Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbosa, Cirléia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.
id UFOP_f86b1353a87e8333bcdf1db20d8e5916
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/4578
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Professional knowledge and geometric thinking : the case of a primary school teacher.Educação matemáticaPensamento geométricoDesenvolvimento profissionalProfessores dos anos iniciaisEste artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.This article presents a case study whose focus is to investigate the mobilization of knowledge from a teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, to participate in a study group focused on the development of geometrical thinking. Data were collected through diagnoses of geometrical knowledge, records produced by the teacher, researcher’s field diary, an interview and audio recordings and/or video meetings. The results show the development of the geometrical thinking of teacher – expressed not only by the improvement of the language used, but mainly by the records produced by it – as well as certain transformation of knowledge into pedagogical knowledge.2015-03-10T13:57:10Z2015-03-10T13:57:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, A. C.; BARBOSA, C. P. Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 93-112, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/347/440>. Acesso em: 06 mar. 2015.2178-7727http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana CristinaBarbosa, Cirléia Pereiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-24T15:42:13Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/4578Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-24T15:42:13Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Professional knowledge and geometric thinking : the case of a primary school teacher.
title Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
spellingShingle Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ferreira, Ana Cristina
Educação matemática
Pensamento geométrico
Desenvolvimento profissional
Professores dos anos iniciais
title_short Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_full Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_fullStr Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_sort Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
author Ferreira, Ana Cristina
author_facet Ferreira, Ana Cristina
Barbosa, Cirléia Pereira
author_role author
author2 Barbosa, Cirléia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Cristina
Barbosa, Cirléia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Pensamento geométrico
Desenvolvimento profissional
Professores dos anos iniciais
topic Educação matemática
Pensamento geométrico
Desenvolvimento profissional
Professores dos anos iniciais
description Este artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-10T13:57:10Z
2015-03-10T13:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, A. C.; BARBOSA, C. P. Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 93-112, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/347/440>. Acesso em: 06 mar. 2015.
2178-7727
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578
identifier_str_mv FERREIRA, A. C.; BARBOSA, C. P. Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 93-112, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/347/440>. Acesso em: 06 mar. 2015.
2178-7727
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853079318528