Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Claudenisa Mara de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Sabrina Alaide Amorim, Lopes, Maria do Socorro Vieira, Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430
Resumo: Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.
id UFOR-2_2ea5aa8c226aa81307d4f607c85dc199
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/13430
network_acronym_str UFOR-2
network_name_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository_id_str
spelling Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosAbordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosAbordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosTecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte de um trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdo que subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, onde adotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcione a geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os que apresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio de visitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados apontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente; o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento de proteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no que se refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigação qualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiais educativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Universidade de Fortaleza2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1343010.5020/18061230.2021.13430Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA 1806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430/6732Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Claudenisa Mara de Araújo Alves, Sabrina Alaide Amorim Lopes, Maria do Socorro Vieira Teixeira, Marlene Menezes de Souza2022-01-20T17:42:11Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13430Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2022-01-20T17:42:11Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
title Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
spellingShingle Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
Vieira, Claudenisa Mara de Araújo
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
title_short Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
title_full Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
title_fullStr Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
title_full_unstemmed Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
title_sort Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
author Vieira, Claudenisa Mara de Araújo
author_facet Vieira, Claudenisa Mara de Araújo
Alves, Sabrina Alaide Amorim
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
author_role author
author2 Alves, Sabrina Alaide Amorim
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Claudenisa Mara de Araújo
Alves, Sabrina Alaide Amorim
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
topic Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.
description Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Peer-reviewed Article"
"Avaliado pelos pares"
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430
10.5020/18061230.2021.13430
url https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430
identifier_str_mv 10.5020/18061230.2021.13430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430/6732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
1806-1230
reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúde
instname:Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron:UFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron_str UFOR
institution UFOR
reponame_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
collection Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844186319847424