Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primária
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira em Promoção da Saúde |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/11471 |
Resumo: | Objetivo: descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mulheres com Dismenorreia Primária. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em três fases: levantamento bibliográfico, construção e validação do material educativo. A validação foi realizada por dez profissionais da área de saúde e por vinte e duas mulheres com Dismenorreia Primária. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para a validação de conteúdo de cada item do instrumento de avaliação e a concordância mínima de 75% entre as respostas positivas para validação da apresentação e legibilidade da cartilha. Resultados: o material educativo apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90 pelos profissionais da saúde e nível de concordância de 95,4% entre o público alvo. Para a versão final, modificações foram realizadas conforme os comentários e sugestões propostas para o aperfeiçoamento do material educativo. Conclusão: a cartilha “Cólica Menstrual (Dismenorreia Primária): Promoção e Educação em Fisioterapia na Saúde da Mulher” foi validada, e espera-se que seja utilizada para o tratamento não farmacológico de mulheres acometidas pela Dismenorreia Primária. |
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Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primáriaPromoção da SaúdeObjetivo: descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mulheres com Dismenorreia Primária. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em três fases: levantamento bibliográfico, construção e validação do material educativo. A validação foi realizada por dez profissionais da área de saúde e por vinte e duas mulheres com Dismenorreia Primária. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para a validação de conteúdo de cada item do instrumento de avaliação e a concordância mínima de 75% entre as respostas positivas para validação da apresentação e legibilidade da cartilha. Resultados: o material educativo apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90 pelos profissionais da saúde e nível de concordância de 95,4% entre o público alvo. Para a versão final, modificações foram realizadas conforme os comentários e sugestões propostas para o aperfeiçoamento do material educativo. Conclusão: a cartilha “Cólica Menstrual (Dismenorreia Primária): Promoção e Educação em Fisioterapia na Saúde da Mulher” foi validada, e espera-se que seja utilizada para o tratamento não farmacológico de mulheres acometidas pela Dismenorreia Primária.Universidade de Fortaleza2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1147110.5020/18061230.2021.11471Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 34 (2021)Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 34 (2021)Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 34 (2021)1806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporenghttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/11471/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/11471/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica CordeiroAvila, Mariana AriasDriusso, Patricia2021-08-25T11:43:14Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/11471Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2021-08-25T11:43:14Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false |
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