Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2784 |
Resumo: | A conservação de um Centro Histórico é uma atividade que envolve aspectos múltiplos, passando pelo conhecimento dos materiais e das técnicas construtivas, dos agentes de degradação, das características do solo, da utilização dos espaços, e ainda outros. No caso de Ouro Preto, um aspecto a ser considerado é a incidência de vibrações mecânicas causadas pelo trânsito de veículos automotores. Estas vibrações são transmitidas do solo para as edificações, podendo causar danos. A intensidade e a desordem do trânsito de veículos na cidade de Ouro Preto geram um grave problema para a comunidade. Observamos com freqüência a ocorrência de acidentes, pondo em risco a integridade física das pessoas, e de danos ao patrimônio causados pelo efeito das vibrações. Esta dissertação estabelece os parâmetros científicos necessários ao entendimento da forma e das conseqüências da presença das vibrações no acervo edificado. Fornece os elementos e possibilita a formatação de um mapa de risco de danos para os setores de maior interesse de preservação. Para tanto, são utilizados conceitos científicos consagrados relacionados à composição e ao comportamento da matéria, conceitos matemáticos e estatísticos aplicados aos resultados obtidos nas medições das vibrações mecânicas dos solos superficiais, e ainda conceitos teóricos específicos da ciência da conservação e do restauro. Tal mapa foi idealizado a partir do cruzamento dos dados obtidos ao longo de pesquisa (tipo de solo, sistema construtivo, período do ano, horário, tipo e fluxo de veículos, níveis de vibração), e deverá subsidiar as ações restritivas ao trânsito de veículos no Centro Histórico. Ele pretende apresentar de forma clara e precisa os resultados obtidos na pesquisa, e facilita o entendimento das condições às quais estão submetidos determinados monumentos existentes na cidade. |
id |
UFOP_fcb05b9a35eaad94d3b088f3f747115f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/2784 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Resende, Luiz Mauro deCosta, Adilson Rodrigues da2013-04-19T14:44:38Z2013-04-19T14:44:38Z2011RESENDE, L. M. de. Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2784A conservação de um Centro Histórico é uma atividade que envolve aspectos múltiplos, passando pelo conhecimento dos materiais e das técnicas construtivas, dos agentes de degradação, das características do solo, da utilização dos espaços, e ainda outros. No caso de Ouro Preto, um aspecto a ser considerado é a incidência de vibrações mecânicas causadas pelo trânsito de veículos automotores. Estas vibrações são transmitidas do solo para as edificações, podendo causar danos. A intensidade e a desordem do trânsito de veículos na cidade de Ouro Preto geram um grave problema para a comunidade. Observamos com freqüência a ocorrência de acidentes, pondo em risco a integridade física das pessoas, e de danos ao patrimônio causados pelo efeito das vibrações. Esta dissertação estabelece os parâmetros científicos necessários ao entendimento da forma e das conseqüências da presença das vibrações no acervo edificado. Fornece os elementos e possibilita a formatação de um mapa de risco de danos para os setores de maior interesse de preservação. Para tanto, são utilizados conceitos científicos consagrados relacionados à composição e ao comportamento da matéria, conceitos matemáticos e estatísticos aplicados aos resultados obtidos nas medições das vibrações mecânicas dos solos superficiais, e ainda conceitos teóricos específicos da ciência da conservação e do restauro. Tal mapa foi idealizado a partir do cruzamento dos dados obtidos ao longo de pesquisa (tipo de solo, sistema construtivo, período do ano, horário, tipo e fluxo de veículos, níveis de vibração), e deverá subsidiar as ações restritivas ao trânsito de veículos no Centro Histórico. Ele pretende apresentar de forma clara e precisa os resultados obtidos na pesquisa, e facilita o entendimento das condições às quais estão submetidos determinados monumentos existentes na cidade.The conservation of a historical site is an activity which involves multiple aspects, going through the knowledge of material and constructing techniques, the agents of degradation, the characteristics of the settling soil, the use of spaces and others. In the case of Ouro Preto, one aspect to be considered is the incidence of mechanical vibrations caused by the traffic of vehicles. Those vibrations are transmitted from the soil to the buildings and may cause damage. The intensity and disorder of traffic of vehicles in the city of Ouro Preto cause a great problem to the community. We have often observed the occurrence of accidents, threatening one’s physical integrity and the damages to the historical heritage caused by the effect of vibrations. This insight sets the necessary scientific parameters to the knowledge of the way and consequences of the presence of vibrations within the built heritage. It supplies the elements and enables the making of a damage risk map to the areas of greater interest of preservation. For so, old scientific concepts related to the composition and behavior of material, mathematical and statistical concepts applied to the results obtained in the measurements of mechanical vibrations on superficial soils, and moreover specific theorical concepts of the science of conservation and restoration are used. Such map was idealized from the crossing of data obtained throughout the research (type of soil, constructing system, time of year, time of day, type and flux of vehicles, levels of vibration), and shall subsidize the restrictive actions to traffic of vehicles in the Historical Center. It aims to show, clearly and precisely, the results gained in the research and helps understanding the conditions to which some city landmarks are submitted.Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.VibraçãoMecânica - vibraçãoMonumentos - preservaçãoPatrimônio culturalConservação e restauraçãoAnálise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2784/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_ AnáliseRiscoDanos.pdfDISSERTAÇÃO_ AnáliseRiscoDanos.pdfapplication/pdf6012215http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2784/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_%20An%c3%a1liseRiscoDanos.pdf5112b904794edb587f16f813b41b7bb2MD51123456789/27842019-04-04 14:44:51.286oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-04T18:44:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
title |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
spellingShingle |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. Resende, Luiz Mauro de Vibração Mecânica - vibração Monumentos - preservação Patrimônio cultural Conservação e restauração |
title_short |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
title_full |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
title_fullStr |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
title_full_unstemmed |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
title_sort |
Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. |
author |
Resende, Luiz Mauro de |
author_facet |
Resende, Luiz Mauro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Luiz Mauro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Adilson Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Costa, Adilson Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vibração Mecânica - vibração Monumentos - preservação Patrimônio cultural Conservação e restauração |
topic |
Vibração Mecânica - vibração Monumentos - preservação Patrimônio cultural Conservação e restauração |
description |
A conservação de um Centro Histórico é uma atividade que envolve aspectos múltiplos, passando pelo conhecimento dos materiais e das técnicas construtivas, dos agentes de degradação, das características do solo, da utilização dos espaços, e ainda outros. No caso de Ouro Preto, um aspecto a ser considerado é a incidência de vibrações mecânicas causadas pelo trânsito de veículos automotores. Estas vibrações são transmitidas do solo para as edificações, podendo causar danos. A intensidade e a desordem do trânsito de veículos na cidade de Ouro Preto geram um grave problema para a comunidade. Observamos com freqüência a ocorrência de acidentes, pondo em risco a integridade física das pessoas, e de danos ao patrimônio causados pelo efeito das vibrações. Esta dissertação estabelece os parâmetros científicos necessários ao entendimento da forma e das conseqüências da presença das vibrações no acervo edificado. Fornece os elementos e possibilita a formatação de um mapa de risco de danos para os setores de maior interesse de preservação. Para tanto, são utilizados conceitos científicos consagrados relacionados à composição e ao comportamento da matéria, conceitos matemáticos e estatísticos aplicados aos resultados obtidos nas medições das vibrações mecânicas dos solos superficiais, e ainda conceitos teóricos específicos da ciência da conservação e do restauro. Tal mapa foi idealizado a partir do cruzamento dos dados obtidos ao longo de pesquisa (tipo de solo, sistema construtivo, período do ano, horário, tipo e fluxo de veículos, níveis de vibração), e deverá subsidiar as ações restritivas ao trânsito de veículos no Centro Histórico. Ele pretende apresentar de forma clara e precisa os resultados obtidos na pesquisa, e facilita o entendimento das condições às quais estão submetidos determinados monumentos existentes na cidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-19T14:44:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-19T14:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RESENDE, L. M. de. Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2784 |
identifier_str_mv |
RESENDE, L. M. de. Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2784/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2784/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_%20An%c3%a1liseRiscoDanos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5112b904794edb587f16f813b41b7bb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685738479157248 |