Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430 |
Resumo: | Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo. |
id |
UFOR-2_2ea5aa8c226aa81307d4f607c85dc199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/13430 |
network_acronym_str |
UFOR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosAbordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosAbordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativosTecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte de um trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdo que subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, onde adotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcione a geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os que apresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio de visitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados apontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente; o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento de proteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no que se refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigação qualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiais educativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.Universidade de Fortaleza2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1343010.5020/18061230.2021.13430Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA 1806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430/6732Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Claudenisa Mara de Araújo Alves, Sabrina Alaide Amorim Lopes, Maria do Socorro Vieira Teixeira, Marlene Menezes de Souza2022-01-20T17:42:11Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/13430Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2022-01-20T17:42:11Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
title |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
spellingShingle |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos Vieira, Claudenisa Mara de Araújo Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. |
title_short |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
title_full |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
title_fullStr |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
title_full_unstemmed |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
title_sort |
Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos |
author |
Vieira, Claudenisa Mara de Araújo |
author_facet |
Vieira, Claudenisa Mara de Araújo Alves, Sabrina Alaide Amorim Lopes, Maria do Socorro Vieira Teixeira, Marlene Menezes de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Sabrina Alaide Amorim Lopes, Maria do Socorro Vieira Teixeira, Marlene Menezes de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Claudenisa Mara de Araújo Alves, Sabrina Alaide Amorim Lopes, Maria do Socorro Vieira Teixeira, Marlene Menezes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. |
topic |
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental. |
description |
Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte deum trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdoque subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, ondeadotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcionea geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os queapresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio devisitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultadosapontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente;o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento deproteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no quese refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigaçãoqualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiaiseducativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Peer-reviewed Article" "Avaliado pelos pares" "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430 10.5020/18061230.2021.13430 |
url |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430 |
identifier_str_mv |
10.5020/18061230.2021.13430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13430/6732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 34 (2021): SUPLEMENTO 9º e 10º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA 1806-1230 reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúde instname:Universidade de Fortaleza (Unifor) instacron:UFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (Unifor) |
instacron_str |
UFOR |
institution |
UFOR |
reponame_str |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
collection |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844186319847424 |