Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000dzf3
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326
http://dx.doi.org/10.5380/re.v39i2.28893
Resumo: Nos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório.
id UFOP_fc35b567bee30ad087a0be099384e3ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5326
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.Delimitation of the relevant market in the resale of fuel, gasoline C, hydrated alcohol and vehicular natural gas : an analysis via products.Gasolina CÁlcool hidratadoGás natural veicularHydrated alcoholNatural gas for vehiclesNos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório.In recent years, the market for fuel has undergone changes due to the expansion of sales of alternative fuels to gasoline, hydrated alcohol and natural gas. Given this scenario, the objective was to define the relevant market for the fuel, gasoline C, hydrous ethanol and compressed natural gas (CNG) in the na¬tional market, from January 2002 to December 2008. To this end, we used the cointegration tests, decomposition of the variance of prediction error and Granger causality. The results showed that the three fuels are the same relevant market product. Therefore, any change in the price of one, can generate substitution, so that such changes may have only a transitory nature.2015-05-14T19:42:22Z2015-05-14T19:42:22Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, R. A. S. Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos. Revista de Economia, Curitiba, v. 39, p. 93, 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/article/view/28893>. Acesso em: 24 mar. 2015.2316-9397http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326http://dx.doi.org/10.5380/re.v39i2.28893ark:/61566/001300000dzf3Os trabalhos publicados na Revista de Economia são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista de Economia <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 24 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rosangela Aparecida Soaresporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T02:10:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5326Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T02:10:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
Delimitation of the relevant market in the resale of fuel, gasoline C, hydrated alcohol and vehicular natural gas : an analysis via products.
title Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
spellingShingle Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Gasolina C
Álcool hidratado
Gás natural veicular
Hydrated alcohol
Natural gas for vehicles
title_short Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
title_full Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
title_fullStr Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
title_full_unstemmed Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
title_sort Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.
author Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
author_facet Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Gasolina C
Álcool hidratado
Gás natural veicular
Hydrated alcohol
Natural gas for vehicles
topic Gasolina C
Álcool hidratado
Gás natural veicular
Hydrated alcohol
Natural gas for vehicles
description Nos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-14T19:42:22Z
2015-05-14T19:42:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, R. A. S. Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos. Revista de Economia, Curitiba, v. 39, p. 93, 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/article/view/28893>. Acesso em: 24 mar. 2015.
2316-9397
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326
http://dx.doi.org/10.5380/re.v39i2.28893
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000dzf3
identifier_str_mv FERNANDES, R. A. S. Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos. Revista de Economia, Curitiba, v. 39, p. 93, 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/article/view/28893>. Acesso em: 24 mar. 2015.
2316-9397
ark:/61566/001300000dzf3
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326
http://dx.doi.org/10.5380/re.v39i2.28893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705796836786177