Formação sobre violência sexual contra a mulher na graduação de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Francisca Alanny Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123964
Resumo: A violência sexual contra a mulher requer um espaço de discussão em Instituições de Ensino Superior por ser considerada um problema de saúde pública mundial. Aponta-se a conveniência em ampliar o debate para a seara acadêmica, pois serão enfermeiros, médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes social que estarão ocupando cargos em serviços de saúde e ao deparar-se com casos de violência deverão sentir-se motivados a contribuir com a solução. Desta forma, a pesquisa objetiva analisar o ensino sobre violência sexual contra a mulher através de documentos norteadores da formação superior e, docentes, discentes e gestores dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Medicina e Serviço Social, em duas Instituições de Ensino Superior, no estado do Ceará. Trata-se de uma investigação qualitativa, cujo universo corresponde às graduações (Medicina e Psicologia) da Universidade Federal do Ceará e (Enfermagem e serviço social) do Centro Universitário INTA, situadas no município de Sobral, Ceará. Participaram oito gestores, vinte docentes, dezenove discentes dos quatro cursos, totalizando quarenta e sete participantes, destes vinte e cinco do UNINTA e vinte e dois participantes da UFC. A coleta de dados foi desenvolvida em duas etapas: Fase exploratória e Realização de entrevista e pesquisa documental. A análise das informações buscou estabelecer uma compreensão do material empírico, apontando convergências e diferenciações na abordagem às violências sexuais contra a mulher nas formações por meio da análise temática. A tese está em conformidade com o previsto na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados revelam que em nenhum dos documentos analisados há exaltação do termo violência sexual contra à mulher. Verifica-se que os projetos políticos pedagógicos dos cursos buscam contemplar em um contexto generalista o estudo teórico e prático de conteúdos que correspondem ao núcleo de formação de cada profissão e associam a estes, temas emergentes da sociedade. De forma específica, encontram-se nos projetos dos cursos uma valorização de direitos sociais e humanos, o que de certo contribui para uma maior aproximação destes profissionais com casos de violência sexual contra à mulher, principalmente nos cursos de psicologia e serviço social, os quais estabelecem em disciplinas obrigatórias o conteúdo de direitos humanos e sociais, além de contemplá-lo nas demais, de forma transversal. Quanto aos cursos de enfermagem e medicina, a leitura dos projetos político-pedagógicos permite uma abstração sobre a aproximação com a violência sexual em disciplinas que tratam da assistência básica à saúde e desenvolvimento pessoal, pois ao longo da leitura, o destaque é para uma formação preparada a enfrentar os principais desafios do Sistema Único de Saúde. Portanto, ressalta-se a evidência na análise documental da ausência da violência sexual contra a mulher enquanto conteúdo programático, formalmente incluído no plano de ensino das disciplinas. E, os docentes participantes desta tese referem que a abordagem da temática ocorre em várias disciplinas, sendo considerada um conteúdo transversal. Considerando os discursos, aponta-se que a violência sexual contra a mulher não ganha materialidade em uma disciplina específica, porém encontra algumas brechas ao longo das disciplinas curriculares, gerando discussões incipientes entre docentes e alunos.
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Trata-se de uma investigação qualitativa, cujo universo corresponde às graduações (Medicina e Psicologia) da Universidade Federal do Ceará e (Enfermagem e serviço social) do Centro Universitário INTA, situadas no município de Sobral, Ceará. Participaram oito gestores, vinte docentes, dezenove discentes dos quatro cursos, totalizando quarenta e sete participantes, destes vinte e cinco do UNINTA e vinte e dois participantes da UFC. A coleta de dados foi desenvolvida em duas etapas: Fase exploratória e Realização de entrevista e pesquisa documental. A análise das informações buscou estabelecer uma compreensão do material empírico, apontando convergências e diferenciações na abordagem às violências sexuais contra a mulher nas formações por meio da análise temática. A tese está em conformidade com o previsto na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados revelam que em nenhum dos documentos analisados há exaltação do termo violência sexual contra à mulher. Verifica-se que os projetos políticos pedagógicos dos cursos buscam contemplar em um contexto generalista o estudo teórico e prático de conteúdos que correspondem ao núcleo de formação de cada profissão e associam a estes, temas emergentes da sociedade. De forma específica, encontram-se nos projetos dos cursos uma valorização de direitos sociais e humanos, o que de certo contribui para uma maior aproximação destes profissionais com casos de violência sexual contra à mulher, principalmente nos cursos de psicologia e serviço social, os quais estabelecem em disciplinas obrigatórias o conteúdo de direitos humanos e sociais, além de contemplá-lo nas demais, de forma transversal. Quanto aos cursos de enfermagem e medicina, a leitura dos projetos político-pedagógicos permite uma abstração sobre a aproximação com a violência sexual em disciplinas que tratam da assistência básica à saúde e desenvolvimento pessoal, pois ao longo da leitura, o destaque é para uma formação preparada a enfrentar os principais desafios do Sistema Único de Saúde. Portanto, ressalta-se a evidência na análise documental da ausência da violência sexual contra a mulher enquanto conteúdo programático, formalmente incluído no plano de ensino das disciplinas. E, os docentes participantes desta tese referem que a abordagem da temática ocorre em várias disciplinas, sendo considerada um conteúdo transversal. Considerando os discursos, aponta-se que a violência sexual contra a mulher não ganha materialidade em uma disciplina específica, porém encontra algumas brechas ao longo das disciplinas curriculares, gerando discussões incipientes entre docentes e alunos.Sexual violence against women requires a space for discussion in Higher Education Institutions as it is considered a worldwide public health problem. The convenience of expanding the debate to the academic field is pointed out, as nurses, doctors, psychologists, nurses and social workers will be occupying positions in health services and when faced with cases of violence they should feel motivated to contribute. with the solution. Thus, the research aims to analyze the teaching on sexual violence against women through guiding documents of higher education and, teachers, students and managers of the Nursing, Psychology, Medicine and Social Work courses, in two Higher Education Institutions, in the state of Ceará. It is a qualitative investigation, whose universe corresponds to the degrees (Medicine and Psychology) from the Federal University of Ceará and (Nursing and social work) from the INTA University Center, located in the municipality of Sobral, Ceará. Eight managers, twenty professors, nineteen students from the four courses participated, totaling forty-seven participants, of these twenty-five from UNINTA and twenty-two participants from UFC. Data collection was carried out in two stages: Exploratory phase and Conducting interviews and documentary research.The analysis of the information sought to establish an understanding of the empirical material, pointing out convergences and differentiations in the approach to sexual violence against women in training through thematic analysis. The thesis is in accordance with the provisions of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council. The results reveal that in none of the documents analyzed is there an exaltation of the term sexual violence against women. It appears that the political pedagogical projects of the courses seek to contemplate, in a generalist context, the theoretical and practical study of contents that correspond to the core of formation of each profession and associate these with emerging themes of society. Specifically, there is an appreciation of social and human rights in the projects of the courses, which certainly contributes to bringing these professionals closer to cases of sexual violence against women, especially in psychology and social work courses, which they establish the content of human and social rights in mandatory subjects, in addition to contemplating it in the others, in a transversal way. As for the courses in nursing and medicine, the reading of the political-pedagogical projects allows an abstraction about the approach to sexual violence in disciplines that deal with basic health care and personal development, as throughout the reading, the emphasis is on training prepared to face the main challenges of the Unified Health System. Therefore, the evidence in the documentary analysis of the absence of sexual violence against women as programmatic content, formally included in the subjects' teaching plan, is highlighted. And, the professors participating in this thesis refer that the approach of the theme occurs in several disciplines, being considered a transversal content. Considering the speeches, it is pointed out that sexual violence against women does not gain materiality in a specific discipline, but it finds some gaps throughout the curricular disciplines, generating incipient discussions between teachers and students.Silva, Raimunda Magalhães daLira, Geison VasconcelosCavalcanti, Ludmila FonteneleFerreira Júnior, Antonio RodriguesTeixeira, Leônia CavalcanteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAguiar, Francisca Alanny Rocha2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123964https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24289porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-28T07:53:05Zoai::123964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-28T07:53:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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