Escolas do sujeito: espaços de autorias que transformam vidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Salmira Braga Paiva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85533
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa etnográfica realizada em um Programa Escola Aberta, desenvolvido em uma escola pública municipal de Maracanaú (CE). O Programa é realizado nos finais de semana, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz. Desenvolve, como abordagem metodológica, oficinas que têm como finalidade promover o prazer em desenvolver-se, em realizarse, sem qualquer julgamento ou exigência de performance. Esse programa é desenvolvido por educadores sociais, pessoas da própria comunidade local, que disponibilizam suas habilidades específicas e compartilham os seus potenciais com crianças, jovens e adultos da comunidade. Foi idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os municípios. Neste estudo, adotou-se a Etnografia, abordagem qualitativa de pesquisa, promovendo a imersão do pesquisador no contexto natural onde ocorre o fenômeno. Foram realizadas imersões no contexto de pesquisa, tendo-se procurado compreender como ocorriam as relações entre educadores sociais e os participantes do Programa. As oficinas eram realizadas em um espaço que não oferecia condições estruturais para o desenvolvimento de rotinas normais de um processo de educação formal, mas, que, nos finais de semana, se transformava em espaços facilitadores da emergência do sujeito. Compreendendo a pesquisa como movimento, apresenta-se, neste trabalho, a trajetória de formação da pesquisadora, mediante o experimento das suas relações intra e intersubjetivas com pessoas do contexto estudado, possibilitando-lhe outra visão sobre o processo de tornar-se pessoa. A pesquisa foi desenvolvida tendo como eixo norteador a relevância de uma prática educativa fundamentada no conceito de experiência significativa, da conscientização de si e do desenvolvimento da autoria, por meio da utilização do Método (Con) texto de Letramentos Múltiplos e do Método da abordagem das histórias de vida, de Josso (2004), a ACP de Rogers (1973; 1983; 1986; 1997) e a subjetivação de Touraine (1999; 2004) também contribuíram para o delineamento das inferências apresentadas. Eles apontam para a importância de uma experiência formadora, que articula o saber-fazer e a criação de conhecimentos, preparando um aprendente questionador de sua subjetivação pessoal e coletiva, reflexivo de sua existência. O resultado obtido é a caracterização de um espaço formador para a trans-form-ação do sujeito, que se torna um agente além das formas e das fórmulas previamente estabelecidas. A Trans-form-ação é oriunda de um trabalho fundamentado na conquista, como meio relacional entre os envolvidos que permite através de um espaço facilitar, o surgimento de potencialidades antes desconhecidas. Palavras-chave: subjetivação aprendizagem significativa, transformação.
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Neste estudo, adotou-se a Etnografia, abordagem qualitativa de pesquisa, promovendo a imersão do pesquisador no contexto natural onde ocorre o fenômeno. Foram realizadas imersões no contexto de pesquisa, tendo-se procurado compreender como ocorriam as relações entre educadores sociais e os participantes do Programa. As oficinas eram realizadas em um espaço que não oferecia condições estruturais para o desenvolvimento de rotinas normais de um processo de educação formal, mas, que, nos finais de semana, se transformava em espaços facilitadores da emergência do sujeito. Compreendendo a pesquisa como movimento, apresenta-se, neste trabalho, a trajetória de formação da pesquisadora, mediante o experimento das suas relações intra e intersubjetivas com pessoas do contexto estudado, possibilitando-lhe outra visão sobre o processo de tornar-se pessoa. A pesquisa foi desenvolvida tendo como eixo norteador a relevância de uma prática educativa fundamentada no conceito de experiência significativa, da conscientização de si e do desenvolvimento da autoria, por meio da utilização do Método (Con) texto de Letramentos Múltiplos e do Método da abordagem das histórias de vida, de Josso (2004), a ACP de Rogers (1973; 1983; 1986; 1997) e a subjetivação de Touraine (1999; 2004) também contribuíram para o delineamento das inferências apresentadas. Eles apontam para a importância de uma experiência formadora, que articula o saber-fazer e a criação de conhecimentos, preparando um aprendente questionador de sua subjetivação pessoal e coletiva, reflexivo de sua existência. O resultado obtido é a caracterização de um espaço formador para a trans-form-ação do sujeito, que se torna um agente além das formas e das fórmulas previamente estabelecidas. A Trans-form-ação é oriunda de um trabalho fundamentado na conquista, como meio relacional entre os envolvidos que permite através de um espaço facilitar, o surgimento de potencialidades antes desconhecidas. Palavras-chave: subjetivação aprendizagem significativa, transformação.Has the objective to relate an ethnographic research carried out in a Program Open School, developed in a municipal public school of Maracanaú (CE). It is carried out on weekends, with the objective of guarantee the presence of all community around the school, for the achievement of workshops that have their purpose, to promote the pleasure in develop, in carry out themselves, without any judgment or demand of performance. The permanence of infants, young and adolescents is only guaranteed by a relational conquest between them involved. This program is developed by social educators, people of the own local community that dispose their specific abilities and share their potentials with infants, young and adults of the community. It was idealized by the Department of the Education (Ministry of Education and Culture), in partnership with the towns. In this study, adopted itself the Ethnography as qualitative approach of research, promoting the immersion of the researchers in the natural context where occurs the phenomenon it to be investigated. They were carried out immersions in the context of research, where it was found to understand how the relations between the social educators and the participants of the workshops. These workshops were given in spaces that did not offer structural conditions to development normal routines of a formal education?s trial, however, they transformed themselves in facilitation spaces of the subject?s emergency on weekends. Understanding research as movement, it presents the researcher formation path, through the experimentation of their intra and inter subjective relations with people of the studied context, enabling them a new view about the process of becoming a human being. The research was developed having like a director axis, the relevance of an educational practice substantiated in the concept of significant experience, of the awareness of itself and of the development of the authorship, by means of the utilization of the Method of the (Con) text of Multiple Literacy and of the Method of the approach of the histories of life of Josso. The ACP of Rogers and to subjectivation of Touraine contributed for the delineation of the inferences presented. They aim for the importance of a creating experience that articulates the knowledge do and the creation of knowledge, generating a questioning learner of their personal subjectivation and collective, reflexive of their existence. The result turned out, in this constant and continuous trial, is the trans-form-ation of the subject that becomes an agent for and of the moulds previously established. Keywords: subjectivation, significant learning, transformation.Cavalcante Júnior, Francisco SilvaCavalcante Júnior, Francisco SilvaDias, Ana Maria IorioCavalcante, SylviaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaMartins, Salmira Braga Paiva2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85533https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5397Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 81371porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:59:13Zoai::85533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:59:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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