Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Letícia de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Renan Fernandes, Faria, Magda Guimarães de Araujo, Oliveira, Marcia Taborda Correa, Melgoza, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132
Resumo: Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.
id UFOR-2_2b87d3cf4a8bcb264cc5feb5c8b86a68
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/13132
network_acronym_str UFOR-2
network_name_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository_id_str
spelling Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidadesUniversidadePromoção da saúdeEducação superiorObjetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.Universidade de Fortaleza2023-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1313210.5020/18061230.2023.13132Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 36 (2023); 10Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 36 (2023); 10Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 36 (2023); 101806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporenghttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7041https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7042Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Letícia de SousaCarvalho, Renan FernandesFaria, Magda Guimarães de AraujoOliveira, Marcia Taborda CorreaMelgoza, Fernando2024-02-27T16:42:25Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13132Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2024-02-27T16:42:25Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
title Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
spellingShingle Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
Bispo, Letícia de Sousa
Universidade
Promoção da saúde
Educação superior
title_short Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
title_full Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
title_fullStr Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
title_sort Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
author Bispo, Letícia de Sousa
author_facet Bispo, Letícia de Sousa
Carvalho, Renan Fernandes
Faria, Magda Guimarães de Araujo
Oliveira, Marcia Taborda Correa
Melgoza, Fernando
author_role author
author2 Carvalho, Renan Fernandes
Faria, Magda Guimarães de Araujo
Oliveira, Marcia Taborda Correa
Melgoza, Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Letícia de Sousa
Carvalho, Renan Fernandes
Faria, Magda Guimarães de Araujo
Oliveira, Marcia Taborda Correa
Melgoza, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Promoção da saúde
Educação superior
topic Universidade
Promoção da saúde
Educação superior
description Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, noqual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas naproblematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Peer-reviewed Article"
"Avaliado pelos pares"
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132
10.5020/18061230.2023.13132
url https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132
identifier_str_mv 10.5020/18061230.2023.13132
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7041
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13132/7042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 36 (2023); 10
Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 36 (2023); 10
Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 36 (2023); 10
1806-1230
reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúde
instname:Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron:UFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron_str UFOR
institution UFOR
reponame_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
collection Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844172128419840