Processo de apoio a desenvolvedores, para a construção da empatia pelos usuários durante a cocriação de uma SII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/580785 |
Resumo: | Existe uma tendência para a criação de soluções inovadoras com dispositivos conectáveis, aparentemente sem um estudo prévio da experiência que estes podem proporcionar aos seus usuários. Soluções como uma cafeteira que envia e-mails, são realmente úteis? Despertam o engajamento dos usuários? Desenvolver a empatia de uma equipe técnica pelo público-alvo da solução, tem sido uma prática das metodologias de idealização, como Design Thinking, visando a entrega de uma solução inovadora, que agregue valor para o seu público-alvo nas suas experiências (Uma Solução Inovadora Ideal - SII). No entanto, pouco se sabe sobre o impacto da empatia incorporada ao design da SII. O objetivo geral desta pesquisa é nortear desenvolvedores na construção da empatia pelos usuários durante a cocriação de uma SII em conjunto com os desenvolvedores de software. Esta tese descreve um processo, que inclui a análise da eficácia da construção da empatia em equipes técnicas. Esse processo foi validado, por meio de um estudo de caso onde foi concebida uma solução inovadora que utiliza dispositivos conectáveis. Os resultados mostraram que, na percepção da equipe técnica, o processo colaborou para que os desenvolvedores de software construíssem a empatia pelos usuários-alvo da solução. Com isso, foi possível perceber um impacto no engajamento da equipe para realizar técnicas de UX e, consequentemente, na qualidade em uso da solução desenvolvida. Palavras-chave: Experiência do Usuário. Medição da Empatia. Metodologia de Inovação. Design centrado no usuário. Dispositivos conectáveis |
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Processo de apoio a desenvolvedores, para a construção da empatia pelos usuários durante a cocriação de uma SIIExperiência do usuárioInteração homem-máquinaExiste uma tendência para a criação de soluções inovadoras com dispositivos conectáveis, aparentemente sem um estudo prévio da experiência que estes podem proporcionar aos seus usuários. Soluções como uma cafeteira que envia e-mails, são realmente úteis? Despertam o engajamento dos usuários? Desenvolver a empatia de uma equipe técnica pelo público-alvo da solução, tem sido uma prática das metodologias de idealização, como Design Thinking, visando a entrega de uma solução inovadora, que agregue valor para o seu público-alvo nas suas experiências (Uma Solução Inovadora Ideal - SII). No entanto, pouco se sabe sobre o impacto da empatia incorporada ao design da SII. O objetivo geral desta pesquisa é nortear desenvolvedores na construção da empatia pelos usuários durante a cocriação de uma SII em conjunto com os desenvolvedores de software. Esta tese descreve um processo, que inclui a análise da eficácia da construção da empatia em equipes técnicas. Esse processo foi validado, por meio de um estudo de caso onde foi concebida uma solução inovadora que utiliza dispositivos conectáveis. Os resultados mostraram que, na percepção da equipe técnica, o processo colaborou para que os desenvolvedores de software construíssem a empatia pelos usuários-alvo da solução. Com isso, foi possível perceber um impacto no engajamento da equipe para realizar técnicas de UX e, consequentemente, na qualidade em uso da solução desenvolvida. Palavras-chave: Experiência do Usuário. Medição da Empatia. Metodologia de Inovação. Design centrado no usuário. Dispositivos conectáveisThere is a tendency to create innovative solutions with pluggable devices, apparently without a previous study of the experience they can provide to their users. Are solutions like a coffee maker that sends emails really useful? Arouse user engagement? Developing the empathy of a technical team for the target audience of the solution has been a practice of idealization methodologies, such as design thinking, aimed at delivering an innovative solution that adds value to its target audience in their experiences (One Solution Innovative Ideal - SII). However, little is known about the impact of empathy built into the design of this SII. The general objective of this research is to guide developers in building empathy for users during the co-creation of an SII together with software developers. This thesis describes a process, which includes the analysis of the effectiveness of building empathy in technical teams. This process was validated through a case study where an innovative solution that uses connectable devices was conceived. The results showed that, in the perception of the technical team, the process helped software developers to build empathy for the target users of the solution. With this, it was possible to perceive an impact on the engagement of the team to perform UX techniques and, consequently, on the quality in use of the developed solution. Keywords: User Experience, Empathy Measurement, Innovation Methodology, User-Centered Design, Connectable devicesA tese foi enviada com autorização e certificação via CI 46820/23 em 27/06/2023Furtado, Maria Elizabeth SucupiraAlbuquerque, Adriano BessaLeite, Gleidson SobreiraMoreira, Carla IlaneSilva, Andreia Rodrigues daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaRibeiro, Samira e Silva Amaral2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf139f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/580785https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28586porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:34:29Zoai::580785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:34:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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