Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582656 |
Resumo: | Este trabalho apresenta COEXIST VR, um jogo sério em realidade virtual que oferece uma narrativa interativa autoral baseada em árvores de decisão e focada na promoção de temas em saúde mental, como depressão e pânico. Desenvolvido para a plataforma Meta Quest 2, o jogo imerge o jogador na vida de um personagem enfrentando isolamento social e desafios relacionados a esses transtornos. A narrativa, enriquecida com pesquisas psicológicas e depoimentos reais, estimula uma experiência autêntica e envolvente. Mais especificamente, a narrativa possibilita a interação com personagens virtuais e objetos em três ambientes distintos (a casa, o trânsito e o trabalho), influenciando o desenrolar da história, a qual pode ser linear ou apresentar múltiplos desfechos. Este aspecto proporciona uma experiência imersiva, conectando o jogador emocionalmente com a história, e oferece uma oportunidade segura e controlada para proporciona uma experiência imersiva, e sobre questões importantes relacionadas à saúde mental. O processo criativo do jogo envolveu testes supervisionados sistemáticos constantes, abordando não só as funcionalidades técnicas, mas também as soluções desenvolvidas e os desafios superados para garantir aspectos fundamentais na experiência do usuário como interatividade, imersão, fluidez de movimentos, corporificação, agência e presença. Finalmente, este trabalho compartilha os conhecimentos adquiridos, as limitações enfrentadas e as lições mais importantes aprendidas, com o objetivo de enriquecer e acelerar a trajetória de aprendizagem de futuros desenvolvedores interessados na área de jogos em realidade virtual. Palavras-chave: Jogo Sério. Realidade Virtual. Narrativa Interativa. Agência. Presença. Saúde Mental. |
id |
UFOR_0cf98f95e1017ceeb319ff553d6b0726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::582656 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presençaRealidade virtualJogos - Aspectos psicológicosSaúde mentalEste trabalho apresenta COEXIST VR, um jogo sério em realidade virtual que oferece uma narrativa interativa autoral baseada em árvores de decisão e focada na promoção de temas em saúde mental, como depressão e pânico. Desenvolvido para a plataforma Meta Quest 2, o jogo imerge o jogador na vida de um personagem enfrentando isolamento social e desafios relacionados a esses transtornos. A narrativa, enriquecida com pesquisas psicológicas e depoimentos reais, estimula uma experiência autêntica e envolvente. Mais especificamente, a narrativa possibilita a interação com personagens virtuais e objetos em três ambientes distintos (a casa, o trânsito e o trabalho), influenciando o desenrolar da história, a qual pode ser linear ou apresentar múltiplos desfechos. Este aspecto proporciona uma experiência imersiva, conectando o jogador emocionalmente com a história, e oferece uma oportunidade segura e controlada para proporciona uma experiência imersiva, e sobre questões importantes relacionadas à saúde mental. O processo criativo do jogo envolveu testes supervisionados sistemáticos constantes, abordando não só as funcionalidades técnicas, mas também as soluções desenvolvidas e os desafios superados para garantir aspectos fundamentais na experiência do usuário como interatividade, imersão, fluidez de movimentos, corporificação, agência e presença. Finalmente, este trabalho compartilha os conhecimentos adquiridos, as limitações enfrentadas e as lições mais importantes aprendidas, com o objetivo de enriquecer e acelerar a trajetória de aprendizagem de futuros desenvolvedores interessados na área de jogos em realidade virtual. Palavras-chave: Jogo Sério. Realidade Virtual. Narrativa Interativa. Agência. Presença. Saúde Mental.This work presents COEXIST VR, a serious virtual reality game offering an original interactive narrative based on decision trees, focused on mental health themes such as depression and panic. Developed for the Meta Quest 2 platform, the game immerses players in the life of a character facing social isolation and challenges related to these disorders. The narrative, enriched with psychological research and real testimonials, encourages an authentic and engaging experience. Specifically, the narrative allows interaction with virtual characters and objects in three distinct environments (home, traffic, and work), influencing the story’s progression, which can be linear or have multiple outcomes. This aspect provides an immersive experience, emotionally connecting the player with the story, and offers a safe and controlled opportunity to engage and raise awareness about important mental health issues. The game’s creative process involved constant systematic supervised testing, addressing not only technical functionalities but also the developed solutions and overcome challenges to ensure fundamental aspects of the user experience like interactivity, immersion, movement fluidity, embodiment, agency, and presence. Finally, this work shares the knowledge gained, challenges faced, and key lessons learned, aiming to enrich and accelerate the learning curve of future developers interested in the field of virtual reality games. Keywords: Serious Game. Virtual Reality. Interactive Narrative. Agency. Presence. Mental Health.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 91776/23 em 22/12/2023.Rodrigues, Maria Andreia FormicoChagas, Daniel AlmeidaVidal, Creto AugustoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaOliveira, Thiago Narak Carvalho de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582656https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32560porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T11:02:24Zoai::582656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T11:02:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
title |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
spellingShingle |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença Oliveira, Thiago Narak Carvalho de Realidade virtual Jogos - Aspectos psicológicos Saúde mental |
title_short |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
title_full |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
title_fullStr |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
title_full_unstemmed |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
title_sort |
Narrativas interativas para saúde mental: design e implementação de um jogo em realidade virtual 3D com agência e presença |
author |
Oliveira, Thiago Narak Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Narak Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Andreia Formico Chagas, Daniel Almeida Vidal, Creto Augusto Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Narak Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Jogos - Aspectos psicológicos Saúde mental |
topic |
Realidade virtual Jogos - Aspectos psicológicos Saúde mental |
description |
Este trabalho apresenta COEXIST VR, um jogo sério em realidade virtual que oferece uma narrativa interativa autoral baseada em árvores de decisão e focada na promoção de temas em saúde mental, como depressão e pânico. Desenvolvido para a plataforma Meta Quest 2, o jogo imerge o jogador na vida de um personagem enfrentando isolamento social e desafios relacionados a esses transtornos. A narrativa, enriquecida com pesquisas psicológicas e depoimentos reais, estimula uma experiência autêntica e envolvente. Mais especificamente, a narrativa possibilita a interação com personagens virtuais e objetos em três ambientes distintos (a casa, o trânsito e o trabalho), influenciando o desenrolar da história, a qual pode ser linear ou apresentar múltiplos desfechos. Este aspecto proporciona uma experiência imersiva, conectando o jogador emocionalmente com a história, e oferece uma oportunidade segura e controlada para proporciona uma experiência imersiva, e sobre questões importantes relacionadas à saúde mental. O processo criativo do jogo envolveu testes supervisionados sistemáticos constantes, abordando não só as funcionalidades técnicas, mas também as soluções desenvolvidas e os desafios superados para garantir aspectos fundamentais na experiência do usuário como interatividade, imersão, fluidez de movimentos, corporificação, agência e presença. Finalmente, este trabalho compartilha os conhecimentos adquiridos, as limitações enfrentadas e as lições mais importantes aprendidas, com o objetivo de enriquecer e acelerar a trajetória de aprendizagem de futuros desenvolvedores interessados na área de jogos em realidade virtual. Palavras-chave: Jogo Sério. Realidade Virtual. Narrativa Interativa. Agência. Presença. Saúde Mental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582656 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 122f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437286371753984 |