Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001 |
Resumo: | Objetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga. |
id |
UFOR_08386885d5f9a53c43fc9fb65d510cad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::124001 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúdeEducação e saúdeDrogas - PrevençãoAfetividadePromoção da saúdeObjetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga.This study aimed to develop a health education action, using an Affective Map Generating Instrument - IGMA, which had as its theme the prevention of drug use by students of a state public school in the city of Fortaleza. To this end, the research was attended by 21 students. The data were submitted to content analysis. From the information provided by IGMA and the Focal Group, the data were grouped into the following analysis categories: Affective Maps, Dialogues, and Health Promotion. With the ¿What is a drug?¿ Insignia, we obtained results through drawings and metaphors, which are considered an unveiling resource of affections, which together with the attribution of meaning by writing, students entered a dialectical movement of affections and feelings. Affections, adolescents and drugs were central themes of this investigation. The analysis of students' feelings about drugs, made possible the construction of images that reverberated the social, historical, subjective and affective context of each participant. We conclude with the concept that health, education, policies and programs are fundamental for improving the quality of life and health of the school population. In view of these articulations, we seek to promote the beacon in communicative action in health that, through the Affective Maps, it was possible to develop a work of articulation and meaning, based on ethics and care for students' experiences about the representation of drugs.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleSampaio, Patricia PassosLourinho, Lídia AndradeUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaQueiroz, Rafael Ayres de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24316porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:03:15Zoai::124001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:03:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
title |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
spellingShingle |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde Queiroz, Rafael Ayres de Educação e saúde Drogas - Prevenção Afetividade Promoção da saúde |
title_short |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
title_full |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
title_fullStr |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
title_full_unstemmed |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
title_sort |
Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde |
author |
Queiroz, Rafael Ayres de |
author_facet |
Queiroz, Rafael Ayres de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catrib, Ana Maria Fontenelle Catrib, Ana Maria Fontenelle Sampaio, Patricia Passos Lourinho, Lídia Andrade Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Rafael Ayres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e saúde Drogas - Prevenção Afetividade Promoção da saúde |
topic |
Educação e saúde Drogas - Prevenção Afetividade Promoção da saúde |
description |
Objetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437308726345728 |