Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Rafael Ayres de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001
Resumo: Objetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga.
id UFOR_08386885d5f9a53c43fc9fb65d510cad
oai_identifier_str oai::124001
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúdeEducação e saúdeDrogas - PrevençãoAfetividadePromoção da saúdeObjetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga.This study aimed to develop a health education action, using an Affective Map Generating Instrument - IGMA, which had as its theme the prevention of drug use by students of a state public school in the city of Fortaleza. To this end, the research was attended by 21 students. The data were submitted to content analysis. From the information provided by IGMA and the Focal Group, the data were grouped into the following analysis categories: Affective Maps, Dialogues, and Health Promotion. With the ¿What is a drug?¿ Insignia, we obtained results through drawings and metaphors, which are considered an unveiling resource of affections, which together with the attribution of meaning by writing, students entered a dialectical movement of affections and feelings. Affections, adolescents and drugs were central themes of this investigation. The analysis of students' feelings about drugs, made possible the construction of images that reverberated the social, historical, subjective and affective context of each participant. We conclude with the concept that health, education, policies and programs are fundamental for improving the quality of life and health of the school population. In view of these articulations, we seek to promote the beacon in communicative action in health that, through the Affective Maps, it was possible to develop a work of articulation and meaning, based on ethics and care for students' experiences about the representation of drugs.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleSampaio, Patricia PassosLourinho, Lídia AndradeUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaQueiroz, Rafael Ayres de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24316porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:03:15Zoai::124001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:03:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
title Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
spellingShingle Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
Queiroz, Rafael Ayres de
Educação e saúde
Drogas - Prevenção
Afetividade
Promoção da saúde
title_short Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
title_full Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
title_fullStr Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
title_full_unstemmed Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
title_sort Drogas e mapas afetivos: estratégia de educação e promoção de saúde
author Queiroz, Rafael Ayres de
author_facet Queiroz, Rafael Ayres de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catrib, Ana Maria Fontenelle
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Sampaio, Patricia Passos
Lourinho, Lídia Andrade
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Rafael Ayres de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e saúde
Drogas - Prevenção
Afetividade
Promoção da saúde
topic Educação e saúde
Drogas - Prevenção
Afetividade
Promoção da saúde
description Objetivou-se, neste estudo, desenvolver uma ação de educação em saúde, utilizando um Instrumento Gerador de Mapas Afetivos - IGMA, que teve como temática a prevenção ao uso de drogas por estudantes de uma escola pública estadual no município de Fortaleza. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir das informações trazidas pelos IGMA e Grupo Focal, os dados foram agrupados nas seguintes categorias de análise: Mapas Afetivos, Diálogos e Promoção da Saúde. Com a insígnia ¿O que é droga?¿, obtivemos resultados por meio de desenhos e metáforas, que são considerados um recurso desvelador de afetos, que juntamente com a atribuição de significado pela escrita, os estudantes entraram em um movimento dialético de afetos e sentimentos. Afetos, adolescentes e drogas foram temas centrais dessa investigação. A análise de sentimentos dos estudantes sobre as drogas, possibilitou, a construção de imagens que reverberaram o contexto social, histórico, subjetivo e afetivo de cada participante. Concluímos com a concepção de que ações, políticas e programas de saúde e educação são fundamentais para melhoria da qualidade de vida e saúde da população escolar. Diante dessas articulações, buscamos promover o balizamento no agir comunicativo em saúde que, por meio dos Mapas Afetivos, foi possível desenvolver um trabalho de articulação e sentido, pautados na ética e cuidado para com as vivências dos estudantes sobre a representação da droga.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437308726345728