foi similar, atestando para taludes com boas propriedades geotécnicas, apesar de, na maioria das vezes, as descontinuidades constituírem planos com mergulho adverso à estabilidade dos taludes. Neste contexto, taludes rochosos em doze segmentos rodoviários do Espírito Santo foram investigados, a partir de parâmetros, visando à obtenção de um índice para expressar o grau de perigo aos condutores que trafegam pelos trechos, denominado índice de queda de blocos (IQB). O IQB é obtido da soma de oito parâmetros: altura do talude, área de captação, risco médio ao veículo, porcentagem da distância de visibilidade, largura do pavimento, dimensão do bloco, condição climática e característica geológica. Os taludes foram analisados individualmente, avaliando-se a influência de cada parâmetro na pontuação global. A efetividade dos parâmetros no método adotado também foi avaliada. Os taludes problemáticos foram identificados, definindo-se ainda medidas prioritárias para intervenções em cada trecho, de forma a minimizar os problemas causados em cada segmento.The Brazilian roadways are inserted in a quite heterogeneous geological region, where roads transpose several discontinuous rock masses, with uncertain geotechnical characteristics or, a lot of times, ignored. Rock slopes are potentially unstable surfaces, which frequently condition rockfall movements, affecting highway users safety, the transports infrastructure and the environment. The geological-geotechnical behavior of rock masses and the geometric and traffic conditions of highways are fundamental aspects in rockfall evaluation. This research look for apply a method of rockfall evaluation in slopes of highways sections, aiming at slope classification and hierarchization with base in a defined criteria. The effort of this work corresponds to a first step for problems correction in highway slopes caused by rockfalls. The inclusion of this study was conditioned to field investigations, including geomechanics classification system application to crystalline rock masses that constitute the geology of Espírito Santo slopes on roads. Geomechanic’s slopes behavior was similar, attesting for rock masses with good geotechnical properties, in spite of, most of the time, the discontinuities constitute plans with adverse dip to the slope stability. In this context, rock slopes in twelve Espírito Santo’s road sections were investigated, from parameters, seeking the obtaining of an index to express the degree of hazard to drivers that travel at these highways, denominated rockfall index (IQB). IQB is obtained from the sum of eight parameters: slope height, catchment area effectiveness, average vehicle risk, percentage of decision sigth distance, roadway width, block size, climate and geologic characteristic. Slopes were analyzed individually, being evaluated the influence of each parameter in the global rating. The parameter’s effectiveness in the adopted method was evaluated also. The slopes were nested, being defined still priority measures for interventions in each place, in way to minimize the roadway problems.Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Sobreira, Frederico GarciaGomes, Guilherme José Cunha2013-10-10T12:19:08Z2013-10-10T12:19:08Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, J. C. Avaliação do perigo relacionado à queda de blocos em rodovias. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3346porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-26T12:09:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-26T12:09:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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