Indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens futebolistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Hugo Leonardo Barros de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Emerson Filipino, Barbosa, Davi Mól, Matta, Marcelo de Oliveira, Marins, João Carlos Bouzas, Werneck, Francisco Zacaron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15721
Resumo: Introdução: O processo de identificação, seleção e desenvolvimento de um jovem futebolista requer análises de fatores relevantes para que o mesmo alcance seu melhor desempenho. Devido aos altos investimentos no futebol, pesquisadores têm investigado quais são os critérios utilizados pelos treinadores neste processo. Objetivo: Comparar indicadores multidimensionais do talento esportivo em jovens futebolistas classificados como alto e baixo potencial esportivo, de acordo com a percepção subjetiva dos treinadores. Metodologia: O estudo contou com 188 futebolistas das categorias sub13 (n=41), sub15 (n=95) e sub17 (n=52) do Projeto Futebol-UFJF, com treinamento regular nos últimos seis meses. Participaram como avaliadores sete técnicos formados em Educação Física, com idade média de 25,4 ± 2,2 anos e com experiência na modalidade de 3,2 ± 2,6 anos. Os futebolistas foram submetidos a uma bateria de testes para avaliação de indicadores antropométricos, físico-motores, psicológicos, socioambientais, maturacionais, técnicos e táticos. Os treinadores classificaram os seus atletas quanto ao potencial para desempenho no futuro numa escala de um (ruim) a cinco (excelente), sendo classificados como alto potencial (quatro e cinco: n=75) e baixo potencial (um a três: n=113). O tratamento estatístico empregado foi o teste t de Student com nível de significância de 5% e o d de Cohen para avaliação do tamanho do efeito. RESULTADOS: Os futebolistas de alto potencial foram mais rápidos na corrida de 10 m (s) (1,78 ± 0,15 vs. 1,82 ± 0,12; p=0,05) e mais ágeis (s) (7,7 ± 0,5 vs. 8,0 ± 0,5; p=0,001), apresentaram maior experiência esportiva nas variáveis idade de início (anos) (7,1 ± 2,3 vs. 8,3 ± 3,0; p=0,005) e tempo de prática (anos) (7,4 ± 2,8 vs. 6,3 ± 3,2; p=0,03), maiores valores de confiança/motivação (2,30 ± 0,54 vs. 2,11 ± 0,51; p=0,03) e livre de preocupação (1,44 ± 0,71 vs. 1,23 ± 0,70; p=0,04), maior conhecimento tático declarativo (pts) (6,8 ± 0,6 vs. 6,5 ± 0,7; p=0,002) e melhor desempenho no teste de habilidade técnica de drible (s) (10,80 ± 0,80 vs. 11,35 ± 1,60; p=0,01). Conclusões: Jovens futebolistas de alto potencial apresentaram melhores resultados em indicadores físico-motores (velocidade e agilidade), psicológicos (confiança/motivação e livre de preocupação), socioambientais (idade de início e tempo de prática) e tático-técnico (conhecimento tático declarativo e habilidade de drible) quando comparados aos futebolistas de baixo potencial.
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RESULTADOS: Os futebolistas de alto potencial foram mais rápidos na corrida de 10 m (s) (1,78 ± 0,15 vs. 1,82 ± 0,12; p=0,05) e mais ágeis (s) (7,7 ± 0,5 vs. 8,0 ± 0,5; p=0,001), apresentaram maior experiência esportiva nas variáveis idade de início (anos) (7,1 ± 2,3 vs. 8,3 ± 3,0; p=0,005) e tempo de prática (anos) (7,4 ± 2,8 vs. 6,3 ± 3,2; p=0,03), maiores valores de confiança/motivação (2,30 ± 0,54 vs. 2,11 ± 0,51; p=0,03) e livre de preocupação (1,44 ± 0,71 vs. 1,23 ± 0,70; p=0,04), maior conhecimento tático declarativo (pts) (6,8 ± 0,6 vs. 6,5 ± 0,7; p=0,002) e melhor desempenho no teste de habilidade técnica de drible (s) (10,80 ± 0,80 vs. 11,35 ± 1,60; p=0,01). Conclusões: Jovens futebolistas de alto potencial apresentaram melhores resultados em indicadores físico-motores (velocidade e agilidade), psicológicos (confiança/motivação e livre de preocupação), socioambientais (idade de início e tempo de prática) e tático-técnico (conhecimento tático declarativo e habilidade de drible) quando comparados aos futebolistas de baixo potencial.Introduction: The process of identifying, selecting and developing a young soccer player requires an analysis of relevant factors to achieve their best performance. Due to the high investments in soccer, researchers have been investigating the criteria used by coaches in this process. Objective: To compare multidimensional talent indicators in young soccer players, classified as high and low sport potential, according to coaches’ assessment. Methodology: The study included 188 soccer players from the U-13 (n=41), U-15 (n=95) and U- 17 (n=52) categories from Projeto de Futebol-UFJF, with regular training in the last six months. Seven soccer coaches with a degree in Physical Education participated as evaluators, with an average age of 25.4 ± 2.2 years and 3.2 ± 2.6 years of experience in the modality. The soccer players were submitted to a battery of tests to assess anthropometric, physical, psychological, environmental, maturational, technical and tactical indicators. Coaches rated their athletes for future performance potential on a scale of one (bad) to five (excellent), being rated as high potential (four-five: n=75) and low potential (one to three: n= 113). The statistical treatment used was Student's t test at a significance level of 5% and the Cohen's d test to assess the effect size. Results: High potential soccer players were faster in the 10 m (s) race (1,78 ± 0,15 vs. 1,82 ± 0,12; p=0,05) and also showed better agility (s) (7,7 ± 0,5 vs. 8,0 ± 0,5; p=0,001) presented higher experience in sport related to starting age (years) (7,1 ± 2,3 vs. 8,3 ± 3,0; p=0,005) and time of practice (years) (7,4 ± 2,8 vs. 6,3 ± 3,2; p=0,03), higher values of confidence/motivation (2,30 ± 0,54 vs. 2,11 ± 0,51; p=0,03) and free from worry (1,44 ± 0,71 vs. 1,23 ± 0,70; p=0,04), greater tactical declarative knowledge (6,8 ± 0,6 vs. 6,5 ± 0,7; p=0,002) and better performance in the technical dribbling skill test (s) (10,80 ± 0,80 vs. 11,35 ± 1,60; p=0,01). Conclusions: Young high potential soccer players showed better results in physical (speed and agility), psychological (confidence/motivation and free from worry), environmental (starting age and time of practice) and tactical-technical (tactical declarative knowledge and technical dribbling skill) when compared to players with low potential.2022-11-01T20:46:27Z2022-11-01T20:46:27Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAULA, H. L. B. de et al. Indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens futebolistas. Revista Brasileira de Futebol, v. 14, n. 2, p. 49–68, 2021. Disponível em: <https://rbf.ufv.br/index.php/RBFutebol/article/view/350/242>. Acesso em: 11 out. 2022.1983-7194http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15721Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Futebol estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Futebol <http://www.seer.ufv.br/seer/rbf/index.php/RBFutebol/index>. Acesso em: 03 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Hugo Leonardo Barros deCoelho, Emerson FilipinoBarbosa, Davi MólMatta, Marcelo de OliveiraMarins, João Carlos BouzasWerneck, Francisco Zacaronporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-11-01T20:46:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15721Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-11-01T20:46:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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