A importância da formação profissional complementar de discentes do ensino superior como subsídio à inserção no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Edileia Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118083
Resumo: Torna-se cada vez mais necessário ampliar a formação dos alunos de engenharia civil,visando também desenvolver neles novas competências que não sejam técnicas. Cada vez mais essa necessidade vem sendo discutida de forma veemente por vários segmentos da sociedade, o que fez surgir uma importante discussão sobre o perfil desejável dos profissionais de engenharia civil,considerando as constantes mudanças científicas e tecnológicas. Esses profissionais estão sendo cada vez mais chamados a se desenvolverem em áreas que antes eles nem imaginavam, como a questão do desenvolvimento humano, para conseguir dar respostas rápidas aos constantes desafios impostos pela profissão e pela sociedade.Tendo em vista esse contexto, neste estudo, buscou-se analisar a importância da formação complementar profissional para discentes do curso de Engenharia Civil como subsídio à inserção no mercado de trabalho. A pesquisa levou em consideração a percepção dos alunos, dos professores e das empresas que atuam no ramo da construção civil sobre as competências gerais e comportamentais mais importantes para a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa realizada foi de cunho quantitativo, considerando que foram capturadas as evidências da pesquisa por meio da mensuração das variáveis, e qualitativa, por visar também a compreensão do problema, além do levantamento de dados. Tomou-se como base empírica a análise sobre as várias percepções dos públicos estudados, por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas e as questões fechadas foram analisadas com base estatística. A partir dos dados obtidos e diante de todo esse cenário estudado, pôde-se constatar que não há muita divergência entre os alunos, as empresas e professores sobre a importância e a necessidade da formação complementar profissional dos alunos do curso de Engenharia Civil dentro das Universidades, para o desenvolvimento de competências gerais e comportamentais, embora tenha sido percebido, junto aos professores, que eles têm ainda uma visão muito técnica da formação do engenheiro civil, mas que, sutilmente, estão percebendo a importância de uma mudança estrutural na grade curricular do curso e em como as competências não técnicas podem contribuir para que a formação desses alunos seja mais condizente com a realidade de mercadoem que hoje se vive. As competências gerais e comportamentais foram consideradas como essenciais para a formação do engenheiro civil, visto queesses profissionais necessitam ter uma formação mais completa, não só tecnicamente, mas como seres humanos que se relacionam e que também estão em constante mudança.
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Esses profissionais estão sendo cada vez mais chamados a se desenvolverem em áreas que antes eles nem imaginavam, como a questão do desenvolvimento humano, para conseguir dar respostas rápidas aos constantes desafios impostos pela profissão e pela sociedade.Tendo em vista esse contexto, neste estudo, buscou-se analisar a importância da formação complementar profissional para discentes do curso de Engenharia Civil como subsídio à inserção no mercado de trabalho. A pesquisa levou em consideração a percepção dos alunos, dos professores e das empresas que atuam no ramo da construção civil sobre as competências gerais e comportamentais mais importantes para a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa realizada foi de cunho quantitativo, considerando que foram capturadas as evidências da pesquisa por meio da mensuração das variáveis, e qualitativa, por visar também a compreensão do problema, além do levantamento de dados. Tomou-se como base empírica a análise sobre as várias percepções dos públicos estudados, por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas e as questões fechadas foram analisadas com base estatística. A partir dos dados obtidos e diante de todo esse cenário estudado, pôde-se constatar que não há muita divergência entre os alunos, as empresas e professores sobre a importância e a necessidade da formação complementar profissional dos alunos do curso de Engenharia Civil dentro das Universidades, para o desenvolvimento de competências gerais e comportamentais, embora tenha sido percebido, junto aos professores, que eles têm ainda uma visão muito técnica da formação do engenheiro civil, mas que, sutilmente, estão percebendo a importância de uma mudança estrutural na grade curricular do curso e em como as competências não técnicas podem contribuir para que a formação desses alunos seja mais condizente com a realidade de mercadoem que hoje se vive. As competências gerais e comportamentais foram consideradas como essenciais para a formação do engenheiro civil, visto queesses profissionais necessitam ter uma formação mais completa, não só tecnicamente, mas como seres humanos que se relacionam e que também estão em constante mudança.Nowadays it is necessary to increase civil engineering student¿s formation, in order to develop new competences, different then the technical ones. This necessity has been discussed by several parts of the society, which opens an important discussion over the desirable profile of civil engineers, considering constant scientific and technological changes. Those professionals are being called to develop areas that they have never imagined, such as human development, in order to give quick answers to constant challenges imposed by the profession and the society. So, this research aims to analyze the importance of a complementary professional formation to Civil Engineering students, as an aid to insertion into the job market. This research took in consideration the student¿s, professor¿s and enterprise¿s perceptions over the general and behavioral competences to the job market. This is a quantitative research, considering that the evidences of the research were captured through the measurement of variables, and this is also a qualitative research, once it aims to understand the problem, besides the data collection, which took an empirical basis, analyzing the various perceptions of the public studied, through the application of questionnaires and interviews. It was utilized the content¿s analysis to opened questions, and the closed questions were analyzed in base of statistic. Through these data and through all of this scenario, it was observed that there is not a huge divergence between students, enterprises and professors about the importance and necessity of a complementary professional formation to Civil Engineering students inside the Universities, to the development of general and behavioral competences, although it has been observed that the professor still have a strict technical view of the civil engineer¿s formation, but, in a subtle way, they are perceiving the importance of a structural change into the curriculum and how the non-technical competences can contribute to the formation of those students, in order to correspond to the reality. The general and behavioral competences were considered as an essential tool to the Civil Engineer¿s formation, where those professionals need to have a more complete formation, not only in a technical way, but also as human beings, who relate with each other and who is also in constant change.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 15222/19Barreto, José Renato FerreiraBarreto, José Renato FerreiraMâsih, Rogério TeixeiraLima, Afonso CarneiroUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoFeitosa, Edileia Bezerra2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118083https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21045porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::118083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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