Autoconhecimento e habilidades pessoais em promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Francisco Roberto Brito
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71806
Resumo: Com o advento das chamadas ciências naturais, o homem volta-se ?para fora? numa tentativa de dominar o mundo externo, tê-lo sob controle. Acrescente-se o modelo econômico pautado no capitalismo, que gera, dentre outros sentimentos, o egoísmo, o consumismo e o hedonismo, funda-se uma cultura de massa onde não há espaço para a autenticidade, originalidade e no interior da qual se fortalece uma prática individualista, propícia ao adoecer. Paradoxalmente, com o individualismo ?patologizante?, o homem afastado de si se vê obrigado, por diversos fatores, a buscar o autoconhecimento, favorecida nos dias atuais, dentre diversas estratégias difundidas pela globalização e pela cultura de massa, o Eneagrama: uma tipologia que vem sendo empregada por pessoas da comunidade e diversos profissionais para permitir mapear os tipos psicológicos básicos do ser humano. No entanto, tal fenômeno encontra resistência no paradigma biomédico positivista reinante em nossa formação na qual tal popularização é criticada pelo saber psicológico que prefere resguardar para clínica tais conhecimentos. No entanto o paradigma da promoção da saúde sugere que possamos valorizar saberes populares e conceder autonomia à população para que esta possa dar conta do seu processo de saúde-doença, acreditando na sua capacidade. Esse estudo descritivo teve os seguintes objetivos: 1) Conhecer as experiências vivenciadas pelos sujeitos durante o curso de Eneagrama e a relação que eles fazem com a promoção da saúde; 2) Descrever como se dá no eneagrama o desenvolvimento de habilidades pessoais em promoção da saúde. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2006, junto a doze (12) sujeitos, provenientes de diferentes bairros da cidade de Fortaleza-Ceará. Essas pessoas foram retiradas de um universo maior que compunha um grupo de estudos sobre uma estratégia de autoconhecimento (o eneagrama). A escolha configura, assim, o modo ?intencional?, situação em que o pesquisador tem conhecimento das características do universo a ser pesquisado, mas como se trata de um campo muito extenso, opta por trabalhar com uma representação desse universo, vez que investigação qualitativa integral com toda população seria muito onerosa e trabalhosa. Os dados foram coletados por meio da entrevista, utilizando um roteiro guia. O local das entrevistas foi determinado pelos próprios sujeitos, considerando seus interesses e disponibilidade de tempo, de maneira que sete (07) entrevistas foram realizadas no espaço físico de uma Casa de Formação religiosa na qual reúne um grupo de encontro, e cinco (05) nas residências dos entrevistados. Como proposta para processar, apresentar e analisar dados discursivos em pesquisa adotou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Ouvir as pessoas discursando sobre seu processo de autoconhecimento foi uma experiência extremamente reveladora, na medida em que pode-se perceber como uma estratégia pautada na educação propicia um conhecimento que, dependendo da disposição dos sujeitos, pode ser revertida em estados de vida mais saudáveis. Isto porque a estratégia vai possibilitando ao sujeito repensar sua relação com a própria saúde, e os processos que levam a uma somatização, fazendo surgir consciência dele, bem como dos mecanismos naturais de defesa; o que pode, por sua vez, prevenir o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, o sujeito pode também melhorar o seu bem-estar físico, psíquico e espiritual através do desenvolvimento de habilidades pessoais que existem dentro do sujeito, mas que até então permaneciam reprimidas e que afloram por meio dos caminhos de crescimento propostos pelo Eneagrama se contrapondo ao individualismo.Na medida em que as pessoas busquem o autoconhecimento, habilidades podem ser desenvolvidas por meio do processo de capacitação das pessoas para adquirirem autonomia sobre sua saúde como um componente importante de sua vida diária.
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No entanto, tal fenômeno encontra resistência no paradigma biomédico positivista reinante em nossa formação na qual tal popularização é criticada pelo saber psicológico que prefere resguardar para clínica tais conhecimentos. No entanto o paradigma da promoção da saúde sugere que possamos valorizar saberes populares e conceder autonomia à população para que esta possa dar conta do seu processo de saúde-doença, acreditando na sua capacidade. Esse estudo descritivo teve os seguintes objetivos: 1) Conhecer as experiências vivenciadas pelos sujeitos durante o curso de Eneagrama e a relação que eles fazem com a promoção da saúde; 2) Descrever como se dá no eneagrama o desenvolvimento de habilidades pessoais em promoção da saúde. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2006, junto a doze (12) sujeitos, provenientes de diferentes bairros da cidade de Fortaleza-Ceará. Essas pessoas foram retiradas de um universo maior que compunha um grupo de estudos sobre uma estratégia de autoconhecimento (o eneagrama). A escolha configura, assim, o modo ?intencional?, situação em que o pesquisador tem conhecimento das características do universo a ser pesquisado, mas como se trata de um campo muito extenso, opta por trabalhar com uma representação desse universo, vez que investigação qualitativa integral com toda população seria muito onerosa e trabalhosa. Os dados foram coletados por meio da entrevista, utilizando um roteiro guia. O local das entrevistas foi determinado pelos próprios sujeitos, considerando seus interesses e disponibilidade de tempo, de maneira que sete (07) entrevistas foram realizadas no espaço físico de uma Casa de Formação religiosa na qual reúne um grupo de encontro, e cinco (05) nas residências dos entrevistados. Como proposta para processar, apresentar e analisar dados discursivos em pesquisa adotou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Ouvir as pessoas discursando sobre seu processo de autoconhecimento foi uma experiência extremamente reveladora, na medida em que pode-se perceber como uma estratégia pautada na educação propicia um conhecimento que, dependendo da disposição dos sujeitos, pode ser revertida em estados de vida mais saudáveis. Isto porque a estratégia vai possibilitando ao sujeito repensar sua relação com a própria saúde, e os processos que levam a uma somatização, fazendo surgir consciência dele, bem como dos mecanismos naturais de defesa; o que pode, por sua vez, prevenir o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, o sujeito pode também melhorar o seu bem-estar físico, psíquico e espiritual através do desenvolvimento de habilidades pessoais que existem dentro do sujeito, mas que até então permaneciam reprimidas e que afloram por meio dos caminhos de crescimento propostos pelo Eneagrama se contrapondo ao individualismo.Na medida em que as pessoas busquem o autoconhecimento, habilidades podem ser desenvolvidas por meio do processo de capacitação das pessoas para adquirirem autonomia sobre sua saúde como um componente importante de sua vida diária.With the advent of the called natural sciences, the man turns back "outside" in an attempt of dominating the external world, to have it under control. The ruled economical model, increased in the capitalism, that generates, among other feelings, the selfishness, the consumerism and the hedonism, is founded a mass culture where there is no space for the authenticity, originality; and inside which strengthens an individualistic practice, favorable to ilness. Paradoxically, with unhealthy individualism, the moved away man sees himself impelled by several factors, to seek for self-knowledge, favored nowadays among several strategies spread by globalization and mass culture, The Eneagram: a typology that has been used by common people of the community and several professionals allowing to map the basic psychological types of the human being. However such phenomenon finds resistance in the dominating positive biomedical paradigm and our formations in which such popularization is criticized by the Psychological knowledge that prefers to protect such knowledge from clinic. However the paradigm of health promotion suggests that we may, to value popular knowledge and grant autonomy for the population it may support its health-disease process, believing in its capability. A descriptive study that had the following objectives: 1) to know the experiences lived by the subjects during the Eneagrama course and the relationship they have with the health promotion; 2) to describe how is done in the eneagram the development of personal abilities in health promotion. It was accomplished during the year of 2006, along with twelve (12) subjects, coming from different neighborhoods of the city of Fortaleza-Ceará. Those people were removed from a larger universe that it composed a group of studies about self-knowledge strategy (the eneagram). The choice configures, then, the "intentional" way, situation in which the researcher has knowledge about the characteristics of the universe to be researched, but as it is a very extensive field, he chooses to work with a sample of that universe, once that integral qualitative investigation with every population would be very onerous and difficult. The data were collected through the interview, using guidelines. The place of the interviews was determined by the own subjects, considering their interests and available time, so that seven (07) interviews were accomplished in the physical space of a religious formation house in which the study group met, and five (05) in the interviewees' residences. As proposal to process, to present and to analyze discursive data in research the Collective (DSC) Subject's Speech was adopted. To listen to people making speeches about their self-knowledge process was an extremely developing experience, in the measure it could be noticed as a ruled strategy in the education propitiates a knowledge that, depending on the disposition of the subjects, it may be reverted healthier life states. This because the strategy is making possible to the subject to rethink his relationship with his own health, and the processes that take to a sum, making conscience appear, as well as of the natural mechanisms of defense; what may, for instance, prevent the emergence of some diseases. Besides, the subject can also improve his physical, psychic and spiritual well being through the development of personal abilities that exist inside the subject, but that until then stayed repressed and that emerge through the growth ways proposed by the eneagram. In the measure that the people seek the sef-knowledge, abilities may be developed through the process of people's qualification to take the control and the responsibility of their health as an important component of their daily life.Landim, Fátima Luna PinheiroLandim, Fátima Luna PinheiroLefevre, FernandoCavalcante Júnior, Francisco SilvaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeCunha, Francisco Roberto Brito2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71806https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/658Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 71889porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::71806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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