O uso do aço inox nas estruturas da fuselagem de aeronaves.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio Rodrigo de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2797
Resumo: Neste trabalho faz-se um estudo dos parâmetros de projetos, principalmente relativos às ações atuantes em estruturas de aeronaves de pequeno porte cujo sistema estrutural da fuselagem é executado com tubos circulares de aço inoxidável. Material este usado em alguns tipos de aeronaves de pequeno porte por possuir características peculiares de alta resistência à corrosão e alta resistência mecânica. Usa-se o software de Elementos Finitos (EF) ANSYS para a modelagem geométrica e lançamento das ações e consequente determinações dos esforços nos elementos estruturais. A partir das informações dos elementos mais solicitados, avalia-se as resistências das barras mais solicitadas usando-se como referência a Norma Americana (SPECIFICATION FOR THE DESIGN OF COLD-FORMED STAINLESS STEEL STRUCTURAL MEMBER) para tal fim, já que em nosso país ainda carece de norma específica com este objetivo. Desta forma, este trabalho objetiva também fornecer subsídios para viabilizar a publicação de uma futura norma brasileira específica para a área. Conforme avaliação feita nas barras mais solicitadas da estrutura da fuselagem da aeronave FALCÃO AG-21, tanto com relação à tração como para a compressão pela flambagem global e local foram satisfeitas. Verificando-se ainda a possibilidade de diminuição dos diâmetros dos tubos utilizados na estrutura da fuselagem, reduzindo o consumo de combustível e consequentemente minimizando o custo para a produção do mesmo.
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A partir das informações dos elementos mais solicitados, avalia-se as resistências das barras mais solicitadas usando-se como referência a Norma Americana (SPECIFICATION FOR THE DESIGN OF COLD-FORMED STAINLESS STEEL STRUCTURAL MEMBER) para tal fim, já que em nosso país ainda carece de norma específica com este objetivo. Desta forma, este trabalho objetiva também fornecer subsídios para viabilizar a publicação de uma futura norma brasileira específica para a área. Conforme avaliação feita nas barras mais solicitadas da estrutura da fuselagem da aeronave FALCÃO AG-21, tanto com relação à tração como para a compressão pela flambagem global e local foram satisfeitas. Verificando-se ainda a possibilidade de diminuição dos diâmetros dos tubos utilizados na estrutura da fuselagem, reduzindo o consumo de combustível e consequentemente minimizando o custo para a produção do mesmo.In this work, it was accomplished a study on the projects parameters, specially the ones related to the actions used in small aircrafts structures where the structural system is made with stainless steel circular tubes. This material is used in some aircrafts because of its peculiar properties, corrosion and mechanic high resistances. The “Software de ElementosFinitos” (Finite Elements Software) ANSYS is used in the geometric modeling and actions launch, consequently, it’s used to determinate the strength spent in the structural elements. Based on the information about the most requested elements, the most consumed inoxidable steel bar resistances are evaluated, and are pointed the positions where it should be verified the discretization tensions’ concentrations in finite elements and by the Von Mises criteria about the resistance in ductile material. The American norm of “specification for the design of cold-formed stainless steel structural member” is used to verify the most used bar’s resistances, because our country (Brazil) still needs to have its own norms for this end, then, this work still aims to provide subsidies for the publication of a future possible Brazilian norm for this area. With the structural analysis if the bars, the most requested bars at the “FALCÃO AG-21’ airplane fuselage are verified about the compression (global and local buckling) and traction, if the original sizing adopted was appropriated. The bars evaluated past slackly, what can permit the diminution of their dimensions, consequently reducing their weight, operational and production costs.Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Aço - estruturasAço inoxidávelAeronavesChapas de açoTubosO uso do aço inox nas estruturas da fuselagem de aeronaves.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2797/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_UsoAçoInox.PDFDISSERTAÇÃO_UsoAçoInox.PDFapplication/pdf2089124http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2797/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_UsoA%c3%a7oInox.PDF240e48e6863deff584e9e638c4cc8bf3MD51123456789/27972019-04-05 11:28:34.607oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-05T15:28:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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