A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105062 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de contribuir para os Estudos Organizacionais (EOs) e mais especificamente para a abordagem da cultura organizacional, trazendo o estudo das práticas estruturadas pela moda no contexto da Rua José Avelino, Fortaleza, CE. Para isso, tem-se como objetivo geral, compreender como a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino. A importância de se pesquisar a moda enquanto elemento estruturante de práticas organizacionais pode ser justificada pelo fato da moda ser uma das principais fontes de renda para a economia do estado do Ceará e compor o quinto maior parque fabril de indústrias de confecções e têxteis do Brasil. Além disso, os trabalhos dos EOs que pesquisam sobre moda são bastante escassos e a interdisciplinaridade entre essas duas áreas pode trazer conhecimentos relevantes. Os principais referenciais teóricos utilizados para o desenvolvimento do presente trabalho, com base nas teorias das práticas foram: Certeau e seu seguidor Mayol para se referir ao lugar ¿ Rua José Avelino ¿ e construir o campo empírico do ponto de vista teórico; e Latour e Law com a Teoria Ator-Rede, para dar os subsídios para o entendimento de como a organização Rua José Avelino surge a partir das relações objetivas e simbólicas no contexto das práticas relacionadas à moda nesse espaço. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a etnografia, a qual tem como principal técnica de coleta de dados a observação participante. Os principais achados obtidos foram as práticas estruturadas pela moda, tais como: a prática de comercialização dos produtos, de divulgação, a prática de vestimenta dos comerciantes, clientes e frequentadores, prática de exposição da mercadoria e de pesquisa e propagação das tendências de moda. Respondendo a pergunta de pesquisa, compreendeu-se que a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino, através, por exemplo, da participação da moda-artefato nas práticas de comercialização das peças e na prática de divulgação dos produtos. A moda-símbolo participa, por exemplo, da prática de vestimenta por parte dos comerciantes, dos produtos que vendem, gerando interesse e desejo nos clientes. A moda-práticas indica todas as práticas que estão relacionadas à moda-artefato e à moda-símbolo e que tornam a moda um fenômeno social. Além disso, pôde-se concluir através da Teoria Ator-Rede que a Rua José Avelino é uma rede heterogênea constituída por outras redes heterogêneas, nas quais participam atores humanos e não-humanos, tendo a moda como um dos principais atores não-humanos que participa constantemente dos arranjos de práticas dessas redes. Palavras-chave: Práticas Organizacionais. Moda. Teoria Ator-Rede. Cultura Organizacional. |
id |
UFOR_1a2c0e50141a300100176ce4a5e96411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::105062 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CECultura organizacional em modaModa - CearáFeira comercialO presente trabalho tem o intuito de contribuir para os Estudos Organizacionais (EOs) e mais especificamente para a abordagem da cultura organizacional, trazendo o estudo das práticas estruturadas pela moda no contexto da Rua José Avelino, Fortaleza, CE. Para isso, tem-se como objetivo geral, compreender como a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino. A importância de se pesquisar a moda enquanto elemento estruturante de práticas organizacionais pode ser justificada pelo fato da moda ser uma das principais fontes de renda para a economia do estado do Ceará e compor o quinto maior parque fabril de indústrias de confecções e têxteis do Brasil. Além disso, os trabalhos dos EOs que pesquisam sobre moda são bastante escassos e a interdisciplinaridade entre essas duas áreas pode trazer conhecimentos relevantes. Os principais referenciais teóricos utilizados para o desenvolvimento do presente trabalho, com base nas teorias das práticas foram: Certeau e seu seguidor Mayol para se referir ao lugar ¿ Rua José Avelino ¿ e construir o campo empírico do ponto de vista teórico; e Latour e Law com a Teoria Ator-Rede, para dar os subsídios para o entendimento de como a organização Rua José Avelino surge a partir das relações objetivas e simbólicas no contexto das práticas relacionadas à moda nesse espaço. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a etnografia, a qual tem como principal técnica de coleta de dados a observação participante. Os principais achados obtidos foram as práticas estruturadas pela moda, tais como: a prática de comercialização dos produtos, de divulgação, a prática de vestimenta dos comerciantes, clientes e frequentadores, prática de exposição da mercadoria e de pesquisa e propagação das tendências de moda. Respondendo a pergunta de pesquisa, compreendeu-se que a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino, através, por exemplo, da participação da moda-artefato nas práticas de comercialização das peças e na prática de divulgação dos produtos. A moda-símbolo participa, por exemplo, da prática de vestimenta por parte dos comerciantes, dos produtos que vendem, gerando interesse e desejo nos clientes. A moda-práticas indica todas as práticas que estão relacionadas à moda-artefato e à moda-símbolo e que tornam a moda um fenômeno social. Além disso, pôde-se concluir através da Teoria Ator-Rede que a Rua José Avelino é uma rede heterogênea constituída por outras redes heterogêneas, nas quais participam atores humanos e não-humanos, tendo a moda como um dos principais atores não-humanos que participa constantemente dos arranjos de práticas dessas redes. Palavras-chave: Práticas Organizacionais. Moda. Teoria Ator-Rede. Cultura Organizacional.This work aims to contribute to the Organizational Studies (EOs) and more specifically to the culture organizational approach, bringing the study of practices structured by fashion in the context of José Avelino Street, Fortaleza, CE. For this, the general objective is understand how fashion is constituted as a structuring element of José Avelino St. organizational processes. The importance of researching the fashion as a structural element of organizational practices can be justified by the fashion indeed be a major source of income for the Ceará state economy and compose the fifth largest industrial park of the clothing and textile industries of Brazil. In addition, the work of EOs researching about fashion are scarce and the interdisciplinarity between these two areas can bring relevant knowledge. The main theoretical framework used for the development of this work based on the theories of the practices, were Certeau and his follower Mayol to refer to the place - José Avelino St. - and build the empirical field from a theoretical point of view; and Latour and Law with Actor-Network Theory to give subsidies to the understanding of how the José Avelino St. organization emerges from the objective and symbolic relationships in the context of fashion-related practices in this space. The methodology used for the development of the research was ethnography, whose main data collection technique is participant observation. The main findings obtained were the practices structured by fashion, such as the practice of products commercialization, the divulgation, the practice of traders, customers and goers clothing, practice of goods exhibition, and research and propagation of fashion trends. Answering the research question, it is understood that fashion is constituted as a structuring element of José Avelino St. organizational processes, through, for example, the participation of fashion-artifact in products commercialization practices and the dissemination of products practice. The fashion-symbol participates, for example, the merchants practice of clothing through the products they sell, generating interest and desire in customers. The fashion-practices indicates all practices that are related to fashion-artifact and fashion-symbol and that make fashion a social phenomenon. In addition, it could be concluded by Actor-Network Theory that José Avelino St. is a heterogeneous network consisting of other heterogeneous networks, in which participating human and non-human actors, and fashion as a major non-human actor that constantly makes the practical arrangements of such networks. Keywords: Organizational Practices. Fashion. Actor-Network Theory. Organizational Culture.Figueiredo, Marina Dantas deFigueiredo, Marina Dantas deMatos, Fátima Regina NeyIpiranga, Ana Silvia RochaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasOliveira, Vanessa Melo2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105062https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13272Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96148porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:12:48Zoai::105062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T16:12:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
title |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
spellingShingle |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE Oliveira, Vanessa Melo Cultura organizacional em moda Moda - Ceará Feira comercial |
title_short |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
title_full |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
title_fullStr |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
title_full_unstemmed |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
title_sort |
A moda no centro das práticas organizacionais: uma etnografia na Rua José Avelino,Fortaleza-CE |
author |
Oliveira, Vanessa Melo |
author_facet |
Oliveira, Vanessa Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Marina Dantas de Figueiredo, Marina Dantas de Matos, Fátima Regina Ney Ipiranga, Ana Silvia Rocha Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vanessa Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional em moda Moda - Ceará Feira comercial |
topic |
Cultura organizacional em moda Moda - Ceará Feira comercial |
description |
O presente trabalho tem o intuito de contribuir para os Estudos Organizacionais (EOs) e mais especificamente para a abordagem da cultura organizacional, trazendo o estudo das práticas estruturadas pela moda no contexto da Rua José Avelino, Fortaleza, CE. Para isso, tem-se como objetivo geral, compreender como a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino. A importância de se pesquisar a moda enquanto elemento estruturante de práticas organizacionais pode ser justificada pelo fato da moda ser uma das principais fontes de renda para a economia do estado do Ceará e compor o quinto maior parque fabril de indústrias de confecções e têxteis do Brasil. Além disso, os trabalhos dos EOs que pesquisam sobre moda são bastante escassos e a interdisciplinaridade entre essas duas áreas pode trazer conhecimentos relevantes. Os principais referenciais teóricos utilizados para o desenvolvimento do presente trabalho, com base nas teorias das práticas foram: Certeau e seu seguidor Mayol para se referir ao lugar ¿ Rua José Avelino ¿ e construir o campo empírico do ponto de vista teórico; e Latour e Law com a Teoria Ator-Rede, para dar os subsídios para o entendimento de como a organização Rua José Avelino surge a partir das relações objetivas e simbólicas no contexto das práticas relacionadas à moda nesse espaço. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a etnografia, a qual tem como principal técnica de coleta de dados a observação participante. Os principais achados obtidos foram as práticas estruturadas pela moda, tais como: a prática de comercialização dos produtos, de divulgação, a prática de vestimenta dos comerciantes, clientes e frequentadores, prática de exposição da mercadoria e de pesquisa e propagação das tendências de moda. Respondendo a pergunta de pesquisa, compreendeu-se que a moda se constitui enquanto elemento estruturante dos processos organizacionais da Rua José Avelino, através, por exemplo, da participação da moda-artefato nas práticas de comercialização das peças e na prática de divulgação dos produtos. A moda-símbolo participa, por exemplo, da prática de vestimenta por parte dos comerciantes, dos produtos que vendem, gerando interesse e desejo nos clientes. A moda-práticas indica todas as práticas que estão relacionadas à moda-artefato e à moda-símbolo e que tornam a moda um fenômeno social. Além disso, pôde-se concluir através da Teoria Ator-Rede que a Rua José Avelino é uma rede heterogênea constituída por outras redes heterogêneas, nas quais participam atores humanos e não-humanos, tendo a moda como um dos principais atores não-humanos que participa constantemente dos arranjos de práticas dessas redes. Palavras-chave: Práticas Organizacionais. Moda. Teoria Ator-Rede. Cultura Organizacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105062 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13272 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408700629811200 |