De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_ff697a43fb82ceae5b17118d7ad8f7bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/11773 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Vilaça, Danilo Marcos AzevedoFurtado, José LuizFigueiredo, Virgínia de AraújoSilva, Cíntia Vieira daFurtado, José Luiz2019-10-30T11:48:10Z2019-10-30T11:48:10Z2019VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A dissertação apresenta as críticas de Merleau-Ponty ao modelo de análise representacionista da modernidade sob dois aspectos, o primeiro (derivado da fenomenologia husserliana) diz respeito à explicação da percepção pelas teorias do conhecimento do período, cuja as abordagens estabelecem a representação ideal como intermediária da relação consciência-mundo; o segundo refere-se a apreciação estética, na qual as obras de arte são interpretadas pelo seu caráter figural, mimético e representacional. A proposta é desenvolver a última questão como consequência da primeira e assim indicar uma coesão entre as análises fenomenológicas/ontológicas do âmbito mais geral da filosofia do autor e suas reflexões sobre estética e arte. O cinema surge como o objeto artístico que evidencia as duas problemáticas mencionadas. Afinal, se observarmos o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as reflexões referentes ao estatuto representativo de tal arte, pode-se concluir que o filme, apesar utilizar como “matéria-prima” a “impressão fotográfica do mundo”, não deve ser encarado unicamente sob o ponto de vista mimético-representativo.This thesis presents Merleau-Ponty's criticisms of representationalist model of analysis in two aspects, the first one (derived from Husserlian phenomenology) concerns the explanation of perception by theories of knowledge of the period, whose approaches establish the ideal representation as intermediate of the consciousness-world relation; the second refers to aesthetic appreciation, in which works of art are interpreted by their figural, mimetic and representational character. The proposal is to develop the latter question as a consequence of the first and thus indicate a cohesion between the phenomenological/ontological analyzis on the more general scope of the author's philosophy and his reflections on aesthetics and art. Cinema appears as the artistic object that highlights the two issues mentioned. After all, if we look at the development of cinematographic language and the reflections on the representative status of such art, one can conclude that the film, although using the "photographic print of the world" as the "raw material", shouldn’t be considered only from the representative standpoint.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessMaurice Merleau-PontyFenomenologiaEstéticaRepresentação - filosofiaCinemaDe Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_HusserlPercepçãoCinematográfica.pdfDISSERTAÇÃO_HusserlPercepçãoCinematográfica.pdfapplication/pdf995200http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_HusserlPercep%c3%a7%c3%a3oCinematogr%c3%a1fica.pdf52cb9e66cd5c1e6504a3738b178eed88MD51123456789/117732019-10-30 07:48:10.4oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-30T11:48:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
title |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
spellingShingle |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. Vilaça, Danilo Marcos Azevedo Maurice Merleau-Ponty Fenomenologia Estética Representação - filosofia Cinema |
title_short |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
title_full |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
title_fullStr |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
title_full_unstemmed |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
title_sort |
De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. |
author |
Vilaça, Danilo Marcos Azevedo |
author_facet |
Vilaça, Danilo Marcos Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv |
Furtado, José Luiz Figueiredo, Virgínia de Araújo Silva, Cíntia Vieira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaça, Danilo Marcos Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Furtado, José Luiz |
contributor_str_mv |
Furtado, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maurice Merleau-Ponty Fenomenologia Estética Representação - filosofia Cinema |
topic |
Maurice Merleau-Ponty Fenomenologia Estética Representação - filosofia Cinema |
description |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-30T11:48:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-30T11:48:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773 |
identifier_str_mv |
VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/5/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/2/license_url http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/3/license_text http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/4/license_rdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_HusserlPercep%c3%a7%c3%a3oCinematogr%c3%a1fica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 52cb9e66cd5c1e6504a3738b178eed88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685707818795008 |