O YouTube fora do armário: um estudo sobre ciberativismo LGBTQIA+, identidade social e minorias ativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126372 |
Resumo: | Esta tese de doutorado teve como objetivo geral investigar o ciberativismo LGBTQIA+ no YouTube brasileiro, sua relação com a identidade social LGBTQIA+, identidade ativista e pautas/bandeiras de luta do movimento e com as minorias ativas. Para tanto, foram desenvolvidos três estudos empíricos. O primeiro estudo caracterizou o ciberativismo em canais LGBTQIA+ do YouTube brasileiro, partindo da análise de vídeos desses canais, no que se refere às suas pautas, formas, motivação e mudanças pretendidas e consistiu em uma análise de vídeos desses canais. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: (1) levantamento dos canais de ativismo LGBTQIA+ no YouTube e (2) análise documental de vídeos desses canais. Participaram da primeira etapa 281 pessoas que se reconheceram como seguidores de canais de ativismo LGBTQIA+, e que identificaram, a partir de uma lista, os canais que consideravam mais relevantes no que se refere ao ciberativismo LGBTQIA+. A partir desse levantamento, seguindo o conteúdo e o número de visualizações, foram definidos quatro vídeos a serem analisados. Os resultados indicam que os vídeos abordam a questão do preconceito, seja apresentando esse fenômeno em situações específicas, seja discutindo suas repercussões e formas de enfrentamento. O segundo estudo objetivou compreender o processo de construção de identidades ciberativistas LGBTQIA+ de criadores de canais no YouTube brasileiro, tomando como referência suas concepções de ativismo e de pertencimento grupal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade. As transcrições das entrevistas foram inseridas no software ATLASTI. A partir dos resultados, observa-se que as identidades ciberativistas são permeadas pelas noções de ativismo, pelas vivências pessoais como LGBTQIA+, pela consciência de suas pertenças sociais, pelas estratégias de resistência e de ocupação do lugar de influenciadores sociais. O terceiro estudo pretendeu explicar a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube a partir do papel da identificação grupal; da identidade ativista e comprometimento; da percepção de eficácia; da afirmação de direitos; da ideologia política; da participação política e da motivação para o ciberativismo. Realizou-se uma pesquisa quantitativa de natureza correlacional. Os resultados, alcançados por meio de análise de regressão linear múltipla no modelo stepwise, indicaram que a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube é fortalecida a partir da participação política, da identidade ativista e comprometimento e da identificação grupal ¿ solidariedade. Assim, compreende-se que o ciberativismo LGBTQIA+ no YouTube é uma forma de ativismo contemporânea, que contempla todas as perspectivas atreladas ao ativismo de rua. Na perspectiva de criadores de canais, ciberativismo e identidade social aparecem de maneiras muito interligadas, por entenderem que o compartilhamento de experiências fortalece o grupo e a autoestima individual. Na visão de seguidores, a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube também pode ser explicada pelo fator solidariedade da identificação grupal, mas, principalmente, pode ser entendida partir da participação política, identidade ativista e comprometimento daqueles que consomem esse conteúdo. Palavras-Chave: Ciberativismo, Minorias Ativas, Identidade Social, Psicologia Social |
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O YouTube fora do armário: um estudo sobre ciberativismo LGBTQIA+, identidade social e minorias ativasYouTube leaves the closet: a study on LGBTQIA+ cyberactivism, social identity and active minoritiesCiberativismoIdentidade (Sociologia)Psicologia socialEsta tese de doutorado teve como objetivo geral investigar o ciberativismo LGBTQIA+ no YouTube brasileiro, sua relação com a identidade social LGBTQIA+, identidade ativista e pautas/bandeiras de luta do movimento e com as minorias ativas. Para tanto, foram desenvolvidos três estudos empíricos. O primeiro estudo caracterizou o ciberativismo em canais LGBTQIA+ do YouTube brasileiro, partindo da análise de vídeos desses canais, no que se refere às suas pautas, formas, motivação e mudanças pretendidas e consistiu em uma análise de vídeos desses canais. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: (1) levantamento dos canais de ativismo LGBTQIA+ no YouTube e (2) análise documental de vídeos desses canais. Participaram da primeira etapa 281 pessoas que se reconheceram como seguidores de canais de ativismo LGBTQIA+, e que identificaram, a partir de uma lista, os canais que consideravam mais relevantes no que se refere ao ciberativismo LGBTQIA+. A partir desse levantamento, seguindo o conteúdo e o número de visualizações, foram definidos quatro vídeos a serem analisados. Os resultados indicam que os vídeos abordam a questão do preconceito, seja apresentando esse fenômeno em situações específicas, seja discutindo suas repercussões e formas de enfrentamento. O segundo estudo objetivou compreender o processo de construção de identidades ciberativistas LGBTQIA+ de criadores de canais no YouTube brasileiro, tomando como referência suas concepções de ativismo e de pertencimento grupal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade. As transcrições das entrevistas foram inseridas no software ATLASTI. A partir dos resultados, observa-se que as identidades ciberativistas são permeadas pelas noções de ativismo, pelas vivências pessoais como LGBTQIA+, pela consciência de suas pertenças sociais, pelas estratégias de resistência e de ocupação do lugar de influenciadores sociais. O terceiro estudo pretendeu explicar a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube a partir do papel da identificação grupal; da identidade ativista e comprometimento; da percepção de eficácia; da afirmação de direitos; da ideologia política; da participação política e da motivação para o ciberativismo. Realizou-se uma pesquisa quantitativa de natureza correlacional. Os resultados, alcançados por meio de análise de regressão linear múltipla no modelo stepwise, indicaram que a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube é fortalecida a partir da participação política, da identidade ativista e comprometimento e da identificação grupal ¿ solidariedade. Assim, compreende-se que o ciberativismo LGBTQIA+ no YouTube é uma forma de ativismo contemporânea, que contempla todas as perspectivas atreladas ao ativismo de rua. Na perspectiva de criadores de canais, ciberativismo e identidade social aparecem de maneiras muito interligadas, por entenderem que o compartilhamento de experiências fortalece o grupo e a autoestima individual. Na visão de seguidores, a participação ciberativista LGBTQIA+ no YouTube também pode ser explicada pelo fator solidariedade da identificação grupal, mas, principalmente, pode ser entendida partir da participação política, identidade ativista e comprometimento daqueles que consomem esse conteúdo. Palavras-Chave: Ciberativismo, Minorias Ativas, Identidade Social, Psicologia SocialThis doctoral thesis had the general objective of investigating LGBTQIA+ cyberactivism on Brazilian YouTube and its relationship with the LGBTQIA+ social identity, activist identity and the movement's agendas/struggle flags and with the active minorities. To this end, three empirical studies were developed. The first study characterized cyberactivism in LGBTQIA+ channels on Brazilian YouTube, based on the analysis of videos from these channels, with regard to their guidelines, forms, motivation and intended changes and consisted on an analysis of videos from these channels. The study was developed in two stages: (1) survey of LGBTQIA+ activism channels on YouTube and (2) documentary analysis of videos from these channels. 281 people which recognized themselves as followers of LGBTQIA+ activism channels participated in the first stage, and they identified, from a list, the channels they considered most relevant with regard to LGBTQIA+ cyberactivism. From this survey, following the content and the number of views, four videos were defined to be analyzed. The results indicate that the videos address the issue of prejudice, whether presenting this phenomenon in specific situations, or discussing its repercussions and ways of coping. The second study aimed to understand the process of building LGBTQIA+ cyberactivist identities of channel creators on Brazilian YouTube, taking as a reference their conceptions of activism and group belonging. For this, we used a qualitative and exploratory research based on in-depth semi-structured interviews. The interview transcripts were inserted into the ATLAS-TI software. From the results, it is observed that cyberactivist identities are permeated by the notions of activism, by the personal experiences such as LGBTQIA+, by the awareness of their social belongings and by the strategies of resistance and of occupation of these social influencers¿ place. The third study aimed to explain the cyberactivist participation LGBTQIA+ on YouTube from the role of group identification, of activist identity and commitment, of perception of effectiveness; of the affirmation of rights; of their political ideology; of political participation and of their motivation for cyberactivism. A quantitative research of a correlational nature was carried out. The results, achieved by means of multiple linear regression analysis in the stepwise model, indicated that cyberactivist participation LGBTQIA+ on YouTube is strengthened by political participation, activist identity and commitment and group identification - solidarity. Thus, it is understood that cyberactivism LGBTQIA+ on YouTube is a form of contemporary activism, which contemplates all perspectives linked to street activism. From the perspective of channel creators, cyberactivism and social identity appear to be very interlinked, since channel creators understand that sharing experiences strengthens the group and individual self-esteem. In the view of followers, the LGBTQIA+ cyberactivists participation on YouTube can also be explained by the solidarity factor of group identification, but, mainly, it can be understood from the political participation, activist identity and commitment of those who consume this content. Keywords: Cyberactivism, Active Minorities, Social Identity, Social Psychology.Tese enviada com autorização e ceretificação via C.I 52661/21 06/08/2021Viana, Luciana Maria MaiaViana, Luciana Maria MaiaMorais, Normanda Araújo deLima, Tiago Jesse Souza deCerqueira-Santos, ElderMesquita, Marcos RibeiroUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBarreira, Marília Maia Lincoln2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126372https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26090porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T10:12:42Zoai::126372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T10:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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