Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marília Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113547
Resumo: Em um mercado cada vez mais desafiador, a inovação vem se mostrando fundamental para que as empresas se mantenham competitivas, o que torna o estudo deste tema bastante significativo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas de gestão referentes ao desenvolvimento dos projetos de inovação na fase de implementação, onde, à luz do referencial teórico, acontece a elaboração do novo produto. Nela, as empresas terão de criar estratégias de gestão, a fim de gerarem algo de valor que seja absorvido pelo mercado. Para a concretização deste projeto, foi realizado, inicialmente, um estudo bibliográfico a partir do qual foram elencadas seis dimensões relativas aos requisitos, às práticas e às dificuldades de gerenciar esta fase da inovação, a saber: escopo, incerteza, risco, custo, prazo e equipe. Este trabalho possui caráter descritivo e segue o método qualitativo, que se prova mais adequado aos seus objetivos. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada, aplicada em oitos gestores de quatro companhias, classificadas em micro e pequenas empresas do setor da Tecnologia da Informação e Comunicação. A análise de dados foi feita utilizando o software ATLAS/TI, através do qual foram relacionadas as práticas utilizadas pelos sujeitos da pesquisa e as dimensões estabelecidas. Após a análise proposta e, com base no eferencial teórico, realizou-se a proposição de um conjunto de técnicas referentes ao estágio de implantação. Dos resultados analisados, foi possível identificar como acontece a gestão dos novos produtos em empresas de TI.
id UFOR_26a5bdbe90e3e6d59f56f1344ccc6aa7
oai_identifier_str oai::113547
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticasAdministração de projetosInovações tecnológicasTecnologia da informaçãoEm um mercado cada vez mais desafiador, a inovação vem se mostrando fundamental para que as empresas se mantenham competitivas, o que torna o estudo deste tema bastante significativo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas de gestão referentes ao desenvolvimento dos projetos de inovação na fase de implementação, onde, à luz do referencial teórico, acontece a elaboração do novo produto. Nela, as empresas terão de criar estratégias de gestão, a fim de gerarem algo de valor que seja absorvido pelo mercado. Para a concretização deste projeto, foi realizado, inicialmente, um estudo bibliográfico a partir do qual foram elencadas seis dimensões relativas aos requisitos, às práticas e às dificuldades de gerenciar esta fase da inovação, a saber: escopo, incerteza, risco, custo, prazo e equipe. Este trabalho possui caráter descritivo e segue o método qualitativo, que se prova mais adequado aos seus objetivos. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada, aplicada em oitos gestores de quatro companhias, classificadas em micro e pequenas empresas do setor da Tecnologia da Informação e Comunicação. A análise de dados foi feita utilizando o software ATLAS/TI, através do qual foram relacionadas as práticas utilizadas pelos sujeitos da pesquisa e as dimensões estabelecidas. Após a análise proposta e, com base no eferencial teórico, realizou-se a proposição de um conjunto de técnicas referentes ao estágio de implantação. Dos resultados analisados, foi possível identificar como acontece a gestão dos novos produtos em empresas de TI.Abstract: In a increasingly challenging market, innovation is proving itself to be essential for companies to remain competitive, becoming a continuously significant subject of study. This work has as general objective to analyse the management practices related to the development of innovation projects in the implementation phase, where, in the light of the theoretical reference, happens the elaboration of the new product and where companies will have to create management strategies to generate something valuable to be absorbed by the market. To accomplish this project, a bibliographical study was performed, and six dimensions related to the requirements, practices and difficulties of this innovation managing phase were investigated: scope, uncertainty, risk, cost, term and team. This work has a descriptive character and follows the qualitative method, which proves more adequate to the objectives of the same. For the colletion of data, the semi-structured interview technique was used, applied to eight managers of four nterprises classified in micro and small companies in the Information and Communication Technology sector. The data evaluation was done using the software ATLAS/TI, through which the practices used by the research subjects and the established dimensions were related. After the proposed analysis, and in the light of the theoretical reference, a set of techniques regarding the implantation stage was proposed. From the interpreted results, it was possible to identify how the management of the new products happens.Colares, Ricardo FialhoColares, Ricardo FialhoCâmara, Samuel FaçanhaSilva, Jackson Savio de VasconcelosSousa Filho, Jose Milton deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoRodrigues, Marília Ferreira2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113547https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18874Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104312porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T16:30:25Zoai::113547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T16:30:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
title Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
spellingShingle Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
Rodrigues, Marília Ferreira
Administração de projetos
Inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
title_short Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
title_full Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
title_fullStr Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
title_full_unstemmed Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
title_sort Análise de gestão do desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas de TI com proposição de conjunto de práticas
author Rodrigues, Marília Ferreira
author_facet Rodrigues, Marília Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colares, Ricardo Fialho
Colares, Ricardo Fialho
Câmara, Samuel Façanha
Silva, Jackson Savio de Vasconcelos
Sousa Filho, Jose Milton de
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marília Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de projetos
Inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
topic Administração de projetos
Inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
description Em um mercado cada vez mais desafiador, a inovação vem se mostrando fundamental para que as empresas se mantenham competitivas, o que torna o estudo deste tema bastante significativo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas de gestão referentes ao desenvolvimento dos projetos de inovação na fase de implementação, onde, à luz do referencial teórico, acontece a elaboração do novo produto. Nela, as empresas terão de criar estratégias de gestão, a fim de gerarem algo de valor que seja absorvido pelo mercado. Para a concretização deste projeto, foi realizado, inicialmente, um estudo bibliográfico a partir do qual foram elencadas seis dimensões relativas aos requisitos, às práticas e às dificuldades de gerenciar esta fase da inovação, a saber: escopo, incerteza, risco, custo, prazo e equipe. Este trabalho possui caráter descritivo e segue o método qualitativo, que se prova mais adequado aos seus objetivos. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada, aplicada em oitos gestores de quatro companhias, classificadas em micro e pequenas empresas do setor da Tecnologia da Informação e Comunicação. A análise de dados foi feita utilizando o software ATLAS/TI, através do qual foram relacionadas as práticas utilizadas pelos sujeitos da pesquisa e as dimensões estabelecidas. Após a análise proposta e, com base no eferencial teórico, realizou-se a proposição de um conjunto de técnicas referentes ao estágio de implantação. Dos resultados analisados, foi possível identificar como acontece a gestão dos novos produtos em empresas de TI.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113547
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18874
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408703169462272