Presença e inacabamento : aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12977 https://doi.org/10.5965/1414573103362019376 |
Resumo: | O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas. |
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Presença e inacabamento : aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire.Presence and unfinishing : approximations between dance and the critical thinking of Paulo Freire.CorpoCorporeidade críticaMicropolíticaO presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.This essay seeks to generate intersection zones between central dimensions of the thinking of the revolutionary Brazilian educator Paulo Freire, protagonist of the Pedagogy of the Oppressed, and some contemporary procedures of creation in the field of dance. These overlaps thus allow the design of a critical perspective that underlies other possible relationships between the body and society by claiming a fluid, politicized and historicized corporeality. The investigation of the gesture and the materiality of the body in dance thus contributes to a problematization of the fundamental paradigms of our modernized western societies.2020-11-21T17:30:28Z2020-11-21T17:30:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPERETTA, E. S. Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 376-395, nov./dez. 2019. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15807>. Acesso em: 27 set. 2020.1414-5731http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12977https://doi.org/10.5965/1414573103362019376ark:/61566/0013000009fwqO periódico Urdimento permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1876>. Acesso em: 29 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPeretta, Éden Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T21:02:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T21:02:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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