Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70397 |
Resumo: | A necessidade de pessoas com conhecimentos adequados e a capacidade de saber aproveitálos ganharam destaque nos últimos anos em virtude da turbulência dos tempos atuais, que exige pessoas bem informadas e capazes de transformar informações em conhecimentos úteis. As atenções se voltam para os processos que possibilitam criar e disseminar conhecimentos. Dentre os recursos tecnológicos capazes de contribuir para estes processos, destacam-se a Internet e a intranet, pela capacidade de alcançar um grande número de pessoas rapidamente. No entanto, a forma de uso destes recursos difere bastante em virtude de uma cultura que privilegia o controle (STENMARK, 2004a). Neste contexto e com o objetivo de investigar a participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório a partir de um estudo de caso em uma grande instituição financeira brasileira. Os dados, coletados por meio de entrevistas, questionários e consulta a arquivos eletrônicos, foram analisados à luz do modelo 4I (CROSSAN, LANE e WHITE, 1999) e dos estudos de Damsgaard e Scheepers (2001, 2001a), Marwick (2001) e Scott (1998). Os resultados demonstram a participação da intranet no aprendizado individual, grupal e organizacional, bem como a necessidade de conteúdos mais voltados para a prática. |
id |
UFOR_204cfb595679507c735429b730268538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::70397 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizaçõesIntranetA necessidade de pessoas com conhecimentos adequados e a capacidade de saber aproveitálos ganharam destaque nos últimos anos em virtude da turbulência dos tempos atuais, que exige pessoas bem informadas e capazes de transformar informações em conhecimentos úteis. As atenções se voltam para os processos que possibilitam criar e disseminar conhecimentos. Dentre os recursos tecnológicos capazes de contribuir para estes processos, destacam-se a Internet e a intranet, pela capacidade de alcançar um grande número de pessoas rapidamente. No entanto, a forma de uso destes recursos difere bastante em virtude de uma cultura que privilegia o controle (STENMARK, 2004a). Neste contexto e com o objetivo de investigar a participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório a partir de um estudo de caso em uma grande instituição financeira brasileira. Os dados, coletados por meio de entrevistas, questionários e consulta a arquivos eletrônicos, foram analisados à luz do modelo 4I (CROSSAN, LANE e WHITE, 1999) e dos estudos de Damsgaard e Scheepers (2001, 2001a), Marwick (2001) e Scott (1998). Os resultados demonstram a participação da intranet no aprendizado individual, grupal e organizacional, bem como a necessidade de conteúdos mais voltados para a prática.The need for people with adequate knowledge base and the ability to use it in an effective way, became evident in face of the turbulence experienced in the current days, which not only demands well informed people but also people with the ability to change simple information into useful knowledge. The attentions go back to the processes that make possible to create and to disseminate knowledge. Among the technological resources capable to contribute for these processes, stand out Internet and intranet, for the capacity to reach a great number of people quickly. However, the form of use of these resources differs due to a culture that privileges the control (STENMARK, 2004a). In this context and with the objective of investigating the participation of the intranet in the processes of creation of knowledge, an exploratory research was conducted starting from a case study in a great Brazilian financial institution. The data, collected through interviews, questionnaires and electronic files, were analyzed based on the model 4I (CROSSAN, LANE and WHITE, 1999) and on the studies of Damsgaard and Scheepers (2001, 2001a), Marwick (2001) and Scott (1998). The results demonstrate the participation of intranet in the individual, grupal and organizational learning, as well as the need of contents more directed to the practice.Marques, Érico VerasMarques, Érico VerasPonte, Vera Maria RodriguesCâmara, Samuel FaçanhaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRodrigues, Elano Dantas2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70397https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/366Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 70759porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::70397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
title |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
spellingShingle |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações Rodrigues, Elano Dantas Intranet |
title_short |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
title_full |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
title_fullStr |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
title_full_unstemmed |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
title_sort |
Participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos nas organizações |
author |
Rodrigues, Elano Dantas |
author_facet |
Rodrigues, Elano Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Érico Veras Marques, Érico Veras Ponte, Vera Maria Rodrigues Câmara, Samuel Façanha Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elano Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intranet |
topic |
Intranet |
description |
A necessidade de pessoas com conhecimentos adequados e a capacidade de saber aproveitálos ganharam destaque nos últimos anos em virtude da turbulência dos tempos atuais, que exige pessoas bem informadas e capazes de transformar informações em conhecimentos úteis. As atenções se voltam para os processos que possibilitam criar e disseminar conhecimentos. Dentre os recursos tecnológicos capazes de contribuir para estes processos, destacam-se a Internet e a intranet, pela capacidade de alcançar um grande número de pessoas rapidamente. No entanto, a forma de uso destes recursos difere bastante em virtude de uma cultura que privilegia o controle (STENMARK, 2004a). Neste contexto e com o objetivo de investigar a participação da intranet nos processos de criação de conhecimentos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório a partir de um estudo de caso em uma grande instituição financeira brasileira. Os dados, coletados por meio de entrevistas, questionários e consulta a arquivos eletrônicos, foram analisados à luz do modelo 4I (CROSSAN, LANE e WHITE, 1999) e dos estudos de Damsgaard e Scheepers (2001, 2001a), Marwick (2001) e Scott (1998). Os resultados demonstram a participação da intranet no aprendizado individual, grupal e organizacional, bem como a necessidade de conteúdos mais voltados para a prática. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70397 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/366 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 70759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437291609391104 |