Elaboração de uma tecnologia assistencial para consulta de enfermagem ao adolescente escolar na atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Danielle Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/590284
Resumo: Os profissionais enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde, enfrentam dificuldades em realizar consultas qualificadas ao adolescente escolar de forma integral, pois existe uma lacuna em relação a existência de protocolos e instrumentos assistenciais. Dessa forma, ao ter que definir um problema de pesquisa, optamos por investigar uma solução para essa problemática. Assim objetiva-se elaborar uma tecnologia assistencial para consulta de enfermagem ao adolescente escolar na Atenção Primária. Tratou-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: revisão narrativa e construção do instrumento assistencial. A etapa 1, revisão narrativa, foram consultados três bases de dados e a biblioteca Virtual em Saúde para acessar os documentos e manuais do Ministério da Saúde, para tanto foram utilizados os seguintes descritores da área da saúde (DECS): saúde do adolescente, atenção primária à saúde e assistência integral à saúde. Para a busca de documentos foi realizada a combinação dos três descritores com o operador booleano "AND". Na revisão narrativa foram elencados os seguintes conteúdos: crescimento e desenvolvimento, imunização, saúde bucal, saúde mental, prevenção de violências e acidentes, contracepção na adolescência, saúde sexual, e as principais necessidades em saúde dos adolescentes na Atenção Primária à Saúde. Na etapa seguinte, elaboração do instrumento, ele foi desenvolvido mediante construção teórica e designer gráfico para guiar a consulta de enfermagem. O instrumento proposto possui 14 domínios, divididos por blocos. Os blocos foram desenvolvidos abordando temas, como: identificação, estrutura familiar, queixa principal, história sexual, antecedentes pessoais, situação emocional, padrão alimentar, eliminações fisiológicas, higienização, antecedentes familiares (condição de saúde dos pais), métodos contraceptivos, exame físico, prescrições e orientações gerais. Em síntese, a tecnologia busca oferecer uma contribuição significativa para a prática do enfermeiro ao atendimento ao adolescente escolar, destacando a necessidade de abordagens especializadas na consulta de enfermagem com adolescentes escolares na Atenção Primária. Palavra-chave: Saúde do Adolescente, Atenção Primária, Tecnologias em Saúde, Consulta De Enfermagem.
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A etapa 1, revisão narrativa, foram consultados três bases de dados e a biblioteca Virtual em Saúde para acessar os documentos e manuais do Ministério da Saúde, para tanto foram utilizados os seguintes descritores da área da saúde (DECS): saúde do adolescente, atenção primária à saúde e assistência integral à saúde. Para a busca de documentos foi realizada a combinação dos três descritores com o operador booleano "AND". Na revisão narrativa foram elencados os seguintes conteúdos: crescimento e desenvolvimento, imunização, saúde bucal, saúde mental, prevenção de violências e acidentes, contracepção na adolescência, saúde sexual, e as principais necessidades em saúde dos adolescentes na Atenção Primária à Saúde. Na etapa seguinte, elaboração do instrumento, ele foi desenvolvido mediante construção teórica e designer gráfico para guiar a consulta de enfermagem. O instrumento proposto possui 14 domínios, divididos por blocos. Os blocos foram desenvolvidos abordando temas, como: identificação, estrutura familiar, queixa principal, história sexual, antecedentes pessoais, situação emocional, padrão alimentar, eliminações fisiológicas, higienização, antecedentes familiares (condição de saúde dos pais), métodos contraceptivos, exame físico, prescrições e orientações gerais. Em síntese, a tecnologia busca oferecer uma contribuição significativa para a prática do enfermeiro ao atendimento ao adolescente escolar, destacando a necessidade de abordagens especializadas na consulta de enfermagem com adolescentes escolares na Atenção Primária. Palavra-chave: Saúde do Adolescente, Atenção Primária, Tecnologias em Saúde, Consulta De Enfermagem.Professional nurses who work in Primary Health Care face difficulties in carrying out qualified consultations with school adolescents in a comprehensive manner, as there is a gap in the existence of care protocols and instruments. Therefore, when having to define a research problem, we chose to investigate a solution to this problem. Thus, the objective is to develop an assistance technology for nursing consultations with school adolescents in Primary Care. This was a methodological study developed in two stages: narrative review and construction of the assistance instrument. In stage 1, narrative review, three databases and the Virtual Health Library were consulted to access documents and manuals from the Ministry of Health, for which the following health area descriptors (DECS) were used: adolescent health, care primary health and comprehensive health care. To search for documents, the three descriptors were combined with the Boolean operator "AND". In the narrative review, the following contents were listed: growth and development, immunization, oral health, mental health, prevention of violence and accidents, contraception in adolescence, sexual health, and the main health needs of adolescents in Primary Health Care. In the next stage, elaboration of the instrument, it was developed through theoretical construction and graphic design to guide the nursing consultation. The proposed instrument has 14 domains, divided into blocks. The blocks were developed covering topics such as: identification, family structure, main complaint, sexual history, personal history, emotional situation, dietary pattern, physiological eliminations, hygiene, family history (parents' health condition), contraceptive methods, physical examination, prescriptions and general guidelines. In summary, the technology seeks to offer a significant contribution to the nursing practice of caring for school adolescents, highlighting the need for specialized approaches in nursing consultation with school adolescents in Primary Care. Keyword: Adolescent Health, Primary Care, Health Technologies, Nursing ConsultationA Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 68005/24 em 17/10/2024.Queiroz, Danielle TeixeiraPenaforte, Kiarelle LourencoFernandes, Henriqueta Ilda Verganista MartinsUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemFerreira, Danielle Barbosa2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf60f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/590284https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/37564porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-09T23:06:17Zoai::590284Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-11-09T23:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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