Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Wellington Geraldo Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11033
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_fd140966fb0d7c61bfab9d29a3b8eb20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11033
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.Química - estudo e ensinoEstequiometriaJogos educativosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.As atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.The ludic-pedagogic activities are tools that collaborate in stimulating the students to the appreciation of contents while they become activities of pleasure. The balance of these roles makes this strategy viable to the school environment. This research, of a qualitative nature, sought to investigate the contributions of the Global Environmentalist game as a pedagogical intervention to approach the stoichiometric calculation content. The present research was carried out in two schools of the private school located in Belo Horizonte, Minas Gerais, for 42 students of the 1st grade of High School. The thematic approach, stoichiometric calculation, was chosen because it is a content considered difficult to understand by the students, while the game instrument, because it is considered a differentiated strategy. In the first moment of the research was elaborated the game, with rules, adequate layout and necessary component. The second moment of the research constitutes in the presentation and application of the game to the students. The Productive Disciplinary Engagement, at this stage, was evaluated by the contributions that the game provided. For data collection, video recordings, photographs, field book records and the application of questionnaires were carried out. These involved questions of appreciation of play activity as relevant in reviewing content and validating play as an educational tool. In a third moment the data were analyzed by means of the Discursive Textual Analysis technique. The emphasis of this research lies in the verification of the contributions of the Global Environmentalist game regarding the review and application of the stoichiometric calculation content in problem issues. The results of the analysis allowed us to deduce that the Global Environmentalist game presents itself as a potential recursive tool for learning this content.Souza, Gilmar Pereira deSantos, Cláudio Gouvêa dosSouza, Gilmar Pereira deCruz, Luciana Hoffert CastroFerry, Alexandre da SilvaAmaral, Wellington Geraldo Lima2019-04-16T15:15:50Z2019-04-16T15:15:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfAMARAL, Wellington Geraldo Lima. Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11033Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 31/03/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-16T15:15:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11033Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-16T15:15:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
title Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
spellingShingle Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
Amaral, Wellington Geraldo Lima
Química - estudo e ensino
Estequiometria
Jogos educativos
title_short Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
title_full Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
title_fullStr Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
title_full_unstemmed Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
title_sort Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
author Amaral, Wellington Geraldo Lima
author_facet Amaral, Wellington Geraldo Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Gilmar Pereira de
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Souza, Gilmar Pereira de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Ferry, Alexandre da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Wellington Geraldo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Estequiometria
Jogos educativos
topic Química - estudo e ensino
Estequiometria
Jogos educativos
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-16T15:15:50Z
2019-04-16T15:15:50Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Wellington Geraldo Lima. Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11033
identifier_str_mv AMARAL, Wellington Geraldo Lima. Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002857710878720