Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132 |
Resumo: | Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário. |
id |
UFOR-2_2b87d3cf4a8bcb264cc5feb5c8b86a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/13132 |
network_acronym_str |
UFOR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidadesUniversidadePromoção da saúdeEducação superiorObjetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.Universidade de Fortaleza2023-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1313210.5020/18061230.2023.13132Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 36 (2023); 10Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 36 (2023); 10Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 36 (2023); 101806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporenghttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7041https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7042Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Letícia de SousaCarvalho, Renan FernandesFaria, Magda Guimarães de AraujoOliveira, Marcia Taborda CorreaMelgoza, Fernando2024-02-27T16:42:25Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13132Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2024-02-27T16:42:25Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
title |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades Bispo, Letícia de Sousa Universidade Promoção da saúde Educação superior |
title_short |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
title_full |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
title_sort |
Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades |
author |
Bispo, Letícia de Sousa |
author_facet |
Bispo, Letícia de Sousa Carvalho, Renan Fernandes Faria, Magda Guimarães de Araujo Oliveira, Marcia Taborda Correa Melgoza, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Renan Fernandes Faria, Magda Guimarães de Araujo Oliveira, Marcia Taborda Correa Melgoza, Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Letícia de Sousa Carvalho, Renan Fernandes Faria, Magda Guimarães de Araujo Oliveira, Marcia Taborda Correa Melgoza, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Promoção da saúde Educação superior |
topic |
Universidade Promoção da saúde Educação superior |
description |
Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Peer-reviewed Article" "Avaliado pelos pares" "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132 10.5020/18061230.2023.13132 |
url |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132 |
identifier_str_mv |
10.5020/18061230.2023.13132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7041 https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 36 (2023); 10 Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 36 (2023); 10 Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 36 (2023); 10 1806-1230 reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúde instname:Universidade de Fortaleza (Unifor) instacron:UFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (Unifor) |
instacron_str |
UFOR |
institution |
UFOR |
reponame_str |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
collection |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844172128419840 |