Educação em melioidose para profissionais de medicina: estudo exploratório de intervenção educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Regizeuda Ponte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126107
Resumo: A melioidose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia pseudomallei e pode infectar humanos e animais. A doença ocorre em regiões tropicais do globo, embora seja subnotificada em vários países. Emergente no Brasil, foi reconhecida em um surto no estado do Ceará e, atualmente, o país já é reconhecido como área endêmica. Contudo, apesar da doença ter sido confirmada há 17 anos, ainda muito pouco é conhecido pelos profissionais médicos através de treinamentos, discussões e publicações. O objetivo do estudo foi desenvolver um modelo de educação continuada em melioidose para profissionais médicos com adaptação do modelo PRECEDE PROCEED, além de avaliar o conhecimento sobre melioidose e a efetividade da intervenção educacional proposta. O estudo de intervenção educacional foi do tipo exploratório, quase experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Realizado em um hospital público de Fortaleza conveniado a uma Instituição de Ensino Superior, no período de novembro a dezembro de 2020. A população da pesquisa foi constituída pelos profissionais de Medicina. Os dados foram coletados através de um questionário de conhecimentos pré e pós-intervenção com perguntas estruturadas. A amostra foi constituída por todos que responderam aos questionários. Para avaliar a percepção dos participantes quanto à experiência educacional, foi utilizado um instrumento para quantificar a satisfação da aprendizagem através de escalas de Likert. As variáveis foram agrupadas da seguinte forma: caracterização da amostra, avaliação da nota pré e pós-intervenção, avaliação do estudo (objetivos de aprendizagem; esforço dos participantes; impacto no processo educacional; atividades de facilitação e de reforço; experiência proposta e atividades on- line) e avaliação global da experiência educacional. A intervenção educacional consistiu em atividades formativas contendo as seguintes etapas: predisposição, facilitação, reforço e avaliação. Os resultados mostraram que a média do pré-teste de 59,1 ± 19 foi inferior à do pós-teste (89,0 ± 22,3, p<0,0001), caracterizando um ganho significativo de aprendizagem. Considerando o ponto de corte de notas de 75 pontos, apenas 17,9% atingiram no pré-teste a pontuação, passando para 71,4% no pós-teste (p < 0,0001). A utilização de ferramentas on-line para intervenção educacional foi avaliada como muito relevante como facilitador da aprendizagem, incluindo um guia prático (em 60,75% dos participantes) e videoconferência (50% dos participantes), junto a materiais de reforço: site (53,6%), Instagram (42,9%) e Podcast (35,7%) que reforçaram o aspecto cognitivo. A avaliação global da intervenção educacional pelos participantes foi considerada elevada (78,6% dos participantes pontuaram acima de 8 em 10 pontos da escala). Evidenciou- se que existe uma correlação entre a avaliação global da experiência educacional e as notas dos participantes no pós-teste, apesar da correlação ter sido fraca (r= 0,398; p= 0,054). O modelo educacional proposto pode contribuir para fomentar o conhecimento dos médicos e repercutir no diagnóstico e tratamento oportuno de uma doença emergente como a melioidose. Palavras-chave: Educação continuada; educação em saúde; melioidose; conscientização.
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O estudo de intervenção educacional foi do tipo exploratório, quase experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Realizado em um hospital público de Fortaleza conveniado a uma Instituição de Ensino Superior, no período de novembro a dezembro de 2020. A população da pesquisa foi constituída pelos profissionais de Medicina. Os dados foram coletados através de um questionário de conhecimentos pré e pós-intervenção com perguntas estruturadas. A amostra foi constituída por todos que responderam aos questionários. Para avaliar a percepção dos participantes quanto à experiência educacional, foi utilizado um instrumento para quantificar a satisfação da aprendizagem através de escalas de Likert. As variáveis foram agrupadas da seguinte forma: caracterização da amostra, avaliação da nota pré e pós-intervenção, avaliação do estudo (objetivos de aprendizagem; esforço dos participantes; impacto no processo educacional; atividades de facilitação e de reforço; experiência proposta e atividades on- line) e avaliação global da experiência educacional. A intervenção educacional consistiu em atividades formativas contendo as seguintes etapas: predisposição, facilitação, reforço e avaliação. Os resultados mostraram que a média do pré-teste de 59,1 ± 19 foi inferior à do pós-teste (89,0 ± 22,3, p<0,0001), caracterizando um ganho significativo de aprendizagem. Considerando o ponto de corte de notas de 75 pontos, apenas 17,9% atingiram no pré-teste a pontuação, passando para 71,4% no pós-teste (p < 0,0001). A utilização de ferramentas on-line para intervenção educacional foi avaliada como muito relevante como facilitador da aprendizagem, incluindo um guia prático (em 60,75% dos participantes) e videoconferência (50% dos participantes), junto a materiais de reforço: site (53,6%), Instagram (42,9%) e Podcast (35,7%) que reforçaram o aspecto cognitivo. A avaliação global da intervenção educacional pelos participantes foi considerada elevada (78,6% dos participantes pontuaram acima de 8 em 10 pontos da escala). Evidenciou- se que existe uma correlação entre a avaliação global da experiência educacional e as notas dos participantes no pós-teste, apesar da correlação ter sido fraca (r= 0,398; p= 0,054). O modelo educacional proposto pode contribuir para fomentar o conhecimento dos médicos e repercutir no diagnóstico e tratamento oportuno de uma doença emergente como a melioidose. Palavras-chave: Educação continuada; educação em saúde; melioidose; conscientização.Melioidosis is an infectious disease caused by the bacterium Burkholderia pseudomallei and can infect humans and animals. It can be found in many tropical regions of the world although it is still underreported in many countries. It is emerging in Brazil and was recognized in an outbreak in the state of Ceará. However, despite the fact that the disease was confirmed in Brazil 17 years ago, very little is known by medical professionals through training, discussions and publications. The objective of the study was to develop a model of continuing education in melioidosis for medical professionals with adaptation of the PRECEDE PROCEED model of intervention in collective health promotion, in addition to assessing knowledge about melioidosis and the effectiveness of the proposed educational intervention. The educational intervention study was exploratory, quasi experimental, quantitative and qualitative. It was carried out in a public hospital in Fortaleza, affiliated to a Higher Education Institution, from November to December 2020. The res earch population of study consisted of medical professionals. Data were collected through a questionnaire with a test of knowledge before and after intervention with structured questions. The sample consisted of everyone who answered the questionnaire before and after educational intervention. To assess the participants 'perception of the educational experience, an instrument was used to quantify learning satisfaction using Likert scales. The variables were grouped as follows: characterization of the professionals' sample, pre and post intervention scores, study (learning objectives; participant¿ effort; impact on the educational process, facilitation and reinforcement activities; proposed experience and online activities) and overall assessment of the educational experience. The educational intervention consisted of training activities containing following stages: predisposition, facilitation, reinforcement and evaluation, adapted from the PRECEDE-PROCEED model. Our results show that the mean of the pre-test was 59.1 ± 19 points (maximum 150), much lower than that of the post-test (89.0 ± 22.3, p <0.0001), characterizing a significant learning gain. Considering the cut-off point of 75 points, only 17.9% reached the score in the pre-test, increasing to 71.4% in the post-test (p <0.0001). The use of online tools for educational intervention was assessed as very relevant as a means of facilitating learning, including the use of a practical guide (in 60.75% of participants) and videoconference 50% of participants), along with reinforcement materials, the website (53.6%), Instagram (42.9%) and podcast (35.7%) that served to impact the cognitive aspect. The overall assessment of educational intervention by the participants was considered high (78.6% of the participants scored above 8 out of 10 on the scale) It became evident that there is a correlation between the overall assessment of the educational experience and the participants' grades in the post-test, although the correlation was weak (r = 0.398; p = 0.054). The proposed educational model can thus contribute to foster the knowledge of physicians and impact on the diagnosis and timely treatment of an emerging disease such as melioidosis. Keywords: Continuing education. Health education. Melioidosis. Awareness.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 38984/21 15/06/2021Rolim, Dionne BezerraSá, Henrique Luis do Carmo eRolim, Dionne BezerraSá, Henrique Luis do Carmo eSousa, Anastácio de QueirozUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasAguiar, Regizeuda Ponte2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126107https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25963porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:35:31Zoai::126107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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