Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualberto, Luiza Barcelos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118279
Resumo: A Business Process Model and Notation (BPMN) tem sido utilizada na construção de propostas de metodologias de desenvolvimento para detalhamento de casos de uso, especificação do fluxo de atividades que compõem os cenários de sistemas de fins diversos, execução de processos de negócio com serviços web, além do uso convencional para sistemas de workflow e da arquitetura orientada a serviços. Considerando o crescente uso da BPMN e um dos principais problemas enfrentados pelas organizações que é determinar, de maneira mais precisa, esforços, orçamentos e prazos dos projetos, este trabalho tem por objetivo propor uma métrica para estimar o tamanho de projetos de software BPMN, denominada BPMN-Activity Points, que realiza contagens, baseadas na avaliação da complexidade das atividade de processos, sob três diferentes perspectivas, nas quais essas contagens são progressivamente detalhadas e refinadas. Ao final do trabalho, foi possível realizar análises comparativas entre estimativas APF, o método proposto e o esforço real de construção. O resultado mostrou que a APF não é adequada para medir projetos de software BPM, diferente da métrica proposta. Palavras-chave: BPM, BPMN, Tamanho de Software, Estimativa de Esforço.
id UFOR_1740137b14c3e3f03505dd3d19765621
oai_identifier_str oai::118279
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Uma estimativa de software baseada em BPMN activity pointsDesenvolvimento de softwareArquitetura orientada a serviçosA Business Process Model and Notation (BPMN) tem sido utilizada na construção de propostas de metodologias de desenvolvimento para detalhamento de casos de uso, especificação do fluxo de atividades que compõem os cenários de sistemas de fins diversos, execução de processos de negócio com serviços web, além do uso convencional para sistemas de workflow e da arquitetura orientada a serviços. Considerando o crescente uso da BPMN e um dos principais problemas enfrentados pelas organizações que é determinar, de maneira mais precisa, esforços, orçamentos e prazos dos projetos, este trabalho tem por objetivo propor uma métrica para estimar o tamanho de projetos de software BPMN, denominada BPMN-Activity Points, que realiza contagens, baseadas na avaliação da complexidade das atividade de processos, sob três diferentes perspectivas, nas quais essas contagens são progressivamente detalhadas e refinadas. Ao final do trabalho, foi possível realizar análises comparativas entre estimativas APF, o método proposto e o esforço real de construção. O resultado mostrou que a APF não é adequada para medir projetos de software BPM, diferente da métrica proposta. Palavras-chave: BPM, BPMN, Tamanho de Software, Estimativa de Esforço.Dissertacao enviada com autorizacao e certificação via CI 22018/19 Falei com Taciana secretaria sobre o sobrenome Gomes que não traz do sistema.(Autora casou) Ela está aguardando a mudança dos documentos mas disse que poderia catalogar até porque o diploma tambem saia sem o Gomes. 13/03/2019Farias, Pedro Porfírio MunizFarias, Pedro Porfírio MunizSimão Filho, MarumHerden, AdrianaAlbuquerque, Adriano BessaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaGualberto, Luiza Barcelos2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118279https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21100porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T10:34:45Zoai::118279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T10:34:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
title Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
spellingShingle Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
Gualberto, Luiza Barcelos
Desenvolvimento de software
Arquitetura orientada a serviços
title_short Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
title_full Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
title_fullStr Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
title_full_unstemmed Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
title_sort Uma estimativa de software baseada em BPMN activity points
author Gualberto, Luiza Barcelos
author_facet Gualberto, Luiza Barcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Pedro Porfírio Muniz
Farias, Pedro Porfírio Muniz
Simão Filho, Marum
Herden, Adriana
Albuquerque, Adriano Bessa
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualberto, Luiza Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de software
Arquitetura orientada a serviços
topic Desenvolvimento de software
Arquitetura orientada a serviços
description A Business Process Model and Notation (BPMN) tem sido utilizada na construção de propostas de metodologias de desenvolvimento para detalhamento de casos de uso, especificação do fluxo de atividades que compõem os cenários de sistemas de fins diversos, execução de processos de negócio com serviços web, além do uso convencional para sistemas de workflow e da arquitetura orientada a serviços. Considerando o crescente uso da BPMN e um dos principais problemas enfrentados pelas organizações que é determinar, de maneira mais precisa, esforços, orçamentos e prazos dos projetos, este trabalho tem por objetivo propor uma métrica para estimar o tamanho de projetos de software BPMN, denominada BPMN-Activity Points, que realiza contagens, baseadas na avaliação da complexidade das atividade de processos, sob três diferentes perspectivas, nas quais essas contagens são progressivamente detalhadas e refinadas. Ao final do trabalho, foi possível realizar análises comparativas entre estimativas APF, o método proposto e o esforço real de construção. O resultado mostrou que a APF não é adequada para medir projetos de software BPM, diferente da métrica proposta. Palavras-chave: BPM, BPMN, Tamanho de Software, Estimativa de Esforço.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118279
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408705083113472