DIRCE - Design da interação e levantamento de requisitos com foco na comunicação e exploração de ideias: experiências de uso aplicadas em sistemas de criação de conteúdo para a televisão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marília Soares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88720
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para auxiliar profissionais a focarem em aspectos da interação desde as fases iniciais do processo de desenvolvimento de um sistema inovador. A metodologia norteia a aplicação de técnicas visando o levantamento de requisitos e o design da interação desse tipo de sistema, considerando as experiências dos usuários e aspectos de modelagem que começam a se consolidar neste mundo da inovação. Tratam-se das técnicas de Interação Humano Computador, Prototipação da Experiência, representação espaço-tempo e pré-padrões, que juntas apoiam na criação de oportunidades de experiências de uso de um sistema inovador em desenvolvimento. Os objetivos a serem alcançados são apoiar os envolvidos do sistema no sentido de melhorar seu entendimento sobre as possibilidades interativas do sistema, melhorar a comunicação entre os envolvidos do sistema e considerar fatores contextuais que influenciam na qualidade de uso do sistema. Esta metodologia foi aplicada em dois sistemas de criação de conteúdos para TV Digital. O resultado dessa aplicação foi uma análise do uso de novas técnicas que visa envolver tanto usuários quanto a equipe de desenvolvimento a fim de melhorar técnicas de levantamento de requisitos e trabalho em equipe. Este trabalho trás um diferencial com relação às propostas existentes a descrição de uma análise triangular da implicação para o design da interação do uso de três técnicas. A análise visou apresentar o benefício das técnicas para experiência de uso na analise de fatores mais próximo à realidade dos usuários. Palavras-chave: Experiência de uso, Prototipação da Experiência, Interação Humano Computador, pré-padrões, sistemas inovadores, Televisão digital, Dispositivos Móveis, criação de conteúdo, design de interação.
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